quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Meia Internacional do RJ: Festa Baleias tamanho King Size

A meia do RJ era uma prova engasgada na garganta. Nas duas últimas edições da prova quebrei feio. Dessa vez estava com o psicológico em cima, pronto para derrotá-la. A noite mal dormida não foi obstáculo, comprovando a hipótese levantada na revista CR de agosto.

Encontrar Baleias antes da largada era um bom indício. Assim foi  ao conhecer Dona D, e mais tarde, Aline, nossa primeira dama maratonista da equipe. Desejos de boa prova para todos e alinhamos para largada. Tive a sorte de encontrar na muvuca o amigo Lino, que na ocasião seria o coelho a ser seguido rumo ao primeiro sub-2h.

Atraso na largada para o sincronismo da Globo e toma confusão para subir a estreita Niemeyer. Passamos o primeiro km com 6 minutos e uns quebrados, bom demais para o congestionamento. Zigue-zague, encontrões e por isso já percebia alterações entre o gps e as placas de quilometragem. Encontro alguns amigos do Namiuti nos saudando no Vidigal, com a cara cheia de cana. Cheers meu camarada, lembrei de você por ali. Saimos todos numa bela foto do jornal OGLOBO, procure onde está Wally.



Logo a frente, começamos a descer o morro e ouço uma voz dizendo: Grande Ricardo!!! Era o Gilmar, da ACORJA de Recife, o corredor/fotógrafo. Ele abre a pochete e diz, trouxe algo para você. Eu já sonhando com uma rapadura do Recife...infelizmente não era. Sacou a máquina fotográfica e tirou uma foto minha. Valeu meu amigo, ficou ótima!! Na próxima, a rapadura vem junto.  Parabéns pela bela foto e pela excelente prova. Uma pena não nos encontrarmos no final.

Foto By Gilmar

<recado ao CEO> O Gilmar é Baleias!! Simpático, alto astral, gente muito boa! Manda um manto pra ele </recado ao CEO>

Chegamos ao Leblon, e ali o tumulto começa a se dissolver,  aumentamos  o ritmo. O povo estava vibrando muito, isso é coisa rara no RJ (devem ser turistas). Isso era km 4... a partir dali, água farta e gelada a cada 3km. O Arpoador chegou muito rápido, ainda estava na cola do coelho. Apesar do sol, Copacabana estava nebulosa, foi bom pois não consegui visualizar o hotel da princesa Isabel, onde viramos para Botafogo. Até lá, algum chão a percorrer. O Lino apertou o passo, olhava para trás para ver se eu o seguia, e com esforço ia na cola. Passamos nos 10k com 56 minutos, estava dentro do previsto. Eu ria sozinho da mão do coelho me chamando, no melhor estilo Matrix, na luta entre Neo e Ag. Smith. O coelho sumiu e não deu para seguir mais o white rabbit após o 12k.

O ritmo estava na boa, na casa de 5:20 e eu estava muito bem. Na princesa Isabel tudo nos conformes. Correndo com alegria. Primeiro túnel e chegamos no Rio Sul. Naquele ponto o caldeirão do Aterro começa a mostrar seu vapor, mas por capricho da Natureza, ao sair do túnel, uma névoa nos brinda, era o que precisava. Passa o segundo túnel e agora o Flamengo. Cruzo por uma Baleia caminhando pela orla, sem compromisso, apreciando a bela paisagem. Grito para ela, era Myrta!! Que surpresa agradável!! Isso me deu um super gás para encarar o pior trecho que se aproximava.

Ali perto da praça do índio, a chegada dos corredores pela esquerda não me desestimulou como nas últimas edições. O ritmo caiu um pouco, faltavam seis quilômetros, e se fizesse-os em ritmo papai papudo (a ele aí novamente Leo!), chegaria com 2hs cravado. Estava tão concentrado que nem vi o posto de água, por ali e esse erro custou caro, pois era o ponto de ingerir um gel. Só fui tomá-lo no km 18, lá no monumento dos pracinhas. Dali pra frente, se retomasse o ritmo de 5:20 chegaria sub-2h. Estava bem, e topei o desafio. Faltava só um retão de 3km. Como diria um professor: Força, garra, raça, saaaangue!! E acabei bem, inteiro, cravando um 1:59:57 sem caminhar 1mm, conforme lembra Guilherme Maio, o botafoguense paulista.

Encontrar alguns Baleias reunidos no final foi muito bom. Ser Baleias não é apenas vestir GG, king size, etc...mas ser simpático deve ser pré-requisto né não Miguel?? Essa galera reunida no RJ demonstrou isso. Aguardamos o trabalho do diretor de Artes Baleias hein. Rever Tinil (the-flash) e Monteiro (o cara é rocha mesmo, fez um tempaço e lutando bravamente com sua hérnia. Parabéns The Rocks, você já é meu herói). As nossas simpáticas Myrta (já conhecia de PoA, uma Paraguaia autêntica!! Adeus Sandra Bullock, Miss Simpatia é Myrta!) , Aline (primeira dama maratonista, da sede mundial) e Lia (segunda dama maratonista, de Fortaleza). Prazer em conhecê-las!! Papo vai e papo vem, e Tinil me pergunta qual a próxima. Olho para Myrta e digo: Maratona do Paraguay!! Ela abre o sorriso e diz em primeira mão que a data está agendada, será 14 de agosto de 2011.

Meu melhor tempo nessa prova era 2h14m. Uma melhora de 14min não foi nada mal. Agora só resta uma prova engasgada, Namiuti, manda o santo de Guará colocar as barbas de molho que chegarei ai (acho que somente em 2011). Agradeço aos amigos por me proporcionarem mais um momento mágico nas corridas de rua! Até a próxima!! E ainda não sei quando e onde será.

13 comentários:

  1. Ricardo,
    Belo relato. Foi isso mesmo, uma muvuca na subida da Niemeyer, ali se perde muito tempo. Um luxo, correr com coelho! Diminuir 14 minutos em uma meia é sinal que os treinos foram levados a sério, você está muito bem. Já imaginou você carregando uma rapadura até o final da prova? Fico devendo essa iguaria regional para a próxima competição. Onde? Aguardo notícias!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Hoffmann.
    Resultado expressivo e muito merecido.
    Que maravilha de relato e de performance.
    O botafoguense paulista em questão está tirando o time de campo. Acho que não corro mais este ano. "Arrumei" uma tendinite...
    Bom fim de semana para você, camarada.
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir
  3. Ricardo, muito boa a festa de vocês! A representação Baleias no Rio de Janeiro esteve em seu melhor nível. Agora é tentar a maratona sub 4, outra pedreira! Abraço. Miguel Delgado.

    ResponderExcluir
  4. Que isso, garoto Juca? Baixar 14 minutos numa prova é uma ma-ga-vi-lha! Vou alugar um manto sagrado Baleias qualquer dia desses pra ver se consigo fazer isso também...

    Parabéns pela bela prova, pelo grande resultado sub-two e pelo texto melhor ainda! Valeu pelas citações. Você sabe que eu tenho amigos em todo lugar, no Vidigal então, ih, nem se fala...

    O nosso Frei Galvão esse ano até te dá uma licença-paternidade, mas te espera em 2011 pra desengasgada final. Enquanto outras não ficam engasgadas. Se não ficarem, qual é a graça, afinal?

    Abração!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Ricardo pelos 14 min. a menos nessa prova.
    Bjos,
    Dani

    ResponderExcluir
  6. Aêêê, Hoffmann!! Parabéns, cara! Sub 2h na Meia-Maratona é uma conquista e tanto. Agora, sub 2h na Meia do Rio de Janeiro não é para qualquer um. Significa que seu preparo está realmente bom, pois é uma prova com muita dificuldade. A começar pelo horário, 9h da manhã, com o sol queimando nossas cucas, e logo de cara a subida da Niemeyer com o quê, uns 4 ou 5 quilômetros? Punk! Depois é a temperatura esquentando e torna-se também um exercício psicológico, talvez mais que físico. Sua conquista é de tirar o chapéu! Abraços, @JoelMaratonista

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, prezado amigo Ricardo! Excelente resultado, que se percebe na alegria e descontração do relato. Pode comemorar à vontade, você merece. Sub, é tudo!

    ResponderExcluir
  8. oi, ricardo!!!

    parabéns!!!
    que feito!

    além de fazer sub-2h, ainda fez isso baixando 14min! parabéns! em dobro!

    bjs
    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Ricardo!! Acho que o manto coral estava encantado, também arrumei um coelho que me conduziu a 5:30 min/km até o km 15, depois disparou. Aí foi só manter o ritmo até o final. Fechei com 1h58m. Cheguei no Belmonte alguns minutos depois que você tinha saído!
    Abs!
    André Ribeiro

    ResponderExcluir
  10. Depois que foi para a Equipe Baleias vc esqueceu dos seus amigos da ACORUJA né...kkk...Parabéns Hoffman pela bela performance na Meia do Rio...Cara pelo que to vendo nos blogs dos amigos to vendo que todos conheceram a Ivana Dona D, so eu nao conseguir ver ela...E por isso que eu evito o tumulto da largada e chego cedo, fui uns dos primeiros a largar e nao peguei tumulto.

    Mais uma vez Parabéns Baleias!!!

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  11. Hoffmann, sensacional, meus parab´nes em 2011 estarei nessa festa.abcs

    ResponderExcluir
  12. É meu amigo que bela jornada!
    Quem sabe em 2011 estarei apto para estar com vcs.
    Um grande abraço
    Marildo Nascimento
    www.4corredores.com.br

    ResponderExcluir
  13. Caro Hoffmann.
    Isto que é desempenho. Num futuro muito longínquo eu chegarei nesse pique aí. Sigo na minha batida. Mas a emoção, alegria e entusiamos, estes sim, já é do tamanho Baleias. Muito bacana seu post. Parabéns efusivos porque você os merece.

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar aqui seu comentário. Boas corridas!!