segunda-feira, 15 de setembro de 2008

19ª Dez milhas Garoto

Essa foi minha primeira corrida inter-estadual. As 10 milhas Garoto, entre as cidades de Vitória e Vila Velha no Espírito Santo.

Cheguei com a família na sexta (12) por volta das 16h, após percorrer de carro 430km. Dá próxima vez, farei como os amigos Paulo Massa, Fábio Namiuti e Guilherme Maio, que acertadamente (ou não?) foram de avião. Cheguei no bagaço, mas feliz por poder conhecer os amigos de SP pessoalmente.

A noite, Eu e o Paulo fomos buscar os paulistas no aeroporto, e dali partimos para a primeira rodada de carboidratos no ES, num bate papo muito agradável onde o assunto principal era???? Corridas, óbvio.

No sábado pela manhã, partimos para a "Fantástica Fábrica de Chocolotes", para retirada do Kit.


Diga-se de passagem, uma fila bem grande, encontrando certo tumulto na retirada do mesmo. Mas tudo era festa, não estávamos ali para arrumar stress, e após tudo resolvido, todos com seus kits (blusa bacana!!), fomos na lojinha da fábrica, fazer a comprinha básica. Após tantas guloseimas, tome mais uma rodada de massa no almoço.


Domingão, café da manha frugal(??) no hotel e partimos para a orla de Camburi em Vitória, onde se daria a largada. Ali ficamos sabendo que a premiação de um carro não seria para o vencedor em ambas categorias, mas para o primeiro brasileiro a chegar, sacanagem!! Tiraram os gringos do páreo.. O tempo estava nublado, mas muito abafado, e o sol deu as caras em vários momentos. Outro detalhe era o número de cadeirantes, nunca vi tantos participando de provas de rua. Figuras carimbadas das corridas de ruas ali estavam, como o vovô que corre descalço com bandana do Brasil, Bob Marley Clone, homem esqueleto, e por ai vaí...essas figuras merecem um post! E eles correm pra caramba!

Largada pontual às 9h, e lá vamos nós para mais uma aventura. Em torno de cinco mil corredores, e como a avenida era larga, não houve confusão na largada. Larguei na companhia do Namiuti, no pelotão atrás, e em menos de 4 minutos já havíamos cruzado o pórtico. O primeiro km foi tranquilo, na faixa de 6 minutos. O segundo passei com 5:38 e o terceiro com 5:47. Nada de água por enquanto...nesse ponto, perco o Japa de vista. Fiquei preocupado pois o próximo km seria pedreira, a temida subida da terceira ponte, que liga Vitória a Vila Velha, e com certeza o clímax da prova.



Eis que chega o primeiro posto de hidratação no km 4, pertinho da subida da ponte. Mudei minha estratégia e tomei o primeiro gel ali. Ao ver a subida/paredão me veio a mente um grande amigo da cidade de Vila Velha, Júlio Grandi Ribeiro, morto há alguns anos. Dediquei-lhe aquela subida, e orei por ele, que tanto bem fez por aquela cidade. Foi uma vibração sensacional! Obrigado por tudo Julinho!

Muita gente caminhando na escalada, o que me dava um grande ânimo, pois ultrapassei muita gente ali. É 1 km de subida, com um visual maravilhoso. Subi forte, fazendo 6:22 até chegar ao km 5. Chegando na conquista do cume, agradeci a Deus pela oportunidade de estar ali, naquele cenário tão fabuloso. Avistei a Fábrica da Garoto, ao longe, onde seria a chegada. Após subida, tome trecho de descida... coloquei na banguela e sentei o pé. Enfim, Vila Velha! Público animado, vibrando, torcendo, jogando água de mangueira, uma grande festa! Parabéns público! Água novamente somente no km 8. Calor pegando, gente passando mal... Vila velha possui algumas subidas camufladas, que pegam o corredor despercebido. No trecho final, mais dois postos de hidratação, mando o segundo gel no km 12...se não fossem as águas de mangueira dos moradores, muitos teriam sucumbido.

Último quilômetro, hora de tirar leite de pedra para o sprint final. Consegui fechar o último km em 5:14, ultrapassando muita gente nesse km. O que é, para mim, um final apoteótico! Conclui muito bem, inteiro, com 1:35:27, record pessoal quebrado da semana passada! Na dispersão encontro o Namiuti e vamos retirar a medalha (bonita!) e o kit pós-prova (excelente por sinal, com vários produtos Garoto). Depois encontramos o Paulo e o Guilherme, bem como a Janete, esposa do Fábio, que foi a paparazzi oficial do evento.

Resumindo, a prova pega! É bonita, porém difícil e traiçoeira. Voltarei!!


Gostei muito da participação da torcida. A organização deixou a desejar em muitos aspectos, especialmente na retirada do kit e na hidratação...mas como diz o Namiuti, nós estamos mal acostumados mesmo, lá fora não tem essa fartura de postos de hidratação. O melhor foi conhecer pessolmente essa galera de SP que só conhecíamos de contatos eletrônicos. Valeu mesmo!! Até a próxima!


21 comentários:

  1. Ricardo,
    Parabéns pelo seu tempo fabuloso e agradeço pela companhia e ajuda que você nos forneceu nesta empreitada.
    Muito bom o seu relato, congratulações !
    Obrigado !
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo recorde pessoal! A prova parece ter sido muito legal! Trouxe meu chocolate de barata? Rsrsrs. Bons treinos!

    ResponderExcluir
  3. Guilherme, foi um grande prazer te conhecer pessoalmente. Teremos outras aventuras, com certeza. Lembre-se: seremos sempre amadores!! Não se cobre tanto. Corrida é puro prazer...runforfree. Até a próxima, no caldeirão do RJ!

    Valeu Mayumi! A Garoto é das boas do calendário! Eles da fábrica primam por qualidade, de modo que baratas jamais rsrs, nem que seja no sabor exótico!! Mas você vai gostar de correr essa.

    ResponderExcluir
  4. Gde. Ricardo valeu, belo relato e bela prova e ainda mais um belissimo tempo vc fez. siga em frente que com certeza a gente vai se encontrar num desses km, abcs do amigo Regis.

    ResponderExcluir
  5. Grande Ricardo,

    Foi um grande prazer pra mim e pra Janete te conhecer pessoalmente e também à sua família.

    Obrigado mais uma vez a você e ao Guilherme por terem me dado a oportunidade de correr essa belíssima prova e poder estar ao lado de grandes amigos neste final de semana super divertido.

    Parabéns pela sua performance de ontem. Como te disse ao vivo e in loco, você está evoluindo bastante e tende a fazer provas cada vez melhores.

    Quanto ao repeteco Cataratas 2009 que você citou por e-mail, ÓIA QUE NÓIS VAI, HEIN ?

    Grande abraço e obrigado por tudo !

    Fábio

    ResponderExcluir
  6. Régis! Valeu pela visita e pela msg. Vem correr a 1/2 do Rio!

    Fábio, o prazer foi todo nosso, vocês são sensacionais! Com certeza, a interestadual do Iguaçu estará em nosso calendário no ano que vem, mais uma para celebrar!! e com direito a bolo de aniversário!

    ResponderExcluir
  7. Marildo Nascimento - http://4corredores.zip.net16 de setembro de 2008 16:54

    Amigo Ricardo em breve também estaremos juntos aí no RJ. Vamos combinar direito para podermos nos encontrar.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  8. Grande Marildo! Será um prazer conhecê-lo pessoalmente. Vamos marcar algo na véspera. Mantemos contato por mail. Gde abraço.

    ResponderExcluir
  9. CORUJA 318 parabéns por mais um desafio vencido e pelo recorde pessoal, legal vc fazer a homenagem orando ao seu amigo Júlio que já não se encontra entre nós e pode apostar que aonde ele está ele está torcendo por vc amigo.
    Ahh o VOVO DESCALÇO que vc cita no relato com a bandeira do Brasil é o famoso CHICO ÁGUIA que mora aqui no RJ...Se vc me perguntar como eu sei, sem ter corrido esta corrida, é que ele é o único corredor que corre em todas as corridas assim, pode ser 5km ou uma maratona ele corre do começo ao fim descalço.
    Ihhh vc fazendo propaganda do Blog do Paulo vestindo a camisa dele, legal amigo.
    Um abraço,

    JORGE CERQUEIRA

    ResponderExcluir
  10. Fala Hoffmann,

    Depois do Rio (abafado), evoluiu bastante em uma semana.

    Em Vitória a umidade é tão alta como no Rio?

    Parabéns,
    Harry

    ResponderExcluir
  11. Parabéns meu caro... lendo o seu relato, fiquei com agua na boca, da corrida e do kit pos prova... rsss

    Você esta evoluindo muito... parabéns e continue firme.

    ResponderExcluir
  12. Meu amigo Jorge, você conhece todo mundo!! O caveira de camaçari tb deve ser seu conhecido rsrsr..Sou fã do blog do Paulo, pede pra ele me patrocinar rsrsrs.

    Harry, nada se compara ao calor do RJ, coisa de doido. Vitória venta muito, o que torna o calor suportável. Mas não é tão úmido quanto o RJ não. Abração.

    Valeu Wlad, ano que vem estamos lá de novo, coloca no calendário.

    ResponderExcluir
  13. Valeu Hoffmann,

    pelo incentivo de correr esta corrida e pela companhia proporcionada na viagem!

    A Júlia é muito encantadora e alto astral, simpática e meiga. Que energia! Falou em praia, tá dentro! Ou o buá hehehe...

    Obrigado pela dica do sabão de côco. Tenho que testemunhar que funcionou!!!

    E não posso esquecer de parabenizá-lo pelo excelente tempo que está fazendo a cada corrida, pela progaganda gratuita do meu blog, etc.. rsrssr..

    Você e o Fábio têm uma memória de elefante! Muito bom!

    Espero em breve uma próxima viagem tão boa como esta, provavelmente será no Bar do Mané, depois na São Silvestre.

    Grande abraço!

    Paulo Massa
    http://www.e-corredor.com.br

    ResponderExcluir
  14. Valeu mesmo Paulo! A Júlia é figura mesmo, topa tudo que é diversão. O sabão funciona mesmo. Eu só precisei de duas massagens, e nunca mais senti nada. Estarei no mané e na SS tb. Vamos nessa! Abraços

    ResponderExcluir
  15. Poxa Ricardo!
    Pela paisagem acho que vale muito a pena participar desta prova..
    Vou inclui-la na minha lista..rs

    bjs e parabéns!

    ResponderExcluir
  16. Valeu Jacke! Além da paisagem, a visita a fábrica e o astral do povo do ES valem a pena. Inclui sim, que ano que vem estaremos lá. Bjs

    ResponderExcluir
  17. Caro amigo Ricardo obrigado pela msg, realmente a corrida de hoje no quartel foi legal é uma pena que esta corrida não é aberta mais ao público. Bom e ai vai no circuito da acoruja no próximo domingo se vc for nos encontraremos lá.
    Um abraço e boa semana.
    JORGE
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Valeu Jorge. Vou lá no circuito sim, até lá.

    ResponderExcluir
  19. Eis o barato da corrida: conhecer pessoas, lugares diferentes, sem se importar com resultados. Inscrevi-me para a prova da garoto, mas desisti na última prova, pois não treinei adequadamente. Me arrependo. Poderia ter aproveitado o visual e o clima da cidade. Fica como lição. Parabéns pelo recorde. Abraço. Lana.

    ResponderExcluir
  20. Oi Lana. Exatamente eis o barato da corrida. Poderia ter ido mesmo, perdeu uma excelente prova. Outras oportunidades terás. Obrigado pela visita e pela mensagem.

    ResponderExcluir
  21. Ei Hoffmann, bacana seu post. É muito legal ver alguém de fora comentando, e bem, das coisas aqui do ES.
    Vai ser programando pras 10 Milhas 2011, daí quem sabe não rola uma Moqueca Capixaba de Badejo com Camarão pra ir esquentando as turbinas e 'pocar' no tempo de prova.
    Abraço
    Fabio
    Vitória-ES.

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar aqui seu comentário. Boas corridas!!