terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Xerpa virou Xepa

Como havia mencionado aqui tempos atrás, no dia 19 de dezembro a série Treinamento para Xerpa seria retomada, e teria um capítulo especial. Dessa vez, com a presença do 'special guest star', meu amigo e xará, companheiro de aventuras, que iria conhecer as quebradas por onde treino.

Ricardo e sua amada Rita chegaram em Rio Bonito um pouco tarde, por problemas no GPS (isso merece um post a parte), por volta das 8h20min. Além disso, numa casa com crianças, não existe possibilidades de se cumprir qualquer cronograma. De modo que saímos para a empreitada por volta de 9h30min e o sol já dizendo ao que veio.

Como ele era o astro, o xará, não o sol, a previsão de seu treino era de 15km. Ajustamos o percurso para contemplar isso, o que daria para fazer as subidas I-IV (7km) e voltaria por outro caminho, completando os 15km propostos.

Só não contávamos com o aparecimento do Sobrenatural de Almeida. Nunca fiz os treinos longos por ali na parte da manhã. Sempre na parte da tarde, e como é mata, o sol ficava escondido. Dessa vez, ele apareceu e veio forte. Combinação de subidas e sol não é salutar. Resumindo no vocabulário zebrístico: azedou o pé  do frango.

Foi treino de estratégia, de tática militar mesmo. Paramos em cada trecho das subidas. Mas valeu muito a pena. Pela companhia do amigo, por curtir aquela paisagem em outro horário, por beber água de rio, sentir cheiro de bosta de boi e tantos outros pequenos prazeres... coisas simples que a correria da cidade nos fez esquecer.

Quando tivemos a visada da porteira, rapaz, que sentimento de alívio, de vitória mesmo. O xará parecia com insolação, olhou para o alto da serra e viu nuvens cinzas de chuva (depois quando voltei à normalidade, ficou evidenciado que não era insolação, as nuvens eram reais rs). Mas chuva que é bom, nada.

Na volta, ainda apresentei uma subida extra (apesar da volta ser em descida), aqui coisas estranhas acontecem. enquanto desce, você também sobe, parece até a famosa rua do amendoim de BH, mas aqui a ilusão de ótica é real.

Seguem fotos da aventura.

Xepa - Fim de feira

Photoshop não vale - o cara tá inteiro

Casa da água - Fim da III

II vista de cima

Descendo a II relax contemplando o lago

Xará encarando a II

Subida Bônus - Amendoim

Paramos na casa do sogro para uma ducha, ele ficou com uma ponta de inveja por não ter ido (espero que as dores dele passem logo para na próxima vir junto).

Fechamos o treino com 14km (e dava para ser 15km?) e um almoço bem light (quase vegetariano) para comemorar repondo as calorias perdidas, afinal, temos direito a esses pequenos prazeres. (tutu, tropeiro, linguicinha mineira, escondidinho de carne seca, pernil, só faltou o torresmo, ficará para a próxima).

Agradeço ao Xará a companhia em mais essa aventura. Que venham muitas outras.

8 comentários:

  1. oi, ricardo!!!

    parabéns pelo treinão!!!
    até eu fiquei com inveja rssssssss

    mas correr com um solzinho de 10h na cabeça é pros fortes;)

    e essa reposição pós-treino tem tudo a ver comigo rsssssss
    principalmente esse feijão tropeiro, aff, bom demais!!!!

    treino maravilhoso pra são silvestre!
    você vai deixar a gente comendo poeira;)

    vai ter encontro pro almoço no dia da SS?????
    também quero;)
    vamos todos de Baleias!!! agitar sampa com nossas cores e nossa animação!

    beijão!

    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ricardo,
    Tendo uma boa companhia para o treino, as ladeiras e sol tornam-se irrelevantes. Esse percurso me faz lembrar das corridas pelo interior de Pernambuco, na zona rural, quando tinha entre 15 e 19 anos.
    Boa sorte na SS!
    Abração!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  3. Grande Hoffmann...
    cara q show de treino, que lugar show... e com uma grande cia, literalmente, q é a V.EXa. Antonio Ricardo.

    Grande Abraço,
    Wlad

    ResponderExcluir
  4. Amigo Ricardo a beleza do lugar ofuscou um pouco o manto sagrado da extinta Equipe Matungo, Pangaré e Amigos...mas valeu pela homenagem!
    Olha eu queria te mandar na faixa uma camiseta ou regata do uniforme 4Corredores - Associação 2010 para vc usar em seus treinos mas vc precisa me confirmar seu endereço para que eu possa te enviar pelo correio.
    Bem vc sabe o meu e-mail...confirma o endereço que eu te mando OK?
    Abração
    Marildo Nascimento
    www.4corredores.com.br

    ResponderExcluir
  5. Xará eu sobrevivi, rsss. Que sol é esse de Rio Bonito, que teste de resistência, já podemos pensar na proxima maratona(Saara), muita agua para hidratar pelo caminho, riachos e fontes naturais... Sobre o GPS vamos virar a pagina rsssss. A comida vegetariana me fez perder quase todo o liquido do meu corpo na segunda, fiz revezamento cama/banheiro o dia todo. Mais a comida é 10.
    Mais uma vez Eu e a Rita agradecemos a hospitalidade da Familia Hoffmann.
    Guilherme fica experto na SS, o Xará vem com tudo, me deixou na poeira nas subidas.
    Xará, estou de pé e a ordem para o proximo convite.
    Abs,
    A Ricardo.

    ResponderExcluir
  6. Pô, se eu já tinha ficado com água na boca só pela descrição (e fotos) do treino, imagina então com essa lista final: tutu, tropeiro, linguicinha mineira, escondidinho de carne seca, pernil. Não precisou nem do torresmo...
    Sacanagem, mano! Eu tô de férias, não posso com essas coisas não, hehehehehe...

    Abração, BOAS FESTAS e feliz 2011 a toda a família! E ah, divirta-se bastante na SS também!!!

    ResponderExcluir
  7. Esse Hoffmann vive escondendo o leite, Antônio!
    Parabéns aos dois pelo treino de gente grande!
    Perto deste relato, SS é balinha de menta!
    Estamos esperando por vocês, caricas!
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir
  8. Grande Ricardo. Bons treinos esses. A gente se vê na SS. Abraço. Miguel Delgado.

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar aqui seu comentário. Boas corridas!!