segunda-feira, 7 de setembro de 2009

XIII Meia Maratona Internacional do RJ

Valeu cada gota de suor. Ao completá-la no ano passado, considerei-a a prova mais difícil do meu humilde currículo esportivo. Após concluí-la novamente no dia de ontem, continuo com a mesma opinião.

A sorte que o tempo foi amigo, nublado total. Se o sol viesse conforme meu desejo, o estrago seria maior.

Encontrar os amigos é o auge da festa. Não há coisa melhor. Logo na largada foram muitos. Satisfação em encontrar o Renato e o Lino e saber que seu filho já esta no meio das corridas e enfrentando uma prova difícil. Leo Hacidume, obrigado pelo presente direto da Liberdade e Paulo Massa pela agradável companhia, dessa vez longe do campo de golfe rsrs.

Antes da largada encontrei minha dupla de coelhos (Ricardo e Eduardo) da falecida(?) Araribóia Runners. Como os caras estão no auge, treinando para a maratona de Buenos Aires, ali seria garantia de fazer uma boa prova.

Fui com o Eduardo até Ipanema, dali não tive pernas para seguí-lo. O Ricardo ficou para trás na descida da Niemeyer em virtude do trânsito. Meu calvário começou no km 7. Cãimbra danada na sola do pé. Foi o preço de começar num ritmo forte. Preciso aprender a dosar nos primeiros 10k e acelerar no restante. Dali em diante, fui forçado a parar para caminhar em todos os postos de abastecimento (7,10, 12, 15, 18 e 20). Não sentia a sola do pé, parecia que pisava em nuvem.

A estratégia de tomar gel no km 9 e 16 foi pro saco. Estava com o copo na mão, esperando o momento certo, quando uma corredora, passando mal ao meu lado, solicitou o copo. Fiz a caridade, e só fui mandar o gel no km 10. Nesse momento, estava com 56 minutos de prova, ainda dava para beliscar o sub-2h.

Ao contrário do que sempre acontece, dessa vez a população estava participativa, e torcendo muito, coisa estranha no RJ. Acaba a moleza do vento da orla e passamos para a caldeira da princesa Isabelel. Ali re-encontro o Ricardo, bem mais inteiro do que eu. Já via qua não daria para baixar o record pessoal, então o objetivo passou a ser apenas completar.

O Aterro é mortal, a temida volta derruba mesmo o cara que vem desmotivado. Tive o prazer de encontrar um membro dos Baleias, de BH, no início da grande reta, em torno do km 16. Saudei-o e ainda fui contemplado com um elogio (você está garoto, parte em frente). Mal sabia o amigo que estava sem pernas. Aquela chegada no MAM que nunca chega... passo o Caveira de Camaçari, sou ultrapassado pela onça (aquela mesma da SS, Mayumi), e as figuras folclóricas de sempre começam a aparecer.

Faço o retorno, e no mesmo ponto do ano passado, onde reboco o Marco Campelo quebradão, encontro o Guilherme Maio, desmotivado e caminhando. (Esse ponto tem que ser batizado como reta da quebradeira). Tive o prazer de correr alguns metros na sua companhia, e lhe sugerir uma tangente, mais o cara, como fênix, sai das cinzas e me deixa na poeira. Ainda dou mais uma caminhadinha para saborear a última água, antes de chegar, feliz da vida, para mais uma vitória. Com direito a sprint final e muitas ultrapassagens. Tempo final, ultra conservador de 02:14:49 (melhor pouca coisa que o do ano passado).

A Yescom foi impecável. O ponto negativo sempre será a largada tarde por causa da Globo.

Ano que vem prometi a mim mesmo uma preparação especial para essa prova. Ainda mais por que várias estrelas da blogosfera já confirmaram presença. Esperamos todos aqui.

16 comentários:

  1. Amigo Ricardo,
    Satisfação em rever-lhe.
    Muito obrigado por sua ajuda providencial.
    Se você não tivesse me acudido, teria feito besteira.
    De tão p... que eu estava.
    Muito obrigado !
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir
  2. ricardo parabéns pelo combate.

    combatente que é combatente não foge das trincheiras.

    valeu!

    nadais

    ResponderExcluir
  3. Guilherme, o prazer foi nosso em poder revê-lo. Fico feliz de ter impedido que fizesse uma bobagem. Até a próxima.

    Nadais,muito obrigado pelas sábias palavras. Saiba que aprendi muito sobre os combates lendo seus relatos. Homero escreveria outra Odisséia rs. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Kkkkkk, a onça tava braba ontem? Rsrs.
    Parabéns por mais uma meia-maratona! Ano que vem, aunda corro por aí! Vc vai correr a maratona aí?
    Na sexta-feira, conheci uns conterrâneos seus! Veja no meu blog e tente adivinhar quem são! Rsrs. Bons treinos e bom descanso, também!

    ResponderExcluir
  5. MAyumi, a onça tava com a macaca!!!
    Não sei se terei pernas para a Maratona, para a meia, com certeza.
    Aguardamos sua ilustre presença. Chique demais estar na CR hein!!! Show!

    ResponderExcluir
  6. Não sou estrela de esfera nenhuma, mas ano que vem eu dou um jeito de ir, de qualquer maneira.

    Parabéns novamente pela participação, camarada! Essa é osso mesmo, o grampão do Aterro é matador triplamente qualificado. Mas você não só o venceu, como levou os amigos junto.

    Esperamos você para ser um 100 Juízo honorário na Frei Galvão.

    Abração!

    Fábio

    ResponderExcluir
  7. Fala Guilherme!!

    Pô, vc sumiu na tenda da ACORUJA/MÁRCIA FERREIRA, te procurei depois mas não achei...

    De qualquer modo, vamos nos falando pra ver se também corro a FREI GALVÃO!!

    E o BAR DO MANÉ, vai encarar?

    Abs!!

    ResponderExcluir
  8. parabéns por mais uma prova. acompanhei a corrida pela televisão. esse é o ponto positivo da participação da Globo na corrida, a oportunidade de pessoas em outros estados acompanharem a prova, porém o horário da largada poderia ser mais cedo.

    eu cheguei a pensar em ir participar dessa prova, mas infelizmente faltou verba para a viagem, quem sabe no ano que vem...

    ResponderExcluir
  9. Namiuti, lugar reservado novamente, não arrume maratona no período. Será um prazer vestir essa camisa em Guará.

    Leo, estava morto, e ainda tinha que encarar 70k para chegar em casa. Encontrei um amigo e parti. Vamos a Guará para a meia.

    Stéphanie, será muito bem vinda para encarar essa meia. Ai sim você vai reclamar da Globo rsrs. Valeu!!

    ResponderExcluir
  10. Grande Hoffmann, parabéns !!

    Cara desta vez amarelei, acabei optando por dormir mais e treinar por aqui... mas lendo seu relato deu um pinguinho de arrependimento hehehe...

    Mais uma vez parabéns... esta prova parece simples, mas não é não... o Lauter Nogueira foi feliz no comentário que fez:
    "esta prova engana, já começa com uma subida enquanto... muitos ainda estão se aquecendo... é uma prova técnica"

    Abcs
    Wlad

    ResponderExcluir
  11. Valeu Wlad, fez falta lá!!
    Aquela curva no porcão é de dar dó. Apesar dos pesares, não fico de fora dessa prova. É sempre um ótimo desafio.

    abs e vê se aparece.

    ResponderExcluir
  12. Ricardo, Parabéns por mais uma meia completada. Para nós que estamos neste negócio pra curtir, não existe a necessidade de se preocupar com o tempo ... o importante é o prazer de completar mais uma prova e como você disse rever os amigos (isso é o mais importante!).
    Ano que vem pretendo estreiar em meias, quem sabe eu não encare a tão temida Meia do Rio.
    Abraços,
    Leandro.
    http://corromesmo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Valeu Leandro!! Isso, venha estreiar no RJ mesmo, não se arrependerá.
    A meia do RJ (dentro da maratona) é tranquila...o osso é a meia internacional. Em qual delas vier, terá nosso apoio e companhia.

    ResponderExcluir
  14. Aê,guri!congratulações! apareça aqui no dia 4 de outubro, Guilherme Maio também vem, para a Meia Maratona Track and Field. Aí a gente faz uma demostração-desafio de finesse e elegância - à mesa. Quanto ao seu tempo de conclusão desta Meia do Rio, considero que soube aproveitar cada centavo do valor da inscrição. Pressa, para quê?

    ResponderExcluir
  15. Grande Ivo! Agradeço o convite, mas tenho uma prova aqui na região nessa mesma data, a degustação ficará para outra oportunidade rsrs. Grande abraço.

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar aqui seu comentário. Boas corridas!!