quarta-feira, 18 de junho de 2008

Disciplina

O que lhe vem a mente ao ouvir essa palavra? Para mim é imediato, o povo japonês. São disciplinados ao extremo. Basta ver o ressurgir das cinzas, da situação de devastado no pós-guerra para potência mundial em menos de 50 anos.

Como estamos no ano do centenário de comemoração da imigração japonesa no Brasil, dedico esse post aos amigos corredores Japas: Mayumi, Fábio Namiuti e Léo Hacidume.

Ontem a disciplina foi posta em prova. Um frio de doer (manda as luvas Mayumi rsrs), preguiça, vontade de ficar em casa debaixo da coberta assistindo um bom filme... luta mental: o que uma rodagem de 10km traria de benefício para meu objetivo de correr a meia maratona no final do mês?? Lembrei da disciplina dos Japas, coloquei o casaco e fui rodar.

Valeu a pena! O treino foi muito agradável, apesar do frio. Nunca suei tanto.

Mais uma batalha vencida! Que venha a próxima.

Boas corridas!

18 comentários:

  1. Oi, Ricardo:
    Muitíssimo obrigada pelas palavras! Olha, a garra dos nossos ancestrais eram bem mais fortes que as nossas. Hoje, temos muitas facilidades, por isso, não somos nem a metade do que eles eram. Digo isto para todos os povos que para aqui imigraram, sem saber onde iriam, nem sabiam como era o lugar, não falavam e nem entendiam nada do que lhes eram falado... hoje, a gente sabe até comprar luvas para o frio! Kkk. Um brinde! Kanpai!

    ResponderExcluir
  2. Olá Mayumi, parabéns!!! Como postei no seu blog, foi baita coincidência, pois não sabia que a data oficial da imigração era justamente hoje! Um Brinde!! Por falar em brinde, hahahaha tenho uma amiga que foi casada com um japa e morou no japão um tempo. Na primeira festa da empresa, todos estavam brindando, e vinham brindar com ela e ela falava Tim tim, como falamos aqui no Brasil...os japas olhavam espantados pra ela, pois tim tim lá significa outra coisa rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Ricardo,
    Excelente post. Parabéns.
    Congratulações por sua superação, muito bacana ler um relato como o seu.
    Felicitações para nossos colegas-corredores nipo-descendentes!
    Grato,
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela visita Guilherme. Nossos camaradas Japas estão mandando muito bem! Abraços

    ResponderExcluir
  5. Curioso você falar em disciplina, meu amigo Ricardo, justamente no dia posterior à maior indisciplina que eu já cometi na minha "vida esportiva".

    Ontem à noite, "cansado" de só fazer corridinhas curtas e depois de ter perdido uma semana inteira de treinos (e inclusive o mais importante deles, o último longão antes da maratona), decidi sair pra fazer um "longuinho" de 19 Km. Totalmente fora da planilha e absolutamente contra-indicado faltando apenas 12 dias para a prova. Mas que delícia que foi ! Estava sentindo muita saudade de correr uma distância mais longa assim e até com medo de ter perdido o fio da meada, sabe como é ?

    Pois então. Obrigado pela homenagem e pela citação, mas realmente sou obrigado a me "incluir fora" dessa. Além de ser um japa que não come sushi (só se ele for de calabresa enrolado com bacon), disciplina aqui passou longe. Mas meu amigo, aqui pra nós: como é bom de vez em quando transgredir regras e fazer simplesmente o que se está a fim. Como diz aquela propaganda velha e batida, tem coisas que não têm preço.

    Um abraço !

    Fábio

    ResponderExcluir
  6. Kkk! Nunca brinde deste jeito! Bons treinos! Até mais!

    ResponderExcluir
  7. Fábio, que bom que conseguiu fazer o treino longo (o último??) e não perder o fio. Parabéns! Shushi de calabresa c/ bacon foi d+, está mais para Arroz à Carreteiro rsrsrs. Mesmo vc sendo um japa paraguaio, made in taiwan, e que se diz indisciplinado, você é uma grande figura, e que tem nos ensinado muito. Grande abraço.

    Mayumi, sempre que brindamos algo por aqui com essa amiga, caímos na gargalhada com essa super gafe..como essa questão das palavras em outros idiomas é emblemática! Valeu!

    ResponderExcluir
  8. Ola Ricardo, td bem...
    obrigada pela visita.

    Tbm estou te incluindo no meu blog... e sempre q puder darei um passadinha por aki, mesmo q não consiga comentar...

    T+

    ResponderExcluir
  9. Gafanhoto!

    Estás também no caminho certo para te tornar um Samurai, ou pelo menos um Ninja.

    :))

    Grande abraço e até dia 29 na estréia da meia!

    Paulo.
    http://www.e-corredor.com.br

    ResponderExcluir
  10. Caro, Ricardo!!!

    Frio, calor, chuva ou sol, só é desculpa para não correr, para os 'curiosos da corrida'! Agora para o meu amigo atleta, essa não!!!!

    Se eu treinasse quando fizesse frio, aqui em Portugal estaria 3 meses sem treinar!!! rsrsrrsrs

    Força aí amigo!!!

    Abraço

    José Capela

    ResponderExcluir
  11. Caro Ricardo

    Frio, calor, chuva ou sol, só é desulpa para não correr, para os 'curiosos da corrida! Mas o meu amigo é um atleta, essa não!

    Seu eu não treinasse quando faz frio, aqui em Portugal estaria 3 meses sem treinar! rsrsrsrsrsr

    Farça aí amigo

    Abraço

    José Capela

    ResponderExcluir
  12. Paulo, tô muito longe dessa galera oriental...mas estou me esforçando. Até lá.

    Capela, atleta??? onde?? Atleta aqui é você! Rapaz, aqui no Rio de Janeiro é calor o ano todo. Quando faz 20 graus, os casacos saem do armários, senão não os usamos durante o ano rsrs. Força aí na quebra do record pessoal!! Eu vou ter record pessoal na meia maratona dia 29, pois é minha estréia na distância rsrsrs. abraços

    ResponderExcluir
  13. -------\\\\|/---------
    ------(@@)-------
    -ooO--(_)--Ooo-
    Amigo Ricardo Parabéns pela iniciativa de homenagear os japoneses e realmente nós temos que ter disciplina sim ainda bem que o espirito da corrida lhe fez colocar um casaco e ter ido treinar. Ahhh nós aqui no Rj não sabemos o que é frio tá, quero ver vc ir fazer um treino no sul, lá é brabo e eu pude constatar isso a 2 anos atrás quando fui a Canoas e Santa Maria - RS lá estava fazendo muito frio mesmo e como eu não tinha levado casaco para treinar eu fiz um bom aquecimento dentro do alojamento e fui treinar o braço ficou cheio de foliculos de gelo é mole.
    É uma pena que não vai fazer a maratona e com certeza vcs chegarão na nossa frente o pessoal da meia mais mesmo assim nos espere no aterro hein.
    Desejo tudo de bom e boas passadas.
    Um abraço,
    JORGE CERQUEIRA
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Valeu pela citação, Hoffmann!!
    Belo texto!!!
    Abs!!

    ResponderExcluir
  15. Leo, agradeço a visita! E vamos brindar com os outros japas no dia 28! Abração.

    X, ainda não faço parte da equipe, mas o farei em breve. Valeu!

    ResponderExcluir
  16. Jorge, aqui no RJ a gente brinca de sentir frio.. afinal temos que usar nossos casacos, do contrário fica com cheiro de naftalina no armário. Boa maratona! Nos vemos no aterro.

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar aqui seu comentário. Boas corridas!!