quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Circuitos das Estações Adidas RJ - Primavera

No último domingo (2/11) corri mais uma etapa do circuito das estações Adidas na modalidade de 10km. Esse circuito desponta no Brasil como um dos mais bem organizados e a cada prova o número de participantes aumenta.

Não foi diferente na etapa RJ. Muita gente! Record de público segundo o narrador do evento. Eu aprendi a lição na corrida de inverno, onde demorei mais de 8 minutos para passar no pórtico. Dessa vez, vendo aquela multidão, fui lá para frente, e passei pela largada com apenas 20s de prova. Não tive problema com dispersão nem desvio de caminhantes e grupinhos e coloquei um ritmo forte na largada. Iniciamos pela longa reta do aterro em direção ao centro da cidade, passei no primeiro km com 4´30, o que é bem forte para os meus moldes. O estranho de largar na frente é que você ultrapassa pouca gente, e é ultrapassado por muitos, o que lhe dá a falsa sensação de estar num ritmo lento, quando na verdade os outros é que estão forte demais.

Dou uma reduzida no segundo quilômetro, para não quebrar logo de saída e passo pela segunda marca com 9´40. Mando um copo dágua e retorno no monumento dos pracinhas. Ali o sol pegava, e muitos já buscavam sombra. Novamente preferi tangenciar o percurso no sol a correr na sombra. Parcial no terceiro km de 14´50. Nada mal, estava ainda vivo na prova e senti que daria para buscar um record pessoal. Sinto aquela dor no lado, quebro o ritmo, respiro pausadamente, mais um copo de água pra dentro e chego com 20 min no quarto quilômetro. Nesse trecho sou ultrapassado por muitos que fazem seu sprint final para os 5k. Finalmente chego no quilômetro cinco, e me despeço da maioria dos corredores...temos agora a pista livre. O sol também dá uma ajuda e resolve se esconder. Partimos em direção a botafogo. Escolho um coelho, e vou passando-o e sendo ultrapassado até a virada no mourisco. Ali deixo poeira pra ele, que não conseguiu manter. Escolho outro coelho, dessa vez um militar, e não deu para acompanhá-lo. Passo no oitavo quilômetro com 42´ cravados. O Record estava no papo. Tento dar uma forçada no ritmo, mas o trecho é o mais bonito do percurso, e não consigo passar por ali sem olhar para o bondinho e para aquela paisagem tão bela. Chego no nono com 47 altos, e inicio o sprint final. Uma bela tangente pelo posto BR e as placas de faltam 500m, 400m começam a pintar... passo muitos corredores dizimados, outros me passam, chego a avistar o coelho militar...mas não deu. Chego na meta com 52:06 que é meu novo record nos 10k. 3min e 20s abaixo do anterior. Para quem não está treinando nada, é um tempo razoável. Tenho convicção que com treinos, o sub-50 vem na moleza. Mas isso não é minha prioridade...

Aliás, essa corrida foi atípica, pois não gosto de correr contra relógio. Como a galera carioca deixou a desejar nessa corrida, não encontrei ninguém antes da largada, optei por buscar o record. Mais uma parte da mandala conquistada, agora só falta a última.

Parabéns a Iguana pela ótima organização. Dessa vez não tenho nada a reclamar. Passei na CORUJA e apenas Paulo, Gian e Campêlo....cadê a galera??

Para o próximo ano, tenho outras metas, e correrei poucas de 10k. Não pretendo fazer esse circuito ano que vem... a organização da show! Eles estão prevendo 15 mil a 20 mil para o próximo ano... mas muvuca em prova pequena não dá pra mim. Vou focar nas provas longas e treinar mais longos nos fins de semana, pois quero estreiar na maratona em 2010. Quem sabe com a pilha dos amigos, como aconteceu na meia de junho, a estréia na prova Mor seja antecipada para 2009??

Boas corridas!!

21 comentários:

  1. Eu não to dizendo que vc tá virando especialista em dar poeira nos corredores e ainda bem que o MILITAR que vc tentou passar não fui eu...rsss...Pq com certeza nesta semana vc iria dizer aqui que passou o Jorge Maratonista...rsss....Tenho que cuidar dessa situação...rsss...
    Valeu garoto tá ficando esperto indo para largar primeiro PARABÉNS por mais um desafio completado e pelo recorde. Olha o ruim dessa prova é que ficamos muito preso a ela eu fiz ela ano passado e esse ano eu optei por não fazela preferi outras provas, vc me deu uma boa noticia....olha fazer maratona em 2010 é uma ova...Tou torcendo para que vc faça logo em 2009 e não tem desculpa pq para se treinar para uma maratona os especialistas dizem que tem que treinar no minimo 6 meses antes a minha 1ª que fiz em 2003 eu só treinei 2 meses antes e digo mais ainda, nada é impossível.

    É nós na prova do bar do mané hein.

    Boa semana e bons treinos.

    JORGE CERQUEIRA

    ResponderExcluir
  2. Ricardo,
    Parabéns pelo seu recorde mundial pessoal para os 10 km.
    Congratulações !
    Que a seu desafio pessoal rumo a Maratona seja coroado de êxito.
    Grato,
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir
  3. é isso ai Ricardo, com metas traçadas chegaremos com sucesso nos objetivos, não tenho duvidas que se sairá mto bem..abcs.Regis

    ResponderExcluir
  4. Jorge, não exagera. O dia que eu conseguir te acompanhar pode chamar o SAMU que estarei infartando. Eu tb não ficarei preso a ela no ano que vem, por causa disso perderei a Pampulha em dezembro que será no mesmo dia da corrida de verão, ano que vem tô fora. Nos vemos na Mané!! Você tem grandes chances lá!

    Valeu Guilherme!! Estamos juntos nesse barco rumo a maratona...sei dos seus planos para POA rsrsrs;

    Regis, você é O cara. Valeu pela força. A 1/2 da corpore está no meu calendário em 2009 e nessa quero usar seus serviços de coelho kkkk!! Mas manera no ritmo hein...

    ResponderExcluir
  5. Valeu Ricardo, excelente resultado. O Circuito Adidas é sem dúvida que apresenta a melhor organização. No dia 30 de novembro teremos a última etapa aqui em BH, quando também tentarei melhorá meu tempo nos 5 km. Como vc, ano que vem, não pretendo correr todas as provas. Quero priorizar, visando provas longas e quem sabe uma Maratona? Tenho pensando muito nisso. Em janeiro estarei de decisão tomada. Mas já decidi: em qualquer ano que seja, minha primeira Maratona será no Rio de Janeiro. Abraço. Lana Gomes.

    ResponderExcluir
  6. Olá Ricardo

    parabéns pela prova e pelo seu tempo record aos 10km.
    Força nessa vontade de correr uma maratona, a 1ª decisão está tomada, será no Rio de Janeiro, o resto virá a seu tempo.
    Boas corridas.
    Abraço,
    António Almeida

    ResponderExcluir
  7. Ótimo tempo !!! Parabéns !!!
    Tb estou ficando contra as muvucas e o Aterro.
    Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Ricardo,

    Também tive uma experiência largando na frente em uma prova, mas no meu caso não foi bom, pois você vai na onda dos outros corredores e acaba não percebendo que está em ritmo forte. No meu caso eu quebrei no Km 4. Vivendo e aprendendo!

    Parabéns pelo relato, pela performance e principalmente pelo recorde pessoal.

    Os 10K sub-50 estão próximos.

    Abraços,
    Leandro.
    http://corromesmo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. É isso aí, meu amigo Ricardo, fez bonito na pista e no relato, parabéns por ambos !

    Quem sabe o primeiro sub-50 não vem já nas colinas de Guará ?

    Abraço !

    Fábio

    ResponderExcluir
  10. Lana, parabéns pelas escolhas. Esse ano perco a pampulha por causa dessa da adidas, mas ano que vem estarei por ai. Até breve futura maratonista.

    António, vc mandou muito bem na maratona do porto, parabéns!! A decisão tomada é que correrei a maratona...mas possivelmente a estréia não será no RJ.

    Valeu Xampa!!

    Leandro, eu tive esse estalo antes de quebrar... ainda bem que segurei a partir do km 2. Abraços.

    Namiuti, obrigado pelas palavras...record em Guará?? Improvável!! A menos que você seja o coelho kkkk. Até lá!

    ResponderExcluir
  11. xiiii acho que sua estreia nas maratonas será em 2009 esi que vejo...rs

    Bons Kms
    Fabi

    ResponderExcluir
  12. Caraca ai.... show de bola, brother !! rsss... saudação no estilo etapa carioca...rsss

    Bicho, vc arrebentou... sensacional... Parabéns pelo super recorde... Sub-50 a caminho...

    E vou iniciar a campanha "Marathoffmann 2009"

    Gde abc,
    Wlad
    PS: como coloquei no blog, me livrei da busca da mandala...

    ResponderExcluir
  13. Valeu Wlad! Continuando no estilo carioca, eu estou igual ao "Peixe"...treinar pra quê rsrsr. Gostei do trocadilho da maratona...irei usá-lo kkk. Você fez bem a escolha sobre abandonar o circuito...dá pra ir correr a pampulha!

    ResponderExcluir
  14. Fala Hoffmann,

    Nada como um recorde! Como voce já tem lastro, se começar a treinar agora dá pra se preparar já para Flóripa (essa eu vou pela terceira vez), ou Porto Alegre.

    Já no segundo semestre - contando SP - os percursos não são os ideiais para uma estréia.

    Valeu!
    Harry

    ResponderExcluir
  15. Esse ano eu já me liguei na mandala, não fiz nenhuma etapa, e parabéns pelo objetivo traçado para 2009, é por aí

    ResponderExcluir
  16. Está voando, Hoffmann? Rs. Olha o ano que vem, hein? Vais para a maratona mesmo? Vamos lá? Rsrs. Parabéns pelo recorde!

    ResponderExcluir
  17. Grande Harry! O problema é que temos muitas maratonas no primeiro semestre. Meu planejamento vai para o segundo.

    X, pois é, ano que vem estarei liberto dessa mandala tb. Ai dedicação aos treinos longos.

    Vamos ver Mayumi...Valeu!

    ResponderExcluir
  18. Olá Ricardo

    muito bom mesmo para quem não está treinando, nem sei se deva desejar continuação de bons treinos ou não.
    Por cá os "pratos da vovó" ainda mexem, veja o blog "Cidadão de Corrida".
    Continuação de bons treinos.
    Abraço de Portugal,
    António Almeida

    ResponderExcluir
  19. E aí Ricardo...mandando ver...mesmo sem treinos!!!
    Cuidado para vc não achar que isso vai acontecer sempre... afinal sem treinos a coisa pega!!!
    De qualquer forma parabéns e continue assim... tenho certeza que a Maratona vai vir para vc muito antes do que pensa.
    Espero estar nela também...rsrsrs
    Bem para 2009 vou também treinar mais para Meias e correr mais Meias do que 10Km visando no futuro correr pelo menos uma Maratona e que seja no Rio de Janeiro afinal não existe lugar mais bonito para correr do que aí.
    Um grande abraço desse seu amigo

    ResponderExcluir
  20. Antonio, que bom que os pratos ainda mexem por ai! Abração!

    Marildo, a era Peixe (romário) treinar pra quê, acabou!! A maratona do RJ será um fim de semana antes da 1/2 de Foz, dai vou optar por correr duas 1/2s. abraços

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar aqui seu comentário. Boas corridas!!