quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Tornar-me-ei um Hamster

Após muito relutar, refletir, não treinar e outras coisitas mais... a primeira resolução de 2009 se concretiza. Me matriculei numa academia.

Além das dicas dos amigos que já fazem fortalecimento muscular, as opiniões de duas amigas, uma fisioterapeuta e a outra educadora física, foram a gota d´água. Não tive como escapar. Meus objetivos de 2009 com corridas longas, pelo menos 4 meias maratonas e a maratona em 2010 exigem o fortalecimento.

Fiz hoje a avaliação funcional (gorduras de sobra), e amanhã faço a primeira série. O avaliador ficou surpreso por ainda não ter apresentado alguma lesão, pelo fato de correr e não fortalecer. Milagres acontecem.

Confesso que olhei com desdém para aquele monte de esteiras, mas não terei como escapar delas, afinal meus treinos nos dias de semana serão por ali. Mas não abro mão dos longos na natureza na companhia dos vira-latas. Ainda não corri em 2009!! Espero estreiar no sábado.

Enfim, podem me chamar El Raton das academias.


22 comentários:

  1. Ricardo,
    Boa notícia.
    Parabéns por já ter concretizado o primeiro plano da lista de intenções do ano de 2009 !
    Boa sorte na academia e nas esteiras.
    Fortalecimento muscular é estigmatizado como coisa de "bombados", mas é um esteriotipo meio tacanho.
    Felicidades !
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Guilherme! Um dia ficarei forte como você hehehe.

    ResponderExcluir
  3. Realmente, a musculeba faz bem.
    Por logistica, nao estou conseguindo, mas espero que a natação exerça o mesmo papel.
    Abs.

    ResponderExcluir
  4. Gde Hoffmann, e por ai o caminho desejo sorte na nova fase e mtos kms...valeu amigo

    ResponderExcluir
  5. É, Hoffmann, as esteiras são um mal necessário... Mas para as meias e maratonas, não tem outro jeito, né?
    Abs!

    ResponderExcluir
  6. Xampa, pelo que fui informado, natação não exerce o mesmo papel da musculação. Eu fazia natação antes tb. Ajuda no gás.

    Regis, valeu pela força. Ainda continua levantando uns pesinhos ou parou?

    Pati, eu diria que esteira é solução de contorno para falta de tempo para treinar na rua. Se pudesse, sairia correndo pela rua...imagine a cena no centro do RJ na hora do almoço.

    ResponderExcluir
  7. Valeu Ricardo !!! Xiii, to mal então. Hehehe. Mas, a natação tb foi uma indicação médica para compensação da minha hérnia e desidratação entre os discos.

    Eu fui para Boston em 2002 e nego lá corre na hora do almoço pelo Centro numa boa. Mas, lá não é visto como doideira, aqui seria. Ah, aqui no Fundão, o pessoal corre na hora do almoço. Rapaz, isso eu acho doideira. O sol a pino e sol fritando a cabeça. Já corri nesse horário e o batimento vai lá na China.
    aBs.

    ResponderExcluir
  8. Para seu caso Xampa, natação é super recomendado, e corrida não! Para hérnia de disco, impacto deve ser zero. Conheço bem aquele sol do fundão com quase nenhuma sombra...se trabalhasse por ali, eu arriscaria um trote na grama, e depois um refresco na piscina do cepe.

    ResponderExcluir
  9. Boa sorte na academia,eu também faço musculação e acho um saco e as esteiras eu as odeio,mas não tem jeito né...rs tem que fazer,academia e um mal necessário..rs
    Depois vc começa a ver os bombadinhos fazendo cara de monstros e soltando ruidos pelos pesos e a sua sessão de fortalecimento passa rápido...=)

    Bons Kms
    Fabi

    ResponderExcluir
  10. Oi Ricardo,

    vai mesmo fazer o Desafio do Cristo? Já fez a inscrição?

    Abs,
    Marco Campelo

    ResponderExcluir
  11. Oi Fabiana! Essa dos bombados foi boa...vc deixou furo com a gente na SS. Desse ano não passa hein.

    Campelo, tudo certo para encarar o desafio. Inscrição feita. Vai encarar tb?

    ResponderExcluir
  12. Ahaaa, também começou a correr na esteira! Rsrsrs. Eu já fiquei 3 horas em cima de uma, quando não tinha tempo para desperdiçar em ida e volta para o parque, ou porque estava muito tarde para correr sozinha na rua! Olha, no início deve ser ruim, mas vc se acostuma, viu seu Ratón! Rsrsrs. Bons treinos!
    Ah, como está o esquema para Foz do Iguaçu? Até mais!

    ResponderExcluir
  13. Valeu Mayuimi, terei que me acostumar. No primeiro dia quase caí depois do treino. Correr na esteira da onda!! Sai tontão kkk.
    O esquema de Foz está embrionário. O Marildo vai ver um esquema de ida saindo de SP, e eu vou ver um esquema saindo do RJ, vamos trocar figuras para conseguir um preço bacana. Todos lá!

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Depois que levei uns puxões de orelha do meu técnico eu também já estou a um ano treinando na academia, mais só reforço muscular e nada de esteira que aliás eu acho muito monótomo...rsss...
    Parabéns corredor pela consciência e vamos que vamos.
    Um abraço,

    JORGE CERQUEIRA

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Fazer esteira e puxar ferro é fácil, difícil é falar HAMSTER HOFFMANN comendo farofa ...

    Cada um é cada um (e vice-versa), mas no meu caso específico, sem a musculação (que eu comecei no final de 2005, na preparação para a minha primeira São Silvestre), eu não teria chegado sequer a uma meia maratona, quanto mais no que veio depois dela.

    Faço votos, meu amigo, de que ela seja pra você ainda mais útil (e menos maçante) do que foi pra mim. Parabéns pela decisão !

    Abraço !

    ResponderExcluir
  18. Valeu Jorge, a monotonia é relativa, depende das companhias a sua volta. Mas que é chato, isso é!

    Namiuti, tomando por exemplo seu CV então estou no lucro. Para maratona, não dava para arriscar sem maromba. É peso pro alto, lastro para a rua, pois os Cristos nos esperam. Boa semana meu amigo.

    ResponderExcluir
  19. Hoffmann;
    Academia é um complemento necessário. Essa semana também volto ao batente e até que vou na boa; agora a "mardita" corrida na esteira é que pega pra mim.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  20. Oi Ricardo

    Dei uma passadinha pelo seu blog depois de algum tempo sumida. Passei o Natal e ano novo no Brasil; uma viagem mais que merecidas afinal ja eram 10 longos anos sem visitar a terrinha.

    Infelizmente a viagem fou super curta e não deu para conhecer nenhum dos meus amigos virtuais e blogueiros como o Jorge. Com ele falei somente por telefone. Imagine! depois de 10 anos sem ver of familiares nao deu tempo para nada ja que estava de uma lado para outro; almoço aqui jantar ali, etc. Emfim foi super rapido mais muito boa esta viagem.

    Bom o objetivo deste comentário é comentar sobre a necessidade de ir a academia para fazer o que chamamos aqui de "Cross Training". Eu por exemplo corro 2 maratonas (42km) e uma 4 meia maratonas por ano. Todos os meus treinos estão intercalados com ida a academia para fazer musculação (leve)esteira, bicicleta e yoga. Aliás. esta rotina faz parte de nossos treinamentos. Todos corredores de meu grupo (divido em: iniciante, intermediario e experiente) seguem a tal planilla que é fornecida pelo nosso treinador, que é planejada de acordo com o nível de cada grupo.

    Então meus parabéns por ter começado a fazer a academia. Fortalecer os músculos é vital para um bom desempenho, especialmente para os que corremos maratonas.

    Um abraço,
    Sandra

    ResponderExcluir
  21. Oi Sandra! Obrigado pela visita. Valeu a dica da academia. Pensei que iria encontrar vc no desafio do cristo! Q pena, já voltou para USA??? Boas provas ai pelo USA!!

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar aqui seu comentário. Boas corridas!!