quarta-feira, 21 de julho de 2010

Maratona do Rio de Janeiro

A pergunta que não se cala: "por que você faz isso?"

Corrida é sempre uma festa, e maratona então é festa de arromba, em todos os sentidos. Cercado de amigos que jamais iria conhecer se não fossem as corridas de rua, partimos para mais um mítico 42km. Dessa vez tendo o prazer de recepcionar na casa de meus pais, o popstar do vale do Paraíba, Fábio Namiuti. Detalhes da véspera ficam por conta do seu primoroso e detalhista relato. O único adendo a fazer (olha que ele esqueceu de algo), seria mencionar a canção do Ramones, somebody put something in my drink, em alusão ao sono profundo do rapaz. Parece que o carboload foi mesmo radical...

Consegui dormir direto até às 3:30, e observando a falta de movimentação no quarto vizinho, tive que recorrer à alvorada, e por pouco, ao uso de técnicas militares. Tudo em ordem, farnel pronto (quem consegue comer algo às 4 da manha?), rumamos ao RJ para encontrar Leo Hacidume e Gian e partir ao distante Recreio dos Bandeirantes para a largada. Satisfação encontrar pela madrugada, ao embarcar no busão, Ivo Cantor e sua esposa Marly. Um ode aqui para Marly, pois acompanhar doideira de corredor pelas cinco da matina, é muito desprendimento e amor mesmo. Será que algum dia Verônica faz isso?? Sei não...

O busão chegava a Campo Grande, quiçá São Paulo, mas o Recreio não chegava. O bordão digno de nota, e que vai para os anais dos registros de corridas de rua, foi a tirada do Leo em relação ao pace a ser adotado. Em homenagem ao falecimento do papai papudo, iríamos no pace de cinco e sessenta, quase seis.

Antes da largada, encontramos muitos amigos. Conheci os Baleias Wu e Ênio, re-encontrei Tinil, Silvio e Miguel Delgado (como sempre chegando atrasado), bom rever a turma de Pernambuco, Júlio, Paulo Picanha, Ésio e as meninas guerreiras. Fotos, conversada fiada e hora de alinhar, pois estamos aqui para correr.

Na muvuca que se forma, finalmente conheci o @colucci, o rei das promoções do twitter, cara gente fina demais e VIP. Satisfação encontrá-lo cara.

Largada pontual, passo no pórtico e o GPS ainda não sincronizado seria um aviso que essa seria melhor correr no estilo for free. Nas palavras do Ivo, esse início seria a volta de apresentação, eram 1,5 km para o lado oposto à barra, voltando a passar pelo pórtico da largada, completando 3km (melhor fazer a volta no início a fazê-la no aterro né)? Nessa volta de apresentação, me ultrapassam Guilherme Maio e os inseparáveis (quase siameses) companheiros e colegas de equipe Wu e Miguel. O segundo já faz gracinha mandando que eu ajuste o parceiro virtual, estava com apetite.

Esse trecho inicial no Recreio é bem monótono (retão), porém bonito demais, com o mar a direita e a reserva na esquerda. Pelo km 10 sou ultrapassado pelo amigo Lino, e como a bexiga estava pesada demais, não deu para acompanhá-lo. Logo após, entrei num dos muitos quiosques para esvaziá-la. Mais leve, espero o Namiuti que estava na cola e seguimos quase juntos rumo à Barra.

Logo ali na frente, no km 12, começa o meu martírio...recebo uma pontada na barriga fatal, do tipo pare agora. Era o number two acumulado da noite anterior dando as caras. Enganei-o momentâneamente, e passado o susto, apertei o passo para aproveitar a trégua, pois o perigo era iminente. No km 15, posto de gel, recebo o de chocolate, olho para o staff e falo: tá de sacanagem né? Me arruma um de banana! No km 18, outra pontada, novamente ludibriada. Conhecedor do meu organismo, se deixasse vir a terceira, seria 'faca na caveira'. Encontro o companheiro de equipe e estreiante nos 42k, Valdomiro, que vinha muito bem e curtindo muito tudo aquilo. Fui com ele até os 21k, emparelhamos com Paulo Picanha, que me dá a visão do paraíso (mais tarde inferno). Ele diz: vejo ali na frente alguns banheiros químicos. Não tinha o que pensar, era entrar. Seta para os boxes para parada emergencial. No primeiro, impossível permanecer! No segundo, idem, no terceiro, veio a idéia genial de entrar num box de mulher (se tivesse papel seria excelente)! Larguei o lastro, e uma alma caridosa havia deixado seu estoque pessoal de papel jogado por ali no chão, foi a salvação. Perdi bons minutos ali.

Retomo bem leve, mas a pretenção de ir a caça do Miguel foi pro saco, era agora curtir para completar bem a prova. Na subida do Joá, entrando no primeiro túnel, encontro novamente o Valdomiro, e em seguida, a Lana Gomes se aproxima de nós, perguntando se somos de BH. Maior coincidência encontrá-la no trecho mais agradável do percurso, na minha opinião. Seguimos juntos até São Conrado e foi muito bom correr na sua companhia Lana.

Novamente encontro o Paulo, e o Namiuti encosta, vamos juntos até a subida da Niemeyer. Bonito de ver como o Japonês encarou-a, não pude seguí-lo pois saberia que ela cobraria o preço lá em baixo...primeira caminhada. Mando um gel que desceu quadrado. Mais um trecho bem apreciado, chega-se a orla do Leblon e Ipanema, mas eu só ficava mapeando banheiros...por sorte, a orla tem quiosques para esses fins, a um real. Vencido Ipanema, no arpoador encontro o fotógrafo Pinguim que tira uma bela foto minha, com a pedra da gávea e o dois irmãos ao fundo. Copacabana é meu algoz, e dessa vez não foi diferente. Caminhei em alguns momentos, respirando fundo, para vencer o mal-estar intestinal novamente. Até que dessa vez, o hotel chegou rápido, faltava muito pouco agora. Mais dois túneis e o aterro estava no papo. Ali, em frente a sede do Botafogo, um anônimo me oferece uma cocada, como diz o brocado: "o que é um peido para quem está cagado"? Mandei a glicose, e imaginava o final apoteótico. Sou ultrapassado pelo Picanha, e vou na sua cola...mais a frente encontramos o Wu caminhando. Como diz Miguel Delgado, como é bom passar por um amigo caminhando...mas dessa vez não o fiz, seria humilhação demais o Wu perder para o Miguel e para mim. Vamos juntos nos dois últimos quilômetros, alternando caminhada e trote. Precisam ver o brilho nos olhos do Picanha quando falei: segue que essa é sua, vou com o Wu.

Ali na frente encontramos Paulo Massa, de bike, rebocando os conhecidos. Valeu pelo apoio grande amigo! Se estivermos juntos em sua estréia, com certeza, retribuiremos a gentileza.

Já visualizamos o pórtico de chegada, a galera grita vai Baleias!! Vamos de cabeça erguida, língua dentro da boca, saudando a todos, como manda o figurino e a técnica do urubu do Ivo. Por falar nele, recebemos um super incentivo dele e da sua esposa na reta final, valeu amigão!

Para fechar o grande baile, a família pertinho da chegada, todos ali vibrando com a chegada, isso não tem coisa melhor. Pego a Júlia, e cruzamos o pórtico juntos como ilustra o vídeo da chegada. Tempo líquido oficial 4:50:56


Sou recepcionado por Yara Achôa, que tira uma linda foto nossa, com o Branca fazendo cara de mal. Até que enfim conheci a Yara pessoalmente, que fez uma linda meia, cravando um RPM sub-2h. Parabéns!! Medalha bonita, kit razoável e organização impecável! Parabéns a Spiridon pela excelente corrida.


Encontro com amigos Baleias, parabenizo o Miguel pelo chocolate, perdi em casa... Wu é sério candidato a virar 'Freguês de Caderno' do Miguel. Três derrotas seguidas dá direito ao título. Picanha empatou o placar. Namiuti e G.Maio também, devolveram a derrota de PoA com estilo, parabéns pela excelente prova amigos.

Respondendo a pergunta inicial, que foi feita pela Verônica, quando voltávamos de carro para Niterói, eu todo doído e ainda dirigindo: "Não sei...um dia, quem sabe,você completa uma maratona, ai tenta me explicar".

E a próxima, quando e onde será??

18 comentários:

  1. Relato magnífico, meu camarada, daqueles que arrepiam. Muito obrigado, mais uma vez (nunca é demais!), pela recepção de luxo, pela companhia e pela menção honrosa no texto. Empatei o confronto em maratonas, mas você continua à frente pelas vitórias em Vila Velha e Guará (essa por W.O., mas foi).

    Não adiantou muito o something, eu custei a acordar, mas quando peguei no tranco, ninguém me segurou. E nem a você! Parabéns pela raça, concluir com essa carga a mais, realmente é para os fortes. Sabe-se lá o porquê da gente fazer isso, mas também, pra quê querer explicar? Melhor só fazer. Vai que, numa dessas, a gente até descobre... Enquanto isso, que venham as próximas, vamos tentando.

    Show a chegada com a Julinha. Se a minha em PoA com o Dudu, sem completar a prova, já foi emocionante, imagino essa.

    Abração pra você e toda a família! Estamos te esperando para um novo round na Frei Galvão (ou qualquer outra que você queira fazer pelas bandas de cá).

    Valeu!

    Fábio
    http://www.fabionamiuti.hd1.com.br

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Hoffmann.
    Grande superação.
    Excelente tempo por ser uma segunda maratona em sequencia.
    Boa semana.
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Ricardo!!! Já tem mais uma maratona pra anexar nos arquivos corrísticos. A de Curitiba já tem data marcada, será dia 21/11. Linda a sua chegada com a sua filhinha.
    Bjos,
    Dani

    ResponderExcluir
  4. Hoffmann parabéns por mais esse desafio,que lindo vc com sua filha.Não da pra explicar tem que correr pra saber não é?

    Bons Kms
    Fabi =D

    ResponderExcluir
  5. Parabéns! A maratona de uma maratona não tem preço. Uma experiencia unica!
    Sobre o pq fazemos isso, respondo à minha patroa que a cada treino e competição procuro saber e só paro qdo encontrar.

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. parabéns!!!
    festança mesmo! correr na folia, encontrando tantos amigos pelo caminho é bom demais! e a orla carioca é cenário perfeito pra essa festa!

    um dia também quero cruzar a linha de chegada com os meus filhos a meu lado; ainda não consegui levar os meus pra nenhuma corrida rsrsrsrs parabéns pela filhota linda!

    a próxima maratona é em brasília, dia 25 de julho;)

    ResponderExcluir
  7. Gde. Hoffmann, show de relato e bela prova, parab´nes por mais uma completada!

    ResponderExcluir
  8. Enfim, nos conhecemos!
    Parabéns pela conclusão com tantos "extras" na bagagem!
    Faço minha suas palavras quanto a ODE a Marly que não conheço mas já sou fã. #raridade
    Nos vemos em Curitiba?
    Abraço
    Colucci
    @antoniocolucci

    ResponderExcluir
  9. Hoffmann, não nos conhecemos ainda, sou de SBCampo, e tenho lido o relato do pessoal sobre a Maratona RJ, vou para minha quinta em Curitiba, e esses relatos me dão força. Parabéns pela prova, bons treinos e um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Parabens Hoffmann, segunda maratona no mesmo ano e chegando bem assim. Ta bem.

    Te espero em outubro para a meia do Frei Galvão, te dou um Gel sabor melão de presente.. haha

    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Salve, salve Ricardinho,
    depois daquela comelança lá na largada: banana, tangerina, iogurte, barra de cereal,além do que não vi, só poderia dar no que deu: UMA BELA TIJOLADA NO VASO.
    Caro amigo, foi um enorme prazer reencontrá-lo no Rio e parabéns pela conquista de sua segunda medalha. Desejo-lhe saúde e disposição para as próximas. Até lá.
    Fraterno abraço.
    Silvio
    Londrina/pr.

    ResponderExcluir
  12. Muitos parabéns, vibrei com a sua conquista, belo relato, belo final de prova, parabéns mesmo.
    Grande abraço de Portugal do teu amigo corredor.

    ResponderExcluir
  13. Hoffmann, realmente esta é a prova das provas das corridas de rua.

    Foi um grande prazer ao chegar, reve-lo.

    Parabéns pela segunda maratona em menos de 1 ano.

    Wlad

    ResponderExcluir
  14. Que bela façanha em Hoffman, Parabéns pela conclusão da Maratona do Rio...
    Opa pera ae vc no inicio do post citou vários amigos que encontrou na largada mais esqueceu de mim hein...rsss...Ri muito quando li aqui e no blog do Fabio Namiuti sobre a alvorada o cara comeu tanto que até esqueceu de despertar...kkk...Dor de barriga é ruim demais ainda bem que vc conseguiu se safar...rsss...Pena que não nos encontramos no final, mais tudo bem terão outras oportunidades, vc tá perguntando no final do post, aonde será a próxima é simples basta vc escolher neste final de semana dia 25 julho tem a Maratona de Brasilia e também em Novembro tem a de Curitiba...hehehe...

    Valeu

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  15. Caro Hoffmann, sua companhia é tão boa que causa pesar o desafio que nos afastou de uma grande parte da prova corrida juntos. Fiquei muito satisfeito em te encontrar, porque na maratona de São Paulo estávamos em lados opostos da mesa e ficou apenas a lembrança. A satisfação de vê-lo com o Manto Coral, batizado por você mesmo, é incrível. Grande abraço e vamos conversando para sabe onde as corridas nos proporcionarão novo encontro. Peço "altas", "figa", não sei como era na sua infância para suspender a disputa de forma que possamos curtir melhor a próxima maratona. Eu continuo sem nunca ter corrido uma prova com um amigo, de ponta a ponta, satisfação que é rotineira nos treinos. Parabéns por tudo, pela prova, pelo cuidado com o Namiuti e pela chegada com a pequena Júlia. E se Verônica pensar numa maratona, é o céu! Miguel Delgado.

    ResponderExcluir
  16. ótimo relato, Hoffmann.

    Parabéns pela prova. É impressão ou vc deixou o CEO Baleias levar essa pra ficar de bem com a diretoria? rs

    E a próxima será Curitiba?

    Por falar nisso, já batizei o Virtual Partner do meu Garmin de Miguel! kkkk

    Abs,
    Shigueo

    ResponderExcluir
  17. Oi, Hoffmann! Estou atrasada!
    Parabéns pela sua segunda maratona! A Yara tirou foto de vcs com o Branca atrás? Viu como ele é bravo? Rsrsrs.
    Boa recuperação!
    PS: como a sua filha foi parar na chegada? Rs. Que linda!

    ResponderExcluir
  18. Foi um prazer conhece-lo pessoalmente (mas parece que somos amigos faz tempo, ne?) e registrar sua chegada na Maratona! Parabens!!! E por que fazemos isso? Pode ser desde "energia acumulada" a loucura, hahaha. Mas na verdade acho que a resposta pode ser mais simples: porque nos faz felizes :) Super beijo, Yara

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar aqui seu comentário. Boas corridas!!