quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Assim vale?

Eis uma dúvida, que pode ser a de muitos também.

A planilha prescreve um treino de uma determinada distância para o dia, por exemplo 13km. É válido quebrar a distância em dois treinos no mesmo dia, por questão de tempo de execução do treino? Digo fazer 7km pela manhã e 6km no final do dia??

Já estou me antecipando para o que vem por ai, onde não será possível completar as distâncias em apenas 1h de almoço...

Agradeço entecipadamente pelas orientações.

Boas corridas!!

8 comentários:

  1. oi, Ricardo, tudo bem? Uma (ou duas) boa pergunta inicial é: qual o objetivo do treino de 13 km e como ele está originalmente estruturado?

    ResponderExcluir
  2. Opinião empírica, de praticante leigo: vale, exceto para o treino longo semanal, cuja finalidade específica é condicionar o corpo a um esforço contínuo de maior duração.

    Abraço e bons treinos.

    Fábio

    ResponderExcluir
  3. Além do que disse o Fábio, com o que já concordo, talvez incluindo treinos de ritmo, incluiria uma outra questão.
    Acredito que o tempo perdido com o "setup" de dois treinos é uma fator a ser avaliado. Entenda por setup: separar e vestir a roupa, deslocar-se ao local de treino, aquecer, alongar, desaquecer, voltar a casa (ou ao trabalho, a depender de sua programação, tomar um banho e vestir-se para a próxima atividade. Acredito que se gasta cerca de uma hora nestas atividades para cada treino. Compensa dividí-lo?

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Hoffmann... já dividi treinos longos, mas não é o ideal, pelo que andei sentindo! É sempre bom fazer um longo contínuo para se adquirir condicionamento para se correr distâncias mais longas, mesmo. Não é a mesma coisa vc interromper no meio e continuar depois de algumas horas. Agora, se estes 13 km não forem o seu longão semanal, acho que não tem muito problema. Mas que não é a mesma coisa que algo contínuo, não resta dúvida! Infelizmente, temos que driblar o tempo! Boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. Hoffman,

    concordo com a galera aqui: Depende do tipo de treino.
    Em linhas gerais, prefiro fazer um treino só que seja o mais próximo possível do que estava previsto originalmente (ex. se for treino de tiros, fazer séries mais curtas ou menos repetições). Acho que quebrar vale apenas em termos de carga semanal, principalmente se o objetivo é criar uma base de rodagem.

    Mas, como diria um amigo: Eu sou eu, vc é vc e ninguém é todo mundo...

    Abraços e bons treinos!

    ResponderExcluir
  6. O que se define como certo, eu nao sei. Sei o que faria, se acontecesse comigo. Escolheria uma das partes, aquela que tivesse o horario mais parecido com o da prova para a qual estivesse me preparando e capricharia na velocidade que a planilha determinasse. Pau na mula aí, véio!

    ResponderExcluir
  7. Ricardo,
    quebrar os treinos não é o ideal e pode ter certeza que você sentirá muita falta de ter rodado as longas distâncias de maneira continua no dia da Maratona.
    Mas se realmente em algum dia não for possível, procure não quebrar em partes iguais. Deixe para fazer a maior distância no 2o treino do dia, assim o corpo já vai estar mais cansado quando você começar, chegando um pouco mais próximo do treino contínuo.

    Abs,
    Marco Campelo

    ResponderExcluir
  8. Marcio, tudo blz! Os treinos que pretendo quebrar são os de rodagem...alias, acho que não será mais necessário isso.

    Namiuti, minha opinião é exatamente a sua. Valeu!

    Mayumi, com certeza não dividirei o longão. Valeu pela dica!

    Shingueo, obrigado pela dica e pela visita. Concordo com o que disse. Estamos no caminho certo.

    Ivo, você conhece disso. Valeu pela opinião. Estou aprendendo muito com essas aulas por aqui, muito obrigado.

    Campelo, muito boa sua dica sobre as distâncias. Mas os treinos que pretederia quebras não são os longões semanais. Valeu mesmo!

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar aqui seu comentário. Boas corridas!!