terça-feira, 25 de março de 2008

Músculos e Sentidos

Há quem pense que a corrida apenas desenvolva a parte física. Mas a parte psicológica também pode, e deve ser trabalhada nessa atividade.

Aproveitei o treinão de subidas do fim de semana para exercitar, além da resistência e fortalecimento dos músculos, os cinco sentidos.

Meu grande amigo JJ, desbravador de trilhas e montanhas do Norte Fluminense, diz com propriedade: "A Mata fala... você precisa saber escutá-la."

Escutei a voz dela diversas vezes: no canto dos pássaros, na correnteza do rio, na saudação das pessoas moradoras do local (falavam como se nos conhecessem há anos! Muito legal essa simplicidade das pessoas do interior), no vento roçando as folhas das árvores...

A visão foi estimulada com as belas paisagens...


O olfato, com o perfume dos lírios do campo (inesquecível!!) e o forte cheiro de jaca. O cheiro de bosta de boi também foi registrado (há quem curta).



O paladar, com a penca de banana prata que devoramos. :) Afinal, precisamos de potássio para não dar cãimbras nas subidas.



Por fim, o tato, não com as mãos (como muitos associam esse sentido), mas com os pés, sentindo a alteração nos diferentes terrenos que corríamos.

Nada contra quem curte correr com MP3... mas que perdem simples prazeres como os citados acima nos seus treinos, a perdem.

No próximo post, a chegada na cachoeira. Até lá e boas corridas!!

2 comentários:

  1. Olá Ricardo, foi com gde prazer que recebi seu relato, visitarei o seu tb..rs...sabe correr é divino e vc deve saber disso, so que ultimamente vivo cheio de dor,,,acho que se eu fosse um passaro com certeza serio um condor.A gente se ve num desse km da vida...abraços..Regis

    ResponderExcluir
  2. Ricardo, este seu relato ficou D+... a natureza faz toda a diferença. Você poder treinar a parte física e juntamente com a mental... é para lá de maravilhoso.

    Teve até post de alimentação, com babana ?!?! :o)

    Um grande abraço,

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar aqui seu comentário. Boas corridas!!