terça-feira, 26 de julho de 2011

Capitu é Baleias

Como assim? Dissimulada, mau caráter, adúltera...isso não é Baleias.

Tudo o que sabemos sobre Capitu é contado pela ótica do seu ex-marido, o Dr. Bento Santiago, na Obra Dom Casmurro, de Machado de Assis.

Mas em todo julgamento, é preciso ouvir ambas as partes. Capitu vem de além-túmulo, através de Domício Proença Filho, narrar suas memórias póstumas. Com o livro: "Capitu Memórias Póstumas", o autor faz uma nova leitura da obra prima de Machado de Assis, dessa vez tendo Capitu como narradora. É obra prima também! Será mesmo que ela traiu o marido com o melhor amigo? Leiam a sua versão dos fatos.


Só um profundo conhecedor do universo de Machado de Assis poderia por termo a esse mistério e dissecar com propriedade a personalidade perturbada de Bentinho. Vejam uma entrevista dele aqui no pograma do Jô, e uma outra também aqui.  Eu li Dom Casmurro para o vestibular, e tive que relê-lo para recordar e também compreender a versão dos fatos de Capitu. Recomendo ler ou reler Dom Casmurro antes de Capitu.

* * *

Como viajo pouco, minha maneira de fazer a literatura correr no projeto Baleias é enviando os livros diretamente aos amigos através dos correios. Deixarei a dica para o envio ficar barato, faço isso há anos.  

Ao mandarem livros pelos correios, digam no guichê que querem enviar na modalidade IMPRESSO, e peçam o registro módico. O impresso é o melhor serviço (mais barato) para enviar livros, fica bem em conta, porém esse serviço não possui rastreamento pelo site dos correios. O registro módico é exatamente para o rastreio, e custa muito pouco também .

Eu consegui esse livro no site trocandolivros. Recomendo quem não conhece, trocar seus livros por ali, tem muita coisa boa. E no estantevirtual também tem ele para vender.

Capitu chegará em breve nas mão de Elis, e depois seguirá para Miguel Delgado, e daí para o mundo. Já está com a super etiqueta do projeto. Acho pouco provável que o nosso imortal (Ivo Cantor) da Academia Baleias de Letras não conheça essa obra, pois o Ivo é do ramo. Miguel, se o nosso número 1 da ABL não tiver lido, manda pra ele.

* * *

Depois me digam se Capitu não era uma autêntica Baleias.

Por fim, assim como Machado de Assis fazia, adiando sempre o clímax de um capítulo para o capítulo seguinte, deixarei para um outro post o por quê de Miguel Gordo Delgado me chamar de Dom Casmurro. 

Boas Leituras! E coloquem livros para correr.

6 comentários:

  1. Hoffmann, Dom Casmurro estampa toda a genialidade de Machado de Assis, contada sob a ótica de um interessado direto nos fatos é intrigante ao extremo. Deve ser interessante ler oo fatos sob o ponto de vista de Capitu, mais interessante ainda se fosse escrita por Machado de Assis. Boa iniciativa, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Tenho que ler esse livro. É claro que não sou crítico literário nem tenho gabarito para tal, mas para mim Dom Casmurro é a maior obra escrita em língua portuguesa. Já li algumas vezes. Valeu pela dica!
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  3. Meu caro D. Casmurro. Vou me preparar para ler esse seu livro. Como estou treinando para a Comrades já li Invictus, Um Longo Caminho para a Liberdade - Uma Biografia e agora estou lendo Conversas que tive comigo. Todos Nelson! Coerente, inicei os treinos pela mente. Sob sua orientação já estou com Dom Casmurro e Memórias Póstumas na mesa para reler. E se você diz que Capitu é Baleias, não tenho dúvidas. Grande abraço. Miguel Delgado.

    ResponderExcluir
  4. Ahhh! qualidade, ou virtde(?) numero um de ricardo: INSTIGAR A LER! foi assim q comecei a amizade c este Baleia q vira c outros p Lndrina, na Maratona! foi co Desafio do Portuga... Agora, veja só! ao cntraro de vcs, li dom Casmurro, na marra, pra escola. E noa me inplacou! Mas vendo Ricardo falar, olha q deu vontade... quem sabe...
    P.S. Estou com 3 livros "Desfio do Portuga"comprados! Dois para presentear amigos q ganhei na corrida e rodando por ai! O meu tb, emprestado! Boa a nossa versatilidade em correr tb com os livros... O q é bom tem q ser dividido! Valeu, de novo, ricardo!

    ResponderExcluir
  5. capitu é Baleias sim!

    apaixonada, intensa, amiga, buscou o amor, e trocou o casmurro bentinho pela suíça!
    Baleias demais;)

    vou botar o livro pra correr pelas mãos de miguel!
    e hoje mesmo mando um pra você, nesse esquema que você ensinou!

    bjs
    boas leituras, e uma maratona maravilhosa lá em londrina!

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse trocando livros. Achei a ideia ótima mas fui me cadastrar e "a criação de novas contas está temporariamente desativada".

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar aqui seu comentário. Boas corridas!!