segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Circuito das Estações Adidas - Verão RJ

Após mais uma semana sem nenhum treino, eis que novamente me aventuro a correr uma prova de 10k confiando integralmente na memória. (Isso tem que mudar, eu sei)! Meus treinos tem sido as provas de domingo.

Ontem corri a última etapa do circuito das estações da Adidas, a etapa verão. Tive contratempo para estacionar e cheguei atrasado para retirar o chip na barraca ACORUJA e fazer um breve aquecimento. Como tem gente mal educada, furando fila para estacionar... mas isso eu deixo para o Bruno relatar, o cara está com uma série muito boa sobre o assunto.

Dessa vez não tinha pretensão nenhuma na prova, era só curtir e se possível, chegar sem caminhar. Mentalizei que seguiria em 6min/km por toda a prova. No aquecimento, encontro o Renato e sigo com ele no trote e também no alinhamento para a largada.

Pontualmente às 8h, partimos para a derradeira prova em busca da mandala. Record de público, 9 mil. Sai no meio do pelotão e passei no pórtico com 6 min após a largada. Por que tem gente que fica na frente e sai caminhando?? Bem, essa prova era para ser sem stress...

Não vi a placa de 1k, mas o Renato estava atento e disse que passamos em 5:30. Dali em diante fui administrando, curtindo a corrida, sintonizando nas rádios alheias e tudo foi muito bom. Dois postos de hidratação antes de 4km. Exagero, pois o tempo estava muito agradável para corrida.

No km 5, a prova esvazia... o circuito das estações tem se mostrado uma prova para a galera que está iniciando nas corridas. A maioria encara os 5k.

No Km 6, eis que me passa o japonês da camisa vermelha, sim, ele mesmo, o Leo Hacidume. Colo com ele, e vamos trocando idéias até o final da prova. Fechei com 59:44. Tempo alto, mas terminei inteiro, podendo ir além, com direito a sprint no final e tudo. Felizmente minha memória muscular continua no auge.

Foi muito bom poder correr todo o percurso sem caminhar. Estou em faltas com os treinos, e nessa semana mudo isso, pois tem São Silvestre aí, e quero fechar o ano com chave de ouro. SS será festa! Irei imitar o amigo Carlos Lopes, e na SS vou correr com câmera na mão.

No final, social de sempre na tenda com os amigos.

Ano que vem estarei de fora desse circuito. Tenho outros planos, e correrei poucas provas. Vou me dedicar as provas mais longas, e a lugares que ainda não conheço. Postarei os planos por aqui em breve. A boa notícia é que minha esposa, ao contrário de mim, está treinando! Iniciando nos trotes, alternando corridas e caminhada. E disse que ano que vem quer estreiar...ai eu abro mão e corro uma do circuito de 5k com ela!

A Iguana sabe muito bem conduzir a organização, e não deixou falhas. Ano que vem o circuito chega a Brasilia e Porto Alegre. Seguem as fotos da mandala das estações.




Até a SS!!!

19 comentários:

  1. Ricardo,
    Encarar provas (quanto mais no verão carioca) treinando pouco é só para macho, sem nenhuma ironia.
    Lhe admiro pela coragem.
    Parabéns por manter o (bom) psicológico em dia, pois mentes fortes compensam treinamentos "deficitários".
    Até a S.S. !
    Grato,
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir
  2. Tb estou nessa para o ano que vem.
    Quero provas diferentes em lugares diferentes. O Circuito das Estações tem 10 provas, são todas iguais.

    ResponderExcluir
  3. É, meu camarada, quando eu crescer também quero ser igual a você. O Guilherme lembrou bem, ir pra guerra sem nenhum treino é coisa pra Massaranduba.

    Parabéns por mais essa participação em uma corrida e pelo ótimo relato. E chega de memória muscular, porque a SS taí !

    Abraço !

    Fábio

    ResponderExcluir
  4. Ricardo!
    Obrigado pela citação, fiquei muito feliz mesmo!!

    E parabéns por completar mais uma prova baseando-se na memória muscular... e realmente, concordo contigo, tem que mudar isso né? Daqui a pouco você começa a ter amnésia muscular e aí já viu né?? hehehehehe (amnésia muscular foi ótima né? inventei agora... )

    Quais as fontes que tu tem de q ano que vem o Circuito das Estações chega a Porto Alegre? Só acredito vendo! As grandes marcas não sabem que existem corredores em Porto Alegre, só a Asics.

    E São Silvestre chegando, mas como eu to meio mal de grana, não vou poder comprar uma máquina nem celular com foto pra poder correr filmando ou tirando foto... mas quem sabe eu cruze por ti e tu tire foto de mim né? haheauheuaea

    Abração

    ResponderExcluir
  5. Valeu Guilherme! Gostei da citação do psicológico.

    Xampa, concordo com vc com relação aos lugares. Mas a proposta do circuito é essa mesma, vc se avaliar nas quatro estações.

    Namiuti, pena que vc vai ficar de fora dessa festa na SS. Manda ver em CJ!

    E aí Bruno, parabéns pelo blog, é muito bom! Eu já tinha usado o termo amnésia em posts anteriores, pois tenho usado muito a memória ultimamente kkk. A fonte da informação sobre POA está no próprio site da O2 http://o2porminuto.uol.com.br/scripts/materia/materia_det.asp?idMateria=2317&idCanal=1 Vamos marcar um pto de encontro antes da largada na SS. Postarei sobre isso em breve. Abraços

    ResponderExcluir
  6. Ricardo, eu também estou neste mesmo ritmo de treino que você, ou seja, devagar quase parando.

    Vou correr a etapa de verão da Adidas em SP, mas não tô muito confiante em fazer abaixo de uma hora. Não confio muito na minha memória muscular.

    Parabéns pela prova e pelo relato!

    Abraços,
    Leandro.

    ResponderExcluir
  7. Radios alheias ??? Boa !!!
    Logo depois rolou um Deep Purple bem pesado :-)

    Tava logo atras de voces, fechei em 01:00h, inteiro e com gas !!

    Boa Sorte na SS, depois manda a foto da medalha

    ResponderExcluir
  8. Hoffmann;

    Você toma fosfosol ?
    sua memória muscular é muito boa....hahahahahahahaha
    Parabéns meu camarada !
    Abraço.
    Maurão.

    ResponderExcluir
  9. Grande Leandro, manda ver na prova!! E confie na mémoria, vai confiante que ela te ajuda! Agora, como diz o Marilson (CopyEPaste do blog da Yara): "Não existe bom resultado sem treino. Não existe milagre nessa atividade que faço. Se você não treina bem não tem como conseguir sucesso".

    Renato, quando disse Rádios Alheias estava me referindo as conversações paralelas dos outros corredores. Sua playlist está muito aviadada kkkk. Vou ter que passar essa informação para a Barbie corredora hahahah. Onde o Iron e Rush??

    Maurão!, que fosfosol que nada...a memória é boa mesmo, não me lembro de nada que tenha esquecido! rsrsr

    ResponderExcluir
  10. Ricardo...valeu correr uma prova na boa e ainda encontrar o japonês meio carioca meio paulista comedor de nhoc (descobri que ele tem medo da namorada!!! muito medo!!! tá totalmente dominado!!!) deve ter sido muito bom...
    Estarei torcendo por vc na SS. Aproveita para curtir pois é uma prova inesquecivel no que se refere a festa num evento... é todo mundo muito feliz.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  11. Fala Hoffman,td joia por ai..olha meu camarada acoselho a vc treinar so um pouco rs..pois na SS depois do km 10 sempre o bicho pega..rs..o horario e ruim, mas vamos que vamos..nos vemos por lá..Regis

    ResponderExcluir
  12. Kkkkk, estou rindo do comentário do Marildo, sobre o japonês meio-carioca e meio-paulista que tem medo da namorada! Rsrsrs.
    Hoffmann, treina moderado para a SS, o calor é intenso, mas acho que você está acostumado! No primeiro ano que participei desta prova, choveu torrencialmente bem no meio da prova! Isto me ajudou muito, mas no segundo ano...penei para subir a Brigadeiro! Rsrs. E ainda, fui ultrapassado pelo Tiririca, sem brincadeira!
    Bons teinos e em breve nos encontramos, não?

    ResponderExcluir
  13. Estamos no mesmo barco, Hoffmann. Tá difícil treinar. E até nossos tempos estão parecidos. Mas no ano que vem também quero que tudo seja diferente. Só bons treinos trazem bons resultados. Quanto a SS, é uma festa maravilhosa. Não há o que temer, apenas curtir e se orgulhar depois. Afinal, por mais Maratonas que você tenha corrido, vão sempre te perguntar: e a São Silvestre, você já correu? rsrsrsrs. Ah... E acabei de mandar a Oração a São Silvestre para o Bruno, rsrsrsrs. Quem sabe o Santo do dia também dê uma forcinha extra. Aqui segue pra você.

    Oração a São Silvestre

    Ó Deus, eu Vos agradeço por Vossos Santos e Santas. Quantos exemplos de fé e coragem eles nos dão! Hoje, em especial, no final de mais um ano, quero Vos pedir, pelos méritos de São Silvestre, a graça de reconhecer minhas falhas e a cada dia procurar superá-las.

    Dai-me, constância! Que eu saiba reconhecer Vosso Amor em minha vida. Dai-me perseverança na oração! Que no ano que se inicia eu não repita os mesmos erros e seja coerente com os Vossos ensinamentos. Dai-me Vosso Santo Espírito! Amém.

    São Silvestre, rogai por nós.

    Maria, Mãe da Divina Graça, rogai por nós, que recorremos a vós.

    beijo
    Yara Achôa

    ResponderExcluir
  14. Marildo, valeu pela dica!! Então o Leo tá dominado?? kkkk Olha o telhado de vidro hein Marildo hahahah. A xerifona Wilma pode ler este blog.

    Grande Regis. Hoje consegui voltar aos treinos. Não tem sensação melhor... Agora é encarar as colinas pra não pifar na Brigadeiro...To correndo com tração 4x4. Você é nossa referência nessa prova. Será um grande prazer conhecê-lo nessa corrida, até lá!

    Mayumi, calor não será problema. Nem comida!! Sério, o Tiririca!?!? Dessa vez ele não escapa, eu vou registrar tudo!

    Yara, obrigado pela visita. Com certeza, todos perguntam se já correu a "maratona" de São Silvestre kkk. Pelo menos uma temos q ter no CV. Muito obrigado pela Oração!! Que o santo do dia nos abençoe. Bjs

    ResponderExcluir
  15. gostei dessa informação de que o circuito adidas vai chegar a porto alegre no ano que vem. isso dá uma esperança de que as grandes marcas estão começando a perceber que porto alegre também tem muitos corredores.

    bons treinos
    Stéphanie

    ResponderExcluir
  16. Olá Stéphane, com certeza POA é um grande campo a ser cultivado. Vide que das poucas maratonas brasileiras, ai ocorre a que mais atrai iniciantes. Em 2010 estarei ai.

    ResponderExcluir
  17. Caro, amigo...

    Obrigado pelas palavras de incentivo que sempre deixa no meu blog.

    Fazer provas sem treinos é complicado quando se vai 'dar no osso', como dizemos cá por terras lusitanas. Tirando isso chega-se sempra à meta e pode-se sempre aproveitar a prova para treinar!!!

    O importante é não parar!

    Mas se o meu amigo quer fazer as S. Silvestres que estão chegar com melhores tempos, fazer alguns treinos antes será uma +optima ideia!

    Abraço

    José Capela

    ResponderExcluir
  18. --------\\\\|/-------
    --------(@@)-------
    -o--oO---(_)--Ooo--
    Meu amigo me desculpe o atraso eu lhe parabenizo por mais esta corrida feita e no domingo espero te encontrar na lagoa.
    Um abraço,
    Valeu...

    JORGE CERQUEIRA
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Capela, obrigado pelas palavras, e parabéns pelo record na meia, arrebentou!

    Jorge, fez falta lá no dimingo. Infelizmente não correrei a última do circuito ACORUJA. Boa prova!

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar aqui seu comentário. Boas corridas!!