sábado, 16 de outubro de 2010

Treinamento para Xerpa - Episódio II: O Canto das Sereias

Começaremos o segundo capítulo da saga no exato ponto onde paramos no episódio anterior, na porteira.


Dessa vez, cheguei na porteira em condições menos deploráveis, mas ainda distante do condicionamento ideal. Porém, algo não estava bem com meu sogro Zezé. Ele saiu na minha frente, às 14:30, informando que nos encontraríamos no caminho. Quando isso acontece, sei que as coisas não estão boas, e que ele precisa colocar algo a prova para saber se continuaria ou se naquele dia não arriscaria subir as colinas. Não deu outra, estava sentindo a panturrilha. Já na subida Baleias ele caminhava para não forçar.

Ao passar a porteira, percebi que ele não arriscaria ir junto. E para ser solidário, não fui muito além da porteira. Apenas 500m, mas o que vi foi muito bom.



Combinei que iria só um pouco a frente, e encontraria com ele pelo caminho na volta. Passei por um filete de rio, a pilha da máquina terminou, e não deu para registrar. Alguns minutos depois, na tentativa desesperada de fotografar mais uns trechos, a pilha teve uma meia vida, e consegui fazer algumas fotos. Deu até para homenagear o Gilmar, nosso fotógrafo-corredor de Recife. Fotografei pássaros! Na verdade, eram urubus! Estavam de olho numa carcaça de boi, que fedia muito. Com boa vontade e olhos de lince dá para ver os pássaros.

Homenagem ao Gilmar
 


Olho para um lado, mata fechada, para o outro idem, sozinho, comecei a maquinar coisas...ouço um barulho estranho...imagino logo ser o monstro de Lost, e desando a correr morro abaixo, voltando em busca de apoio. Ao apurar o barulho, que se aproximava, eram aventureiros, como nós, mas motorizados, fazendo trilhas pela mata. Como eu ri sozinho daquilo. Mas que dá medo, isso dá.
 
Monstro de Lost surgiu
Os caras ficaram impressionados como chegamos ali correndo. Perguntei se eles tinham visto um baixinho metros abaixo, disseram que não. Passo novamente pelo rio, pela porteira, chego na casa da água, e nada do meu sogro. Fiquei preocupado. Já anoitecia, não daria para voltar e buscá-lo. Deixo recado com o pessoal da água para dizer que eu já desci. Mas em todo trecho de descida, a preocupação e a culpa só aumentavam. Lembro de João e Maria, e com um graveto, começo a escrever pela estrada de chão no caminho. 'Já passei'.

Chego em casa, e nada dele. Tomo banho, café, e nada. Já ia pegar a moto para resgatá-lo, e eis que chega, rindo e perguntando por onde havia me metido. Eu retorno a pergunta para ele. Ele justifica que não me viu passar, entrou pelo rio para conhecer e não meu viu na volta. 

Então eu disse que ele foi atraído pelo canto das sereias. No final, deu tudo certo. Como um bom observador, ele viu as mensagens que deixei. A lição do dia, e que já conhecia de outros tempos e não pratiquei...não se pode entrar em mata sem levar um apito (nem bússula, e outras coisas mais).

Segue altimetria da aventura. Por enquanto, nenhum sinal da rampa.


13 comentários:

  1. oi, ricardo!!!

    adorei sua aventura!
    fiquei com vontade de que você tivesse ido mais além, só pra viajar um pouco mais pela sua montanha;)

    dei uma olhada na altimetria... é de dar água na boca, e dor nas pernas rsssssssss
    250m de elevação em 3km!!! dureza!
    aqui em aldeia da serra, são 325m de elevação, mas ao longo de 5km, e já é uma parede!

    tenho pesquisado em algumas lojas sobre equipamentos de segurança... já vou providenciar uns pra mim... entre eles, um apito! e talvez um par de granadas, pra eventuais viralatas atrevidos ou monstros de lost kkkkkkkkkkkk
    mas sério, é importante mesmo.... e olha que não corro em mata!

    sua aventura exige muita logística e preparo!
    mal posso esperar pela continuação!

    um abraço!

    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Hoffmann só para baixinhos. Show de bola como escritor infantil, parceiro. Bela aventura! Ficamos todos no aguardo dos próximos capítulos.

    Abraço e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  3. Ricardo,
    O que será que o seu Zezé viu por lá?
    Pelo jeito o canto da sereia também atraiu os seus seguidores fiéis. Concordo com a Elis, essa aventura tem que passar um pouco mais da porteira. Estamos curiosos! Ter à sua disposição esse percurso é um privilégio, ainda mais correndo...
    Quando vou observar aves em áreas de floresta, seja na Mata Atlântica ou na Caatinga, sempre levo um apito de alumínio (bem fininho), fitas plásticas coloridas para marcar o caminho e uma bússola, mesmo trabalhando o tempo todo com o GPS e pilhas extras. Acho que a ideia do apito e da fita plástica pode ser aplicada a corrida em áreas desconhecidas.
    Aguardamos a parte III dessa aventura.
    Grande abraço e obrigado pela lembrança e homenagem.
    Gilmar

    ResponderExcluir
  4. Ahahahaa ! Monstro do Lost foi sensacional ! (muitos risos!)
    Bem-aventurado seja o seu bom humor, amigo Ricardo.
    Parabéns por mais um treino casca-grossa muito bem concluído.
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Hoffmann! Por onde tens corrido! Rsrs. Monstro do Lost? Pô, não bota o seu sogrão nessa! Rsrsrs. A paisagem está muito bonita, mas avisa o seu sobro que ele tem que tirar fotos do rio, tb! Rsrsrs. Estamos no aguardo! Rs. Bons treinos!

    ResponderExcluir
  6. Muito boa essa parceria com seu sogro. Mas abandonar o cara pode parecer suspeito. Esse morrão do mapa de altimetria você subiu? Se entendi bem, nessa segunda parte você só avançou 500 m? Como vai fazer? A cada etapa, se tiver que correr as anteriores novamente pode dar o que no exército se chama "marcando passo". Estamos acompanhando. Grande abraço. Miguel Delgado.

    ResponderExcluir
  7. Hoffmann estou acompanhando, agora o monstro do Lost deve ter feito vc. acelerar um bocado, tanto o ritmo das pernas quanto o coração!!! Abraço e bons treinos.

    ResponderExcluir
  8. O Ricardo,

    Cada dia mais mais a sua escrita fica mais bacana. Siga aí fazendo vontade na gente. Está bom demais. Suas aventuras estão sendo tão esperadas quantos os relatos de maratonas internacionais. Por isso eu amo esta equipe!

    ResponderExcluir
  9. Ricardo!!

    Primeiro, obrigado pela honra de receber de você o primeiro comentário no correndo na chuva pós-retorno!! Pode deixar q dessa vez não desisto mais não!

    E sobre teu post, show esse lugar. Sempre gostei de correr em meio a natureza, trilhas, etc... deve estar sendo muito bom! Até bateu uma inveja amiga aqui!

    Abração!
    Bruno Thomaz

    ResponderExcluir
  10. Grande Ricardo,
    Local bonito demais para se correr.
    Você é um cara meio medroso. Ficou tão apavorado que nem reconheceu o barulho dos motores das motocas.
    Só falta dormir de luz acesa.
    Fraterno abraço meu amigo.
    Silvio - Londrina/pr

    ResponderExcluir
  11. Que lugar dá hora para correr.. ADOREI... Deve ser bem desafiador né? Mas essa paisagem vale a pena

    valeu a visita no meu novo canto!

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Caraca que cenario hein Ricardo !!

    deu agua na boca rsrsr !!

    Valeu um abraço ai !!

    Romildo freitas

    ResponderExcluir
  13. Meu camarada que lugar é esse ?!? Muito bacana. Está treinando para alguma corrida de aventura???
    Abração
    Hugo Pimenta

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar aqui seu comentário. Boas corridas!!