quarta-feira, 16 de julho de 2008

Corri de Coturno

Fiquei impressionado na última corrida dos fuzileiros ao ver os militares correndo de coturno. Aquilo parece ter um peso impressionante. Daí, comentando com amigos, me disseram que alguns deles são bem mais confortáveis que muitos tênis de corrida.
Ontem também corri de coturno. Acostumado com a leveza quase pena da Asics e da Sprint, coloquei na pista o novo Mizuno Creation 9. Tenho a versão anterior dele e gosto muito, mas a versão atual está um chumbo só. Como foi cavalo dado, não se olha os dentes.

O primeiro km foi sofrível, literalmente me arrastei, parecendo correr em areia de praia. Pensava estar num ritmo horroroso e qual foi a surpresa ao saber que fiz em 6min o primeiro km. Duas coisas me vieram a mente... a primeira, o comentário da Mayumi sobre sua prioridade em aumentar a distância e não se preocupar com o tempo (tb penso assim), e a consequência natural do tempo diminuir na medida que ganhamos resistência e fôlego, estou sentindo isso na pele. A segunda, como aconteceu com o fiel escudeiro, a minha possível expulsão da Irmandade dos Pangarés, pois é uma audácia de minha parte pensar estar se arrastando com um pace de 6min/km.

Continuei no combate, e a partir do terceiro km, estava acostumado com o lastro no pé. Pensava nos comentários da galera que correm a Fila Night, que dizem voar ao sair da areia da praia e pegar o trecho de asfalto... Pretendo continuar correndo com o coturno nessa semana, para também, quem sabe, voar baixo quando colocar o sprint para correr a prova da Petros.

Tirando o problema do peso, tanto do tênis (talvez seja exagero meu, por estar acostumado com tênis muito leve) quanto de minha pochete natural na região abdominal rsrs, o Mizuno é bem confortável, e o amortecimento é muito bom. O preço dele aqui no Brasil que é um absurdo! Caso tenham mais impressões, comentários são bem vindos.

Boas corridas!!

25 comentários:

  1. Oi Ricardo,

    Você acha que a diferença grande que está sentindo é realmente o peso do tênis?

    Eu fico meio na dúvida, pois não sei se uma diferença de 100 gramas (que acredito ser a diferença entre um tênis e outro) é suficiente para você sentir tanto.

    No meu caso, fiz a estréia de um tênis novo na semana do Revezamento. A primeira corrida foi realmente sofrível, me achei mais lento e senti um pouco de dor.

    Mas acredito que seja resultado do tênis ainda estar duro.

    Domingo passado no Revezamento, o tênis estava com mais ou menos 23 KM rodados, e já achei super confortável durante a corrida.

    Então acho que o amaciamento e a própria adaptação vão ajudando.

    Mas um dia ainda compro um modelo desses bem leves para usar apenas em provas! Quem sabe assim eu não consigo o pace do Jorge Maratona? :-)

    Abs,
    Marco Campêlo

    ResponderExcluir
  2. Olá Marco, no caso desse treino de ontem foi o tenis sim...mas esse lance do amaciamento que vc falou faz sentido, pois como disse, com relação a versão anterior, a diferença é brutal. Vamos aguardar o amaciamento, voltarei a falar dele por aqui após alguns kms; Cara, o tenis sprint é muito leve e barato (já postei dele por aqui). As provas curtas corro com ele. Gde abraço

    ResponderExcluir
  3. Ricardo,

    Hoje à tarde dei uma passada pra conferir as promoções de tênis de corrida em uma loja aqui perto de casa e, rapaz, você está certo mesmo ! O danado do Creation 9 parece que já vem com um corredor de 70 Kg dentro ...

    Não sei se foi o Sprint que mudou um pouco a minha concepção do que é o peso de um tênis, mas, o fato é que o troço é parrudo. Compensa em outros quesitos, evidentemente, mas leveza não é mesmo o forte dele.

    Pra quem se interessar por modelos mais antigos, o Creation 8 estava por R$ 289 e o Creation 7, por R$ 249 no Meggashop.

    Abraços !

    ResponderExcluir
  4. Ricardo! O Creation está realmente muito pesado, principalmente o modelo masculino. Eu não comprei não! Estou analisando modelos mais leves! E não dá para baixar tempo com coturno nos pés, né? Rsrsrs. mas, com certeza, se vc treinar com ele e correr com um tênis mais leve, acho que vc vai sentir-se mais leve na prova! Rsrsrs.

    ResponderExcluir
  5. Ricardo,
    Muito interessante o tema por você levantado no seu post.
    Gostei bastante !
    Elogios sinceros a sua redação !
    Não tenho nada de útil a acrescentar, pois só escolho tênis pela "leveza", de forma a "amenizarem" as minhas "pisadas de elefante", por assim dizer.
    Quanto ao seu pace, parabéns !
    Mas a sua expulsão já tem data e locais agendados: 14/09, na corrida da Garoto, pois haverá "in loco" uma averiguação, que redundará, com certeza, no seu desligamento ! :-)
    Bons treinos e boas corridas !
    Obrigado,
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir
  6. Fábio, eu tenho o creation 8 e gosto muito dele. Realmente, o sprint muda os conceitos de leveza. O 9 é bem confortável, e como ainda está na fase de amaciamento, vai melhorar e pegar o formato do pé. Quem sabe ele não aproveita a minha dieta e perde peso tb rsrsrs.

    Mayumi, eu gosto muito do Asics, tenho um cumulus e é bem leve, para corrida longas, vale a pena...experimente um. Essa é minha estratégia de treinos, treinar com ele e usar outros mais leves nas provas.

    Guilherme, qual tenis vc está usando atualmente?? Vc disse que estava pra trocar o tenis...Rapaz, a auditoria nessa prova da garoto vai ser problemática rsrs.

    ResponderExcluir
  7. Ricardo,
    Eu troquei de tênis sim.
    Comprei um Adidas Supernova Cushion 7 (nome imponente, não? risos !)
    Eu gosto muito e (irresponsavelmente) uso ele até para dar uns "rolê", como se diz por aqui ! :-)
    A conselho de Ética estará no ES para deliberação extraordinária, de forma a tomar o seu depoimento ! (risos !)
    Obrigado,
    Guilherme.

    ResponderExcluir
  8. Valeu Guilherme...quem sabe você não ganhe um perdão dos conselheiros. É só fazer por onde e não me deixar poeira.

    ResponderExcluir
  9. Ricardo,
    Pode deixar !
    Eu não quero ficar na rua !
    (risos !)
    Por isso vamos juntos !
    :-)
    Obrigado,
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir
  10. Aprendeu a lição né rsrs. Só mesmo o Namiuti para aceitar suas desculpas e ainda querer revanche.

    ResponderExcluir
  11. Olá Ricardo

    obrigado pelas simpáticas palavras lá no blog.
    Excelente post o seu, eu não valorizo tanto o peso dos ténis quanto outros aspectos como o amortecimento e a estabilidade dos mesmos, mas é mesmo uma questão de opção.
    Bons treinos.

    ResponderExcluir
  12. Ricardo amigo, ja usei todas as marcas e modelos de tenis do mercado e posso lhe dizer algo.
    primeiro antes de qualquer modelo vc deve saber qual é seu tipo de pisada(isso em corridas como por ex.o circuito das estações é feito na hora e gratis).Segundo..lembre-se...tenis leve somente em competições no caso sa sprint ele deve ser usado apenas em provas pois seu sistema de amortecimento é o mesmo ja a 10 anos ou seja EVA, existem outras tecnicas hoje muito mais estudas e testadas, porem vai de gosto. Qto ao creation comprei um modelo 7 vendi a um colega pois foi o unico tenis que não me acostumei, se gostas de macies e leveza tente o pegasus ou o vomero da nike, outro exelente opção é a linda adidas supernova. fica a dica. Ah quanto a durabilidade de todos os testados a adidas é a que mais dura. não esqueça de revezar os tenis em geral o amortecimento dura em torno de 600km. abcs Regis

    ResponderExcluir
  13. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    -o--oO--(_)--Ooo-
    Meu amigo Ricardo, como militar eu digo que correr de Coturno nos primeiros dias é ruim pacas, mais depois vc costuma...rsss...O bom de correr de coturno é que vc pega um condicionamento muito bom e quando acaba a corrida e tira o bute, vc fica levinho, mais nas lojas existem várias marcas de bute e com certeza aqueles fuzileiros que vc viram correr no aterro eles estavam com os butes já amaciados e macios e recomendo que vc tenha vários pares de tênis para vc testar, o ruim como vc disse que aqui no Brasil os tênis são caros, mais se vc tiver algum conhecido que vai viajar lá para fora ou vindo de lá o ideal é que vc encomenda algum, minha irmã mora lá fora (E.U.A.)e quando ela vem eu peço para ela trazer e lá fora é baratissimo, aqui em casa eu tenho vários pares de tênis tem leves e pesados e uso de acordo com os treinos e competições, aqui em casa tem FILA, OLYMPICUS, NIKE, ASICS, RAINHA, SPRINT TÊNIS e etc...
    Bom meu amigo lhe desejo boa sorte na corrida da PETROS.
    Um abraço,
    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Obrigado Antonio, nesses quesitos levantado por ti, o tênis é bom, o problema é mesmo o peso. Abs.

    Gde Régis, sempre nos dando boas dicas, valeu!! Com certeza, não dá pra investir uma grana e comprar tenis errado. Eu já fiz esse teste da pisada. Não conhecia esses modelos da nike. Abs meu camarada!

    Jorge, legal seu relato sobre os butes. Eu só compro tenis lá fora...Esse coturno veio de lá tb rsrs. Boa prova em Friburgo.

    ResponderExcluir
  15. Hoffmann, sabe o genro do Wlad que nos acompanhou no domingo (Talban)? Ele comentou que quiçá há vários militares que inserem palmilha de gel naqueles coturnos...interessante, né?

    Mas mesmo assim tô fora!!!! rs

    Abração!!

    ps: estou entrando de férias a partir desta 2a durante 16 dias...não estranhe por favor caso o timing da minha resposta às nossas trocas de e-mail não for tão imediato...boas passadas!!! LEO

    ResponderExcluir
  16. Fala Leo, eu admiro os militares, os caras são muito criativos! Boas férias!!! E que tenham corridas nelas!

    ResponderExcluir
  17. Segue uma msg para vc meu amigo Ricardo.

    A amizade é um bem precioso que surge na vida das pessoas quando menos se espera, tornando a nossa vida mais feliz. Compartilhamos muitos momentos com os amigos, com alguns mais do que com outros, por afinidade, por confiança ou por força de circunstâncias. Neste dia comemoramos O dia da amizade. Que você seja sempre esse amigo verdadeiro. Que Deus esteja sempre em seus caminhos lhe dando paz, saúde e muita prosperidade.

    FELIZ DIA DO AMIGO!!!!! FELIZ DIA DO AMIGO!!!!

    Do seu amigo
    JORGE
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Jorge, muito obrigado pela msg! Você é sensacional, um grande amigo! abs

    ResponderExcluir
  19. Ricardo,

    a Márcia Ferreira disse que era bom que eu comprasse um tênis bastante leve para competição. O meu é o Asics Kayano 14, um pouco duro e pesado também.

    Ela recomendou inclusive que fizesse alguns dias parte do treino com um e parte com o outro, para sentir o quanto são diferentes e o quanto poderia ganhar com o leve. Ela falou que a diferença no final pode ser boa.

    Depois esclareço melhor com ela e te falo.

    Abs e bos treinos!!

    Paulo
    http://www.e-corredor.com.br

    ResponderExcluir
  20. Legal essa dica e o teste a ser feito Paulo! Parabéns por ter buscado um apoio profissional.
    O meu tênis de provas é o Asics Cumulus Gel 9, muito leve e confortável. Tb uso o sprint para provas de menos de 10k. Abs

    ResponderExcluir
  21. VALEU FERA!!!

    POIS É, AQUELA PAISAGEM FOI EM FRIBURGO E ESTOU ANCIOSO PARA ENCARAR OS 50, SERÁ O DESAFIO DA MINHA VIDA. ATÉ O PRÓXIMO ENCONTRO UM ABRAÇO!

    ResponderExcluir
  22. Valeu Reinaldo! Manda ver, boa prova em Friburgo.

    ResponderExcluir
  23. VALEU BROTHER!!!

    POIS É, A DOIDO PRA TUDO NESTA VIDA. UNS CORREM DE COTURNO, AGASALHOS E OUTROS ENFRENTAM 50K LOGO DE CARA SEM EXPERIÊNCIA NENHUMA RS! RS!

    UM ABRAÇO FIQUE COM DEUS!

    ResponderExcluir
  24. Pois é Reinaldo, tem doido pra tudo...mas a sua é digna de honra ao mérito! Parabéns pelo feito!

    ResponderExcluir
  25. Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
    Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar aqui seu comentário. Boas corridas!!