quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Intervalados Avançados no Garmin

Com exceção do Valter Ide (nosso mestre Yoda no Garmin) e uns três gatos pingados, a maioria dos usuários do Garmin não aproveitam (por desconhecimento mesmo) muitas opções legais que ele possui.

Hoje, sem querer, descobri a pólvora os intervalados avançados. No relógio (405), eles são acessados em  Menu-Training-Workouts-Advanced, após serem transferidos para o relógio pelo Garmin Training Center (GTC). Isso mesmo! Costumamos apenas usar a transferência no sentido relógio-computador. Mas a comunicação computador-relógio tem muitos recursos a serem explorados.

Meu primeiro intervalado criado nesse esquema foi o seguinte: (obrigado pelo treino Xará!)
25 min aquecimento;
4 x (100m Forte / 300m Leve)
5 min trote
4 x (200m Forte / 200m Leve)
5 min trote
4 x (300m Forte / 100m Leve)
15 min trote

Para isso, no GTC, clicamos no botão Exercícios. A partir dai, a interface é bem intuitiva, e o help do programa ajuda bastante. Com isso, consegui criar o intervalado acima conforme ilustra a figura abaixo.


Um detalhe a ser atentado é a opção de usar as repetições (botão ++), pois os exercícios possuem limitação de apenas 20 etapas (laps) a serem criadas. No meu exemplo acima, usei 7 etapas, três das quais com repetição.

Após criado o treino, basta clicar no botão "enviar ao dispositivo", e o treino será gravado no caminho Menu-Training-Workouts-Advanced. Atente que os treinos que já existiam por padrão no training center também serão transferidos, dai recomendo excluir os treinos padrão da garmin antes de transferir.

Gostei muito desse esquema, e agora o brinquedo ficou mais advanced. Legal que a cada  lap, o relógio apita antes para avisar que está chegando ao final da volta (se a volta for baseada em distância, quando faltar 10m para o fim é alarmado, se a volta for baseada em tempo, 5 segundos antes do final da mesma). Como pode ser visto no treino acima, o intervalado é baseado em tempo e distância, e nas opções Menu-Training-Workouts-(Simple ou Interval) do relógio, esse tipo de combinação não é possível, apenas no modo advanced, através do GTC. Além disso, você poder dizer para cada volta, qual é seu objetivo.

Qualquer dúvida nesse processo, entrem em contato. O próximo recurso a ser explorado será os percursos (lembro do Valter colocando o percurso de NY)!

Agora vamos ao treino propriamente. A princípio, eu subestimei, achei que seria tranquilo. Mas não foi o que aconteceu. Quem conhece Rio Bonito, sabe que o buraco de ozônio é exatamente em cima dessa cidade. Comecei às 17:50 e ainda assim estava feia a coisa. Mas fiquei feliz com o desempenho nos intervalados. Consegui até um pace abaixo de 4min/km (nunca visto na história desse País) num dos tiros. A última lap de 15min de trote foi um treinamento para réptil, literalmente rastejei.

Agora sim, aproveitem melhor o brinquedo que está em suas mãos.

14 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Hoffmann,

    Eu sou apenas um...usuário de Garmin que ajuda os demais...rs
    Obrigado pelo elogio mas hoje quem merece ser elogiado é você por mais esta dica. Parabéns!


    Abç

    ResponderExcluir
  3. Tá de brincadeira, corredor? Rodando abaixo dos 4'/km no começo do ano! Eu é que não aposto nada com você nessa temporada, hehehehe...

    Parabéns pelo treino e valeu pelas dicas. Por enquanto ainda não cheguei nessa fase dos intervalados, mas, favoritei o post pra usar no devido tempo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Boa Hoffmann.

    Não sei se vc já o fez, mas no TC vc tb pode customizar a faixa de cada pace a programar (as zonas, no bom sentido é claro). Assim, o pentelho do garmin fica apitando se está mais lento ou mais rápido do que o desejado. Desnecessário dizer que estou sempre mais lento...

    Abs,
    Shigueo

    ResponderExcluir
  5. E aí Hoffmann! Meu, lendo esse post, um dia, quem sabe, quando eu tiver um garmin, parece que antes terei que fazer aulas de computação, inglês, matemática e etc!!! Caraca!
    Abraços!

    Felipe de Souto

    ResponderExcluir
  6. oi, ricardo!!!

    nossa, voei legal rssssss
    não entendi nadica de nada, mas vou deixar pra pedir as explicações quando eu tiver o meu garmin (meu sonho de consumo pra 2011 rsssss)...
    se bem que fiquei até com medo agora rsssss
    não é só apertar um botãozinho e sair correndo não? kkkkkkkkkkkkkkkkk

    muitos treinos legais pra você!
    tá arrasando!

    bjs
    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Você tá voando, hein, Padowan?
    Desse jeito vai deixar o vovô Antônio cansado! (risos!)
    Parabéns pelo treino, Hoffmann!
    Bom 2011 para você.
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Hoffmann! Desta vez, passei a perna em você! Não no ritmo de 4'/km, lógico! Rsrsrs. Eu já fiz 2 intervalados com o Garmin! Funciona, mas ainda estou meia desconfiada do "relógio"! Acho que a convivência com mineiros me deixou assim! Kkkkk.
    Bem agora, vou tentar resolver o cubo mágico! Rsrsrs. Bons treinos!

    ResponderExcluir
  9. Ei Hoffmann, meu nome é Fabio e moro em Vitória/ES onde treino com a equipe de corrida patrocinada pela empresa que trabalho. Assim com eu, outros colegas da equipe que também possuem o Garmin 405 e ficam me sacaneando só porque eu li todo o manual e sei duas ou três funções além do relógio e o GPS (hehehe).
    Bom, que alívio que vou poder trocar umas idéias com alguém que parece também ter lido o manual (vc leu, né?).
    Na verdade seu post veio bem na hora em que eu estava programando no GTC uma sequência de 4 semanas de retorno aos treinos após um período de uma pequena lesão no joelho direito.
    Hoje, durante meu treino lembrei de uma dificuldade que tive durante a participação das 10 Milhas Chocolates Garoto que acontece todo ano aqui no estado (recomendo). Dentre as telas que programei para se alternarem durante o treino não consegui configurar meu Garmin para que o tempo total do treino ficasse registrado. Isto é, a cada nova etapa da programação do treino o cronômetro é 'zerado' e inicia-se uma nova contagem de tempo, como se fosse pressionado o 'lap'.
    Imagine o meu desespero após terminar as 10 milhas querendo saber qual tempo havia feito na prova e não conseguindo visualizar simplesmente pq o suor dos dedos não deixava o aro funcionar eficientemente (a propósito, outra falha que encontrei nesse brinquedinho incrível).
    Deixando de blá-blá-blá, gostaria de saber se você, ou seu amigo Valter Ide, já passaram por este problema com a totalização do tempo para treinos intervalados.
    Bons treinos.
    Fabio Arrebola
    farrebola@gmail.com
    Vitória - ES

    ResponderExcluir
  10. Oi Fábio

    Vc já configurou o campo para que aparecesse o tempo total? Me parece que o seu esta configurado para lap...

    É só ir em menu, definições, campos dados, Treino 1 ou 2 ou 3 e escolher nesse campo "hora", que é o dado que mostra o tempo total do percurso, desde que o cronômetro foi iniciado após ser zerado.

    Espero que tenha conseguido ajudar..

    Abs,

    Eduardo Arruda

    ResponderExcluir
  11. Ricardo. muito legal o seu treino!!! Mas eh o advanced do advanced! hehe Ficou uma duvida... vc aquece andando, trotando...?
    Eu corro faz tempo, mas sempre ligo o botão correr e paro qdo dá de 10 a 15km. sempre! Sem tática ou estratégia nenhuma. To com uma garmin 405cx, vou ver se copio uns treinos seus!
    continue postando... abraço

    ResponderExcluir
  12. Eduardo M, me manda um email. Vide contato acima no blog.

    ResponderExcluir
  13. Prezado,
    Não entendi nada...
    Seguindo dicas - inclusive as suas, bem legais - inseri no sistema da Garmin 3 exercícios...
    E os transferi (supostamente) pro meu 405CX...
    Mas ele só me exibe 1 deles, os outros... pfuuuu
    Sumiram...
    Vc teve essa dificuldade?
    Valeu
    Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, deixa um mail para contato. Não tive esse problema apontado por você.

      Excluir

Obrigado por deixar aqui seu comentário. Boas corridas!!