quinta-feira, 10 de maio de 2012

K21 Arraial do Cabo 2012

A adversidade tem o efeito de despertar talentos que, em circunstâncias prósperas, teriam continuados adormecidos (Horácio)

Que prova!! Busco sem sucesso uma definição para o que foi essa K21. Aliás, para o que foi esse final de semana, na companhia de pessoas tão especiais.

Foi dura demais a prova, mas era isso que queria. Búzios estava entalada na garganta, e aprendi com ela que provas de aventura é correr para chegar, para cruzar a linha...sem tempo, sem adversários, é briga sua, contigo mesmo, com os seus limites e pensamentos. E essa foi boa demais, tanto que ainda estou de ressaca. Arrisco dizer que foi a primeira meia  que fiz com status de inteira.





Até corri com a máquina fotográfica, e disse a mim mesmo que toda a vez que falasse como a Clara, filha da Lana "Nóóóóó!! Bom dimais!" Tiraria uma foto. Poderia ser para  as dificuldades ou para as belezas do percurso a interjeição. No entanto, em menos de 1km de prova, pude constatar que se continuasse com essa estratégia, iria ficar só fotografando, e não correria nada.


Vencidos os 500m de areia fofa da largada, paramos em fila indiana para subir a primeira trilha do percurso. Ali engarrafou geral, e é impressionante como as pessoas são afoitas e mal educadas...parecem que vão ganhar a corrida. Ficamos ali parados, contemplando tudo por um bom período de tempo. O suor escorrendo, fui limpar as vistas, esquecendo completamente que as mãos estavam com vestígios de salompas...ardeu muito, e dali em diante, me senti o Saramago no seu ensaio sobre a cegueira. Em muitos trechos, tive que fechar os olhos e ir no escuro, e em todos os postos de hidratação, refrescava as vistas. Foi daí que veio a citação de Horácio. Agradeço muito a Elis o suporte até onde foi possível. Ela foi uma grande mãe.


Falar do percurso é cair em lugar comum. Então vamos falar de ser Baleias. Essa camisa chama a atenção e você não passa despercebido de forma alguma. Quantos não me perguntavam se o Miguel estava na prova. Uma moça do Paraná perguntou se eu era de Curitiba, pois afirmava que essa equipe era de lá! Japa, Vini, e-zilda e Valdeci fazem sucesso! Assim como em Londrina, agradeci a ela a oportunidade, e, uma vez mais, disse que somos do Universo. Óbvio que não deixei de perguntar se ela conhecia Tabira, pois temos Baleias lá!!. Júlio Cordeiro, acho que já mereço um título de cidadão Tabirense, fala com Dedé Monteiro. Tabira já entra no google maps com nossa divulgação.


Correr desviando de muitas poças, ver a galera mais rápida já retornando, descer numa pirambeira que dá acesso a uma praia maravilhosa (prainhas), correr numa areia que parece ser feita de sal, subir a piramba que havia descido e parar lá em cima para beber água e lavar os olhos, e ser filmado mortão por um repórter, e ainda dizer a ele, não dá para sorrir!! E ouvir da Elis, "mas está bom demais"!! Não tem preço. E isso com apenas 6km de prova.


Levo um tombo de cinema na trilha que dá acesso a praia dos anjos (km 8-9), até hoje não entendo como o braço não quebrou, e a gente ri das nossas limitações, é engraçado. Ali eu tive que tirar uma foto. Chegamos na praia dos anjos, local da transição das duplas, metade do caminho infelizmente já foi, tomo isotônico à Paulo Picanha e aproveito Elis para mais uma lavada nas vistas.


Após vencer o trecho mais duro até então, a subida da escadaria da praia dos anjos e o morrão sem fim que vinha em seguida (km 11-12), sou surpreendido por uma mulher fazendo uma pregação sozinha no meio do mato. E não é que ela disse que se tivesse fé diria para o morro para ele sair e ele sairia...naquele momento, estava sem fé e forças, tive que enfrentar o morro mesmo.


Ficava só pensando, e o meu amigo imperador Claudio 'Lucius' Dundes, ele vai passar mal quando passar por aqui, o cara veio para cá sem treinar nada!! Eu esqueci que o cara era gordo, e os gordos são fortes!


Chegamos na prainha, o trecho FPC. Para chegar  nela, passar pelo costão de pedras com o mar abaixo de você, correr naquela praia linda, e depois se acabar subindo o morro das antenas. É muito sofrimento do bão!!


Contorna-se um lago (eu esperava ter que atravessá-lo!, mas infelizmente não foi preciso), e volta-se para trilhas, até chegar a um trecho pseudo-urbano, onde uns motoristas estavam impacientes...como sempre faço nessas ocasiões, dei tchauzinhos e beijinhos para a rapaziada, hoje eles tinham que esperar, para entrar então na extinta fábrica da Álcalis, e dali saber que o fim estava próximo. Do alto já avistava a praia grande, e isso dá um gás para buscar forças do fundo do pote. O último km praticamente na areia fofa da praia, mas com a agitação da torcida, passa rápido demais. Fui olhando para o mar e agradecendo a Deus pela oportunidade de viver tudo aquilo.


Chego e sou recebido pela mãezona, preocupada com minha vista. Pego a medalha e vamos direto no posto médico, precisava lavar muito bem aquele estrago que fiz nos olhos. 


Ficamos vendo todos chegarem, esperando a chegada do imperador e da Ivana, que foi a coisa mais emocionante que já vi...fomos todos lá na areia buscá-los e chegamos juntos, com honras militares. O gordão foi mais celebrado que o primeiro colocado! Essa turma não existe!


Enquanto essa prova existir, eu estarei nela!! Queria ver o back-to-back, invertendo o percurso, "nóóóóóó, bom dimais!!"























Homenagem a Ivo Cantor - Urubu Malandro, com postura e língua pra dentro












Ficaram noivos na prova!! E vão casar na maratona de PoA!




Finalizo o relato trazendo o TopDez do final de semana super incrível, não necessariamente em ordem cronológica ou de importância...(Gilmar, minha memória 'Rã' já não é mais um sapo, me dê um moleskine de presente para guardar essas coisas?)

1. Ser acordado pela chegada triunfal de Claudio Lucius ao apartamento, às 2h da manhã, no dia da corrida, ficar conversando alto com ele até 3h30, e depois não conseguir dormir mais e ainda ter de ouvir sua performance como Spalla.

2. Ver Elis enfrentando as ondas e curtindo a aula de como pegar um jacaré. Quem diria que ela tinha medo de mar tempos atrás?

3. Lana é psicóloga por natureza, e saber da dica que ela deu para uma senhora simpática que conheceu na praia (naquele momento), de 70 anos, para acabar com as dores (essa foi o Oscar!!), isso fez Elis não ter onde enfiar a cara.

4. A zona que foi aquele passeio no trenzinho, e a super performance do marrento homem aranha (o melhor do universo) ao som de Juninho Bill.

5. A desenvoltura de Tadeu no fogão, depois de encarar um pote de 500ml de vaselina do gordo exagerado. Lana diz que faz escondidinho de carne de sol (ficou devendo). Não creio, terá que provar!! Para mim, é Tadeu o cozinheiro da casa. Mandou muito bem no almoço meu camarada! Contratado para sempre.

6. Derrubar um potão de 400ml de açaí na companhia de Dundes, depois de comer muita picanha, e ainda aferir que o gordo emagreceu pelo menos 4kg nessa orgia toda.

7. Assistir uma cena erótica na sorveteria do China, enquanto esperava o açaí,  e ainda levar um esporro do mesmo dizendo que aquilo era um clipe do pink floyd.

8. Ver a cara de surpresa de Lana, ao blefar, chamando dois loucos para um banho de mar às 7 da manhã. Crente que íamos dizer não!! Teve que ir!! E foi bom demais.

9. Matar as saudades das minhas pequenas, brincando com as pequenas alheias, Dodo e Sofia, até cangutão eu fiz com Sosso, e ambas me fizeram de prancha nas ondas.

10. Saber que não demora, temos isso tudo de novo!! Friburgo!!!! E antes ainda, Rio de Janeiro!! nóóóóóóóóó

29 comentários:

  1. Eia, que bacana este relato!!!! Até poético!!!

    Este final de semana foi mesmo espetacular!!! É difícil encontrar palavras para isso, né!!!

    Aquela zona no trenzinho foi demais!!! Sem contar que o pica-pau escondeu o meu chinelo!!!

    Temos que repetir isso tudo!

    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivana foi tudo tão bom que dá vontade de fazer tudo de novo! Nunca esquecerei sua chegada com a placa. Um beijo.

      Excluir
  2. Puuuuuuuttttttzzzz, deu vontade de participar no ano que vem.
    Quem sabe?
    ABS !!!!

    ResponderExcluir
  3. Ricardo,
    parabéns por mais uma prova completada e pela narrativa,como disse o Xampa dá até vontade de participar da próxima.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Dom
    bom dimais!!! ano que vem estou dentro, pode escrever! desde que meu corpo permita, claro...
    Essas provas tem a capacidade de nos tornar melhores seres humanos, isso é o melhor. Que delícia esse banho de mar às 7:00h da manhã.
    abração,
    Sergio
    corredorfeliz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Show de realato, parabéns pela prova !!!

    Marcão

    ResponderExcluir
  6. carambolas! quanto mais eu leio sobre essa nossa aventura, mais me apaixono, correndo o risco de entrar em depressão profunda de saudade: de vocês e daquele percurso insano!

    que foi aquilo, hein, meu amigo?!
    até hoje não acredito que somos abençoados o bastante pra ter vivido tão intensamente em 72h!

    o sorrisão de Lana ainda ecoa na minha sala, assim como o delicioso "nóoo" da Clarinha!

    queria ter podido te ajudar mais naquela prova, mas eu mesma estava tão concentrada no percurso e no meu desafio pessoal de dar o máximo de mim naqueles 21km, que fiquei um pouco cega também;)

    obrigada por ter insistido pra que eu fosse!
    sem o seu convite eu teria perdido um dos melhores fins de semana da minha vida!

    e tu corre ligeiro, viu!
    mesmo com o olho ferrado (salonpas nos ói, kkkk, que vacilo kkkkk), desceu as pirambeiras com classe - mas eu morria de achar bom te pegar nas subidas rsrsrsrsrs

    fiquei muito feliz de estar lá com vocês!
    orgulhosa de nossa bravura e espírito aventureiro!
    todos fomos firmes ao dizer que foi duro, mas que amamos, e que queremos mais! esse é o espírito Baleias:)

    faltou colocar aí na sua listinha dos top 1000, a Ivana surgindo na duna, correndo agarrada com a placa de 21km! kkkkkkk
    aquilo foi muito inusitado, apaixonado, forte, emblemático, lindo e espontâneo!

    ai, mas a Lana receitando pra senhorinha a cura pra todos os seus males, é de matar: de rir - e me deixou mesmo encabulada:)

    muito obrigada pelas aula de como pegar jacaré:)
    preciso de mais umas duas, viu, pra chegar perto do que vi você fazendo lá:)pena que não deu pra gente nadar! comprei até um óculos de natação novinho pra estrear no marzão de sonho lá de Arraial e ainda nem tirei da embalagem...
    é bom que temos mais uma razão pra voltar lá!

    esse desafio pede mais!
    e eu torço pra poder estar lá em todas as edições, revivendo aquilo tudo!
    ah, mas não quero que inverta o percurso não - já pensou ter que descer aquele subidão do início, ui! kkkkkkkkk
    se bem que inverter evitaria aquele engarrafamento chatérrimo do início:)

    ah, mas o que vier, tá bom demais!

    obrigada por ser o parceirão que você é!
    a gente se sente em casa a seu lado:)

    parabéns pelo relato cheio de vida!
    sei que ainda virei outras vezes, pra ler e reler, e lendo e relendo, reviver tudo que experimentamos no paraíso!

    beijão!
    nos vemos me nossa aventura no sábado:)

    ResponderExcluir
  7. Parece que a brincadeira foi divertida à beça mesmo, hein? Mais uma pra lista do "um dia eu vou". Parabéns a você e toda turma FPC (especialmente a esse indestrutível Claudião Dundes) pela farra da boa. E pelo relato bacanão.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Prefiro ter um filho viado a ter um filho que não dá conta de agradecer e enaltecer a altura este relato e o maravilhoso fim de semana.
    ENTÃO:

    JÁ AVISA O AMIGO DO APARTAMENTO

    COMPRE UM SUPER PROTETOR AURICULAR

    ESQUEÇA A CADEIRINHA QUE VOCÊ SE ARREPENDEU DE NÃO TER LEVADO NA PROVA, PORQUE EU FAREI A PROVA EM 2013 DUAS HORAS MAIS RÁPIDO (menos lenta)

    E QUANTO AO MAIS

    Nóóóóóóó Bão dimais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Obrigado amigo!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Hei queridão,

    Já que gostou da aventura experimente ano que vem fazer as 50 milhas da Decathlon preferencialmente com chuva... É tudo de bom essas aventuras...
    Parabéns por mais uma prova concluída com sucesso e muito ardor nos olhos...kkkk como dizem os mineiros que mico em meu amigo....

    Bjks e até a ponte... correndo é claro...

    Meiroca/BH-MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dom, muito bacana essa sintonia Baleias, adorei o relato K, vê se da próxima vez lava as mãos viu seu cabra..........hehehehehe..........essa aventura de vocês foi show, a gente sente a energia nas entrelinhas, curto demais essa festa, dessa não deu mas da próxima vai dar........
      bjão inté o Rio, lá a festa vai ser tangerina.........

      Excluir
  10. Ricardo,
    Já estou providenciando a Moleskine e espero encontrar uma com a capa laranja BALEIAS.
    Eita que aventura fabulosa. Já li o relato da Elis e assisti um vídeo lá no Jorge Cerqueira. O seu texto veio para coroar essa ventura que parece ter sido uma das mais extraordinárias do últimos tempo.
    Já percebemos que o segredo para correr muito é tascar salompas nos olhos para chegar logo ao posto de saúde.
    Meu amigo, tudo está providenciado para a maratona do RJ. Agora só falta correr e torcer para que a máquina resista aos quilômetros e ao tempo.
    Um grande abraço!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  11. Ricardo,
    prazer de encontrar durante a prova!
    Parabens por ter concluido esse desafio!
    E concordo contigo, foi uma Meia com sabor de Inteira!
    Pelo menos é o que minhas pernas me contaram! :-)
    Abraços,
    Marco Campelo

    ResponderExcluir
  12. QueriDOM,

    Ai que ódio que eu perdi tudo issooooo!!!! Num acreditooooo!!! Ano que vem tô dentro, hein?!

    Acho que iremos no K21 da Ilha do Mel, mas tenho certeza que a farra não será a mesma.

    Bjos,
    Japa fake

    ResponderExcluir
  13. Na boa, Hoffmann, mas nunca vou conseguir entender o que move os amantes das corridas de aventura.
    É muito tortura para a minha cabeça.
    De qualquer forma, parabéns por mais uma.
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir
  14. Hoffmann, com atraso mas cheguei, grande relato, lugar belíssimo, embora eu não me entusiasme por provas de aventura, acredito que a emoção de participar delas é indescritível. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que você ia adorar correr prova como essa. E tem sempre o antes e o depois, que é a festa que fazemos. Foi tudo tão lindo e gostoso que é difícil não querer fazer de novo. Um beijo.

      Excluir
  15. Olá Ricardo Parabéns!
    Sabe que esse "espírio aventureiro" está querendo me pegar rs...rs...?? Quando tiver uma prova dessas mais próxima de Brasília quero me inscrever e me aventurar!!
    Seu post está fantástico!! Que delícia ver sua satisfação pós prova.
    Abraço, Karinne.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karine tinha tanto corredor de Brasília! Recomendo pensar para o próximo ano.

      Excluir
  16. Salve, salve Ricardinho!!
    Que beleza de prova e narrativa.
    "Magine" só a a baleiada fazendo essa festa lá em Urubici.
    Valeu muito.
    Parabéns que bela conquista.
    Grande abraço.
    silvio
    Recadinho para Meire BH: arrebentou nas 50 milhas de Campinas. Prova pra lá de casca grossa. Parabéns. Beijão.

    ResponderExcluir
  17. Eu sou covarde demais para encarar pedras com ondas batendo forte ... hahahaha
    Fiquei com medo só de ler o relato de vcs!
    Mas confesso que meu pensamento esteve com vcs o tempo todo, torcendo para que o tempo ficasse perfeito para esse desafio!
    Parabéns aos guerreiros!

    Agora, essa do olho ardido ... foi de matar! hahahahaha

    ResponderExcluir
  18. Ricardo Parabéns! Esse jeito de viver é o que eu sempre falei e preguei desde que comecei essa vida de "pseudo atleta". O que vale mesmo nisso tudo são as amizades e o divertimento que fica para sempre em nossas memórias. Pena que existem ainda amigos que não pensem desta forma e ficam tentando bater recordes e querendo de alguma forma mostrar ao mundo o que não podem ser.
    Tenho certeza que vc jamais vai esquecer essa aventura e dos amigos que com vc estiveram. Essa é para contar para os netos com certeza na varanda da casa de campo.
    Um abração
    Marildo Nascimento
    www.4corredores.com.br

    ResponderExcluir
  19. Nóóóó bom dimais! Se é de blefe que vivemos pq não a Ilha do Mel. Bora, bora, bora.

    ResponderExcluir
  20. Cabra,
    Parabéns por mais uma conquista. Quanto mais difícil, mais gostoso...
    Tabira te espera de braços abertos. Pedi a um primo meu que é vereador um título de sócio da cidade. Só entra lá se for sócio.
    E os treinos para entrar no ranking?
    Tô doido pra colocar 2 baleais no Rio: vc e Elis.
    Abraços pernambucanos
    Júlio Cordeiro

    ResponderExcluir
  21. Grande Ricardo, grande festa, grande alegria e grande luta. Parabéns a todos vocês que dobraram os 21 com jeito de 42. Lana bota fogo onde vai, você e Elis poesia e Cláudio Dundes emoção, uma mistura prá lá de perfeita que transforma a prova num momento mágico da vida. Cabo Frio, que faz parte da Grande Juiz de Fora foi palco de um grande show de vocês. Valeu. Abraço. Miguel Delgado.

    ResponderExcluir
  22. Belo Post galo cinza! Deu a famosa Inveja Branca...queria estar nessa....mas já está tudo certo, já contratei com o Dundes, ano que vem essa será a minha prova para além de Santa Catarina, justos e contratados....
    Essa suas meias de mulher, que isso? Ta apelando para os avanços tecnológicos é....ganharei de você na raça, sou corredor purista, homem macho...

    Felipe

    ResponderExcluir
  23. Ahhhhh, Ricardo.... Só de ler, morro de rir, morro de vontade de tá lá junto, morro de vontade de ver tds vcs de novo! Não há igual! Qqr corrida qja seja pea la de boa, consegue ficar melhor c vcs!é esta alegria toda q faz a diferença! vou ahcar vcs por ai neste Brasilzão, nem q seja, ainda de plateia, ate poder voltar, quem sabe!

    Sdd dos baleias e sereias q adoro!

    ResponderExcluir
  24. Nóóóó mesmo! Bom dimais! hehehe
    Cadê a foto do seu tombo? Passou e eu não vi?
    2013 não abro mão de duas provas: k21 e os 75km Bertioga-Maresias!
    E a menina continua ambiciosa! ;)

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar aqui seu comentário. Boas corridas!!