domingo, 25 de maio de 2008

Colocando a meia nos pés: parte IV

Retomo a série de treinos longos preparativos para estreiar na meia maratona em 29 de junho. Agradeço antecipadamente as dicas dos amigos Fábio Namiuti e Wladimir com relação ao cuidado com o amortecimento nas provas longas.

Tenho mesmo que me preocupar com o assunto, pois ainda estou precisando mandar uns 6kg pra rua para ficar com o peso ideal. Tenho certeza que não chegarei a estréia com o peso que desejo, afinal eliminar 6kg em um mês é osso. Mas farei uma dieta até lá...

O treino do sábado foi de 20km (minha maior rodagem até agora). Terminei muito bem, inteiro, cheguei a visualizar o km final daquela reta interminável do aterro, e deu vontade de percorrer o km faltante...já ouvia até a força da galera gritando (tá chegando! Apenas 1 km! FORÇA!). Posso dizer que a meia está sendo bem calçada.

Mais uma vez, peço a ajuda dos amigos mais experientes com relação aos próximos treinos longos. Ainda terei os do dia 1, 8 e 15 de junho. Gostaria de saber sugestões de quanto percorrer nesses treinos. Pensei em fazer 20k, 18k e 16k respectivamente, o que acham?? Sendo que no dia 15 correrei 10k da Ecorun pela manhã.

Muito obrigado pelos ótimos conselhos, pela força, e por passarem por aqui.

Boas corridas!!

22 comentários:

  1. Ricardo,
    Parabéns por mais um treino de 20 k realizado !
    Força lá na Meia, que você tirará de letra !
    Obrigado !
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo,parabens pelo longao... 20k ... a meia já esta na agulha....

    Com relação a dica... te digo para fazer 22 ou 23k...

    abc

    ResponderExcluir
  3. Guilherme, obrigado pela força! Abração.

    Wlad, valeu a visita e a dica, t+

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo... muito obrigado pelo seu comentário lá no blog.

    Com certeza foram vários coelhos...

    Cara vamos fazer um longo neste final de semana ?????

    Me manda um email...

    ResponderExcluir
  5. Olá Ricardo! Valeu pela força, tenho certeza que vai encarar muito bem a 1/2 maratona! Quem sabe em 2009 não possa estar na Maratona de PoA ao nosso lado!

    ResponderExcluir
  6. Grande xará! Pela minha programação, pretendo fazer alguns 21 antes dos 42. Acho que ainda não será em 2009, vamos ver. Abração

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ricardo:
    Obrigada pelo post. Vê se aparece por aqui, também! Rsrs. Conheci os seus colegas conterrâneos! Foi muito bom! Força aí nos treinos! Eu também estou aqui me esforçando! Se puder, procure um nutricionista ou um nutrólogo, pois ajuda bastante, inclusive para não ficar gripado ou coisa parecida depois de uma prova longa! Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Valeu, Ricardo, obrigado por conferir o relato da prova de ontem e pelo novo recado deixado lá no "arquivo".

    Parabéns pelo treino de 20 Km ! Estou certo de que você também vai fazer uma excelente estréia nas meias, o que vai ser muito merecido pelo seu esforço e dedicação aos treinos.

    Acho que a sua programação de treinos longos está legal, mas vou te dar uma sugestão: como ainda faltam praticamente cinco semanas, por que não tentar fazer um treino com uma distância igual ou superior aos 21 Km ? A planilha da maratona não prevê fazer um treino de 42 Km antes da prova, a gente vai "comendo pelas beiradas", pra chegar no auge no dia da prova. Mas no caso da meia, principalmente em se tratando de uma primeira, acho que seria válido tentar igualar a distância nos treinos, até pra ganhar confiança e chegar no dia sem aquele "ponto de interrogação" na cabeça, sabe como é ?

    Lógico que isso é só uma dica, falo isso baseado na minha experiência própria e não em nenhum conhecimento teórico de preparação física. Você deve ter notado no meu relato dessa prova de 25 Km que o fato de já ter feito distâncias maiores em treinos me deu mais tranqüilidade. Fica aí então a idéia para ser "burilada", conversada com outros corredores e até, se for o caso, contestada.

    Um abraço, bons treinos e boa semana !

    Fábio

    ResponderExcluir
  9. Olá Mayumi, valeu a dica! Pretendo aparecer em SP qq hora, me aguarde. Parabéns pela prova e pelo relato.

    Fábio, seu CV demonstra a experiência adquirida nesses km debaixo dos pés. Gostei da idéia. O Wlad sugeriu 22 ou 23, então vamos na média o que daria em torno de 21,5 :) 400m a mais da 1/2. Abração e boa semana!

    Alguem dá mais?? dou-lhe 1, dou-lhe 2....e

    ResponderExcluir
  10. Olá Ricardo tá mandando bem hein parabéns pelo longão. Olha o ideal é que faltando duas semanas para a meia vc não faça mais longão, só mantendo os treinos diários. Outra coisa também não vai fazer uma dieta radical para perder os 6kg deixa ir perdendo naturalmente,sabe pq, pq tem gente que faz dieta radical e deixa o corpo livre sem vitaminas e ai entra as infecções. Outra coisa também se hidrate bem e o ideal também é que vc faça no minimo 5 refeiçoes no dia e dois ou tres dias antes da meia coma um pouco mais não muito nas suas refeicoes macarrão, mais não coloque muito molho hein...Olha agora uma dúvida, mais como eu disse para o Nadais sem querer provocar qualquer polêmica ou discussão,pq quando as pessoas estão vindo auqi deixando msg vc responde aqui mesmo no seu blog e não vai nos das pessoas que mandaram msg para vc, foi como eu disse eu não quero discussão eu só estou lhe dizendo isso, pq se vc ficar respondendo aqui vc pode perder informações sobre corridas e não lhe ajudar é esse meu ponto de vista.
    E tá chegando hein, está tudo pronto para eu desembarcar no RJ dia 28 e também tá chegando o dia 29 Junho.
    Um abraço e boas corridas.
    JC
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Jorge, obrigado mesmo pelas dicas de treinamentos e alimentação. Muito boa vontade de sua parte em ajudar os iniciantes, por isso seu hall de amigos ser muito grande.

    Com relação as respostas por aqui no próprio blog, é justamente para manter um histórico e as pessoas que visitam poder entender o que se passa.. se eu respondesse em cada blog separadamente, as respostas ficariam sem sentido para os demais que visitam os blogs dos amigos, entendeu o motivo?? Seria como estivessem lendo uma resposta sem saber qual era a pergunta. De forma alguma isso é polêmica.
    Eu visito todos os blogs de minha lista, diariamente, daí estou sempre informado do que está rolando com cada um (por isso q está escrito na pagina de links visitas diárias obrigatórias :).
    Bom retorno ao RJ, nos vemos em breve. grande abraço

    ResponderExcluir
  12. Agora sim tá explicado, valeu meu amigo Ricardo.
    Um abraço e bons treinos,
    JORGE

    ResponderExcluir
  13. Grande passaro
    Parabens pelos 20K ainda chego la. Fiz 15K na ultima 5a. (feriado) e finalizei inteiro, no final de semana vou fazer mais longo de 15K.

    E a ECO RUN, qual é a meta ? 50 minutos ?

    O Departamento Medico não liberou o Alcimar para a ECO e 1/2, ele so volta em agosto :-)

    ResponderExcluir
  14. Fala Renatão, blz? Parabéns pelo treino de 15k, estamos no caminho. Ecorun será diversão, nos vemos lá tb. O que ouve com Alcimar?? Pressão alta? o cara estava voando baixo.

    ResponderExcluir
  15. Caro, Ricardo...

    A minha modesta experiencia diz que para preparar uma meia maratona no que diz respeita aos treinos longos eles nunca devem exceder essa distância. Penso que se fizer longos de 15 km é suficiente. O que o meu amigo pode, e permita-me a sugestão, é durante esses 15 km...fazer por exemplo 2x3 km ao ritmo que pretende correr a meia-maratrona. Talvez entre o 4º. e o 7º. km e depois entre o 10º. e o 13º.! Mas a dica mais importante que lhe posso dar é que escute os sinais do corpo e se estiver a sentir cansaço nos treinos, o melhor mesmo é abrandar o ritmo. O descanso é uma componente do treino, muitas vezes ignorada!

    Mas amigo, continue...que vai no caminho certo!

    Abraço

    José Capela

    ResponderExcluir
  16. Capela, sua experiência nessa prova é excepcional, bem como sua busca pelo record pessoal. Gostei da dica, muito obrigado!

    ResponderExcluir
  17. A minha opinião é a mesma do Capela, 15 / 16 km está de bom tamanho. Lembre-se do desgaste físico que os treinos causam.

    ResponderExcluir
  18. Valeu X, dica de maratonista que vai entrar no índice da Contra-relógio é pra se respeitar tb. Grande abraço

    ResponderExcluir
  19. Ricardo,

    Parabéns!!!

    Continue assim traçando seu caminho para o sucesso na meia.

    Abraço,

    Paulo
    http://www.e-corredor.com.br

    ResponderExcluir
  20. Valeu Paulo, e vc, vai estreiar nessa tb? Abração

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar aqui seu comentário. Boas corridas!!