quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Corrida de São Sebastião

Ontem, feriado em homenagem ao padroeiro da cidade do RJ, participei da tradicional corrida de São Sebastião, com percurso de 10km no aterro do flamengo. A organização estava a cargo da Spiridon.

Cheguei cedo, retirei o kit na barraca da equipe ACORUJA e fiquei por ali conversando com o pessoal. Apareceram os blogueiros Paulo Massa, Xampa, Jorge, Carlos Lopes e Claudinha.

Fiz um rápido aquecimento e alinhei para a largada, que ocorreu pontualmente às 8:30. O sol ainda não tinha saído, e estava agradável para correr. Passei no pórtico com 1´10 de prova. Achei que tinham poucos corredores, não havia muvuca. Consegui manter o ritmo em torno de 5min/km durante os 5 primeiros quilômetros. Senti falta da água, que só apareceu perto do km 4, junto com o sol. Consegui alcançar o objetivo que tinha proposto para essa prova, que era correr forte (para meus moldes) os cinco primeiros quilômetros.

Quando cheguei ali, relaxei. Fiz os 5km em 25:20. O coração estava em 177, bem alto. Ai dei uma caminhada para voltar a normalidade. Quando as batidas estavam na casa de 155, retomei trotando. O calor já estava matando, parecendo que estávamos numa panela de pressão. Agora era curtir paisagem. Andei em mais dois momentos para pegar a água nos postos, bebendo traquilamente pelo meio da via para não atrapalhar a galera e para baixar os bpms mais uma vez.

Completei os 10k com 57:41, razoável para um ínicio de temporada. Não gostei da organização dessa vez. Pela tradição da prova, com um baita patrocínio da Caixa, Sesc, etc... poderiam ter caprichado um pouco mais. Três postos de hidratação são suficientes, desde que dispostos em distâncias estratégicas, e não nos kms 4, 6,5 e 9,5. A dispersão foi confusa, te obrigando a retirar o chip logo que chegasse para pegar a medalha, ainda na pista de disperão. Muitas frutas disponíveis, sem isotônico, e muita confusão. A medalha era grande e bonita, porém sem data e distância. Também não dizem a edição da prova, o que é uma pena pois não se tem histórico da mesma. As falhas foram pontuais, pois a organizadora tem muitas provas bacanas no CV, inclusive a Maratona do RJ, e esses erros amadores não podem acontecer.

Parabenizo a equipe que faço parte, ACORUJA, por conseguir o troféu de equipe com maior número de atletas inscritos, pela organização e posicionamento de sua tenda. O baldão de isotônico me salvou!! Valeu mesmo equipe, vocês conseguiram suprir as falhas da organizadora.

Agora é esperar a escalada do desafio do Cristo, daqui a duas semanas. Nessa eu vou para curtir e correr/caminhar num local ainda não desvendado por mim.

Até lá e boas corridas!!

14 comentários:

  1. Fala Ricardo. Foi um prazer conhece-lo. Concordo com tudo que vc falou. Realmente, estava meio tumultuado e que calor era aquele?
    Parabens pelo resultado. Bem, eu consegui ficar abaixo de 1hr, com 59:58. Agora, preciso reduzir mais, mas com menor esforço. Ontem, o batimento foi muito alto.
    Abs e até a próxima.

    ResponderExcluir
  2. Ai Ricardo. Tive muito gosto em conhecer. realmente os pontos de agua, não estavam correctos. então o ultimo a faltar 50 m para a meta é ridículo, devia ser para dar força extra no final. abraços

    ResponderExcluir
  3. Ricardo,
    Parabéns por mais uma para o C.V.
    Boa semana.
    Boa sorte.
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir
  4. parabéns por mais uma prova completada. início de temporada é fogo fazer tempo bom, ainda mais verãozão com esse sol e calor.

    bons treinos,
    Stéphanie

    ResponderExcluir
  5. Belo relato, meu camarada ! E que começo espetacular de prova, hein ? Em breve, e com os treinos, você vai voltar a conseguir manter isso em distâncias maiores e obter ótimos resultados, estou certo disso. No mais, parabéns pela participação e por curtir, como sempre, o passeio.

    Parabéns também, mais uma vez, à equipe ACORUJA pela premiação e pelo apoio aos atletas.

    Abraço !

    Fábio
    http://fabionamiuti.hd1.com.br

    ResponderExcluir
  6. Parabéns por mais esta prova... e boa sorte do desafio do Cristo.

    Ah.. o tenis esta comigo...e ai como vamos fazer...entre em contato

    Abcs
    Wlad

    ResponderExcluir
  7. Xampa, é isso ai, você está no caminho. É muito bom quando conseguimos alcançar nossos objetivos, e você também conseguiu nessa prova, parabéns! O RJ é traiçoeiro...o limiar entre agradável e inferno em termos de temperatura é muito tênue. Prazer em conhecê-lo pessoalmente.

    Carlos Lopes, o nome por si só já é de campeão, e você correu muito. PRazer em conhecê-lo. Nos vemos novamente no desafio do Cristo.

    Valeu Guilherme! Boa sorte pra você no seu desafio. Lembre-se que caminhar não é derrota hein.

    Stéphanie, vocês ai do sul tem sorte com relação ao calor. Inicio de temporada é pesado mesmo. Valeu pela visita e pelo comentário.

    Valeu Namiuti, quem sabe um dia quando você não estiver num bom dia eu consiga te acompanhar!! Vou treinar para isso. Sim, o módulo "curtir paisagem" fica sempre ligado. ACORUJA arrebentou nessa prova, em todos os sentidos.

    Sumido Wlad, perdeu a festa mais uma vez. Estou te mandando um e-mail para resolvermos a questão.

    ResponderExcluir
  8. Eita! Então este é o calor que eu não conheço, não é? Rsrsrs. O batimento cardíaco fica tão alto assim?!?! Nossa, eu diminuo a velocidade antes de chegar a 170 BPM. Mas, cada um é cada um, né? Bons treinos e vá pela sombra! Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Não Mayumi, esse ainda não é o calor...não foi dos piores. O coração chegou na boca e voltou. Valeu!!

    ResponderExcluir
  10. Gde Hoffmann, belo tempo em rapaz, te mando os parabéns, interessante essa subida ao cristo,vou pensar nisso..abcs.Regis

    ResponderExcluir
  11. Hoffmann;
    Parabéns brother.
    Outros camaradas também não curtiram muito a organização, fica o relato.
    Abraço.
    Maurão.

    ResponderExcluir
  12. Oi Ricardo, parabéns pelo resultado!Linda sua foto do perfil, nada como incentivar a criança! Abraços e passarei sempre por aqui.

    ResponderExcluir
  13. Gde. Hoffamann, ainda bem que existe as corridas, pra queimar nosso exageros né camarada...so faltou eu comer aquele sanduba que vc comeu de mortadela hein!abcs do Amigo Regis

    ResponderExcluir
  14. blz Regis, é uma prova diferente. Acho que valerá a pena. Postarei as impressões em breve.

    Isso ai Maurão, se cada um fizer a sua parte, a coisa tende a melhorar e os organizadores terão mais respeito. Eles dependem da gente.

    Oi Gisele, seja bem vinda por aqui. A foto é especial, além de ser minha primeira meia maratona, estou chegando com minha filha...a foto virou um quebra-cabeça e depois um quadro.

    Com certeza Regis, se não fossem as corridas, a forma de bola seria bem maior. Aquele sanduiche foi campeão...pena que saiu todo na São silvestre. rs

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar aqui seu comentário. Boas corridas!!