sábado, 18 de setembro de 2010

Operação Portuga

Acabo de ler o livro Operação Portuga: Cinco Homens e um Record a ser Batido, do Sérgio Xavier, editor das revistas Placar e Runners Brasil.

Para um empresário, atleta amador como muitos de nós, cravar o tempo de 2:43:50 ao concluir uma maratona, é um feito extraordinário. Isso foi em 2006, na maratona de Chicago, quando o Portuga estava com 43 anos.

O livro não é sobre corridas, é sobre vidas. Conta a história de três desafiantes (Lelo, Guto e Tomás) a baterem o tempo do Portuga, tirando-o do pedestral em que se encontra desde 2006. Todos também atletas amadores, e cada qual com história de vida fascinante.

É impossível não se emocionar ao ler esse livro. O Sérgio é craque na área, e conduz a trama de forma a você não desgrudar do livro enquanto não terminar a última página. Leitura altamente recomendada!!

O meu exemplar está indo agora para Goiânia, e será devorado pelo amigo Baleias, Tinil, maratonista de escol. Tenho certeza que o Tinil, após lê-lo, vai buscar beliscar o Portuga. Segue sinopse:



Este não é um livro sobre corrida, embora se passe entre treinos e competições. É sobre gente, um tipo muito especial de gente. O esporte é o pano de fundo, mas o que está em jogo é mais do que isso. São histórias de competição, superação e camaradagem. Em outubro de 2006, o empresário Amílcar Lopes Jr., o Portuga, realizou o feito de completar a Maratona de Chicago em 2 horas 43 minutos e 50 segundos. A marca, extraordinária para um amador, fez dele conhecido no circuito dos corredores de rua de São Paulo. O circuito das maiores maratonas do mundo - Berlim, Boston, Chicago, Nova York e Paris - é o cenário escolhido para a busca por novos recordes. Lelo, Guto e Tomás correm o mundo, literalmente, para derrubar o Portuga. A esse grupo junta-se mais tarde Felipe Wright e sua obsessão em terminar uma maratona abaixo de 3 horas.

Boa Leitura!!!

3 comentários:

  1. Ricardo,
    Valeu pela dica. A idéia parece boa, colocar a corrida como contexto para contar suas histórias. Vou ler assim que finalizar o semestre lá na universidade.
    Gilmar

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar aqui seu comentário. Boas corridas!!