domingo, 13 de abril de 2008

Colocando a meia nos pés: parte I

O trocadilho do título foi inevitável: começo essa série de artigos relatando minha preparação final para estreiar na 1/2 maratona do RJ.

Os post da Jacke sobre foco e o da Fabiana sobre determinação relatam muito bem minha preparação para essa prova... estou com foco e determinado.

Fiz o longão do sábado de 14km, em ritmo de cruzeiro (7min/km). Essa será a velocidade que pretendo correr boa parte da prova. Aumentarei 2 km a cada treino longo, e em um mês pretendo estar com a meia nos pés.

Nesse treino senti falta de hidratação e gel. Aliás, nunca usei gel, daí gostaria de dicas da galera que já usa para não ter surpresas na prova. Já ouvi de amigos que tomaram e tiveram indisposição na prova. Então pretendo ir me acostumando com eles pelos treinos. Se possível, postem a marca que costumam usar.

Boas corridas!

14 comentários:

  1. Oi, Ricardo. Obrigada pelo post em meu blog! Olha, respondendo à sua pergunta sobre gel, vc está certo em experimentá-los em seus treinos. nada deve ser experimentado nas provas. Eu, particularmente, gosto do GU. Não gostei do Power Bar, pois é muito pastoso.
    Sobre a prova de hoje, fui em meu rítmo, mais devagar do que eu faria uma prova de 10 km, logicamente, mas mantive um rítmo constante até a chegada. Acho que o importante é saber respeitar o seu limite, não é mesmo?
    Gostou do "L", hein? Rsrsrs. Na verdade, Ricardo, o que eu quis dizer é que nem sempre a numeração do exterior tem correspondência à numeração do Brasil e vice-versa. Por esta razão, eu, por exemplo, me baseio na numeração japonesa, por ser mais ou menos correspondente aos cm: 23,5 cm é o tamanho do meu pé. Só que às vezes, este número não corresponde ao 35 do Brasil. Se for um sapato de passeio, por exemplo, eu compraria sempre o número 23cm ou 23,5 cm, dependendo do modelo do sapato (isto tb influi). Porém, como o pé, realmente incha um pouco nas corridas mais longas, eu tenho que ter uma folga, e vi que tenho que comprar o número 24 cm, que no Brasil, em alguns casos, corresponde ao número 36. Porém, se o 36 corresponder ao 24,5cm, vai ficar muito folgado. Então, temos que ficar atentos mesmo à numeração dos calçados, independente de ser brasileiro ou estrangeiro, pois os que o 35 corresponde ao 23 cm, ficam realmente um pouco apertados parta correr, e estes são os que uso somente para passeio. No caso da numeração americana, eu não saberia lhe dizer em que medida eles se baseiam... nem a brasileira, mas deve ter os seus cálculos para fazer. Outro dia, lendo algo sobre conversão de numerações, vi que não tem realmente uma correspondência exata entre um número brasileiro e um estrangeiro, pois entre as várias tabelas, havia diferenças. Difícil, não? Rs. Acho que o importante, portanto, é experimentar o tênis antes de comprar e ver se fica bom para correr, para andar, etc. Esta é uma questão interessante, portanto, acho que vou postar em um tópico à parte no meu blog. Obrigada por acompanhar e ler as minhas historinhas! Rsrs. Bons treinos!!!

    ResponderExcluir
  2. Ricardo,
    Boa sorte na Meia do Rio. Aqui de São Paulo estou torcendo por você!
    Você consegue! Tirará de letra!
    Obrigado,
    Guilherme

    ResponderExcluir
  3. -------\\\\|/-------
    ------(@@)-------
    -ooO--(_)--Ooo—
    Olá meu amigo Ricardo, cara tinha pensado que vc iria fazer a maratona, mais parabéns pela escolha da meia, que através dela é um passo para correr a maratona. Quanto a sua pergunta vou lhe dar duas dicas:
    A primeira sobre vc se hidratar sobre os seus treinamentos longos visite o site www.fastrunner.com.br esta loja também fica em Ipanema lá eu comprei um cinto de hidratação com 4 pequenas garrafas que juntando da em torno de 500ml e também tem uma bolsinha atrás para colocar, chaves, geis ou aminoacidos o cinto se chama fuel belt esse cinto é importado se puder visite o site www.fuelbelt.com e lá vc vai ver também que tem cintos com a opção de mais de 4 garrafinhas, esse cinto é usado pelos triatletas de lá de fora e serve para treinos longos eu comprei ano passado pelo site da Fast Runner no valor de R$120,00 reais é melhor do que vc carregar aquele cinto que muitos carregam com a garrafinha atrás achei válido e uso dele e não pesa no corpo ele é muito bom e pode ajudá-lo nos seus treinamentos, se vc puder visite o meu blog de novo e veja o relato sobre hidratação nas postagens mais antigas que vc verá o cinto lá. Também confirmo o que a nossa amiga corredora Mayumi disse acima sobre gel, o melhor que eu acho para ser usado nos treinamentos longos e nas competições de meia e maratonas é o GEL GU ele não é muito ácido que nem os outros géis e também pode ser encontrado nas lojas fast runners ou em outras casas desse ramo.
    Bom espero ter ajudado nas dicas acima meu amigo.
    Desejo a vc sucesso nos seus treinos e na meia do RJ e olha irei fazer a maratona e espero quando vc chegar naõ vai embora fique esperando os maratonistas amigos chegarem.
    Um abraço,
    JORGE
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Mayumi, obrigado pela dica do gel e pelo relato sobre a numeração. Meus tenis, eu sempre compro nos USA, e lá meu número é 8,5, o que equivale ao 40 daqui. Mas realmente é uma confusão só essa questão da numeração entre os países.

    Guilherme, aka Pangaré, valeu pela força camarada! Cuidado que Cap. Nascimento tá de olho em você, fica esperto..

    Jorge, obrigado pela visita e pelas dicas deixadas. Já tinha lido seu relato sobre o cinto, o famoso cinto do BAtman. Em niterói tem uma loja de triatlon (www.barcellosbike.com.br) muito completa, e já vi desse cinto lá e o gel tb. Vou experimentar o GU e ver o cinto tb.

    ResponderExcluir
  5. Ricardo,obrigada pelo carinho...muito gentil da sua parte escrever sobre meu post no seu blog.
    Tudo de bom pra vc e muita DETERMINAÇÃO sempre...

    ResponderExcluir
  6. Oi Fabiana, eu que agradeço pela sua contribuição, seu artigo caiu como uma luva. Muito obrigado mesmo!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Ricardo, desejo a você uma excelente preparação para a estréia em meias.

    Neste final de semana corri a minha sexta prova de 21 Km e foi bem bacana. Confira, quando puder, o meu relato no site, ok ?

    Sobre o gel, eu costumo usar as marcas Exceed e Carb Up, que são mais baratas e costumam dar conta do recado.

    Abraço e boa semana !

    Fábio

    ResponderExcluir
  8. Olá Fábio. Obrigado pela visita e pela dica do Gel. Na verdade, já tinha lido seu relato antes de vc passar por aqui. :) Parabéns por mais uma prova e pelo excelente tempo, abaixo de 2h. Abração

    ResponderExcluir
  9. Olá Ricardo..
    Faça um treininho com gel..ele é importante para provas e treinos longos.. Mas jamais vá para uma prova sem antes ter experimentado... para que não ocorra nenhum imprevisto!!

    bons treinos

    ResponderExcluir
  10. Ricardo,
    Pode deixar, embora eu mereça todos os "puxões de orelha" do "Capitão Nascimento", eu não vou "Pedir para sair" não !
    (risos!)
    Valeu !
    Obrigado,
    Guilherme.

    ResponderExcluir
  11. Grande Ricardo,

    obrigado pelo seu comentário e parabéns pelo longão do sábado.

    Com certeza você estará com a Meia maratona nos seus pés ... e não se preocupe com tempo, faça sempre dentro da frequencia cardíaca saudavel, não ultrapasse os 90%

    E com relação ao gel, eu tive algumas experiências com marcar e formas de usar.
    Atualmente utilizo a marca "PowerBar Gel", mas isto depende de cada um, devido a consitência, o tão doce que é... enfim você precisa realmente fazer testes antes da prova.
    Com relação a forma de uso, a minha nutricionista orienta que se utilize 30'antes de treinos ou provas que superem os 40'ou 50' de duração, no caso de uma meia-maratona utiliza-se cada vez que chega-se nesta duração, mas claro se preocupando com os postos de hidratação, pois é necessário tomar um copo de agua todo.

    Um grande abraço e continue firme nos treinos

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ricardo:
    Tudo bem? Olha, nem tente correr a meu lado, pois acho que vc vai acabar andando! Rsrs. Ontem, com o tênis maior, corri gostoso, sem apertões nos dedões! Estava fazendo par com os palhaços: de sapatos grandes! Kkk. Boa semana pra vc!

    ResponderExcluir
  13. Olá Ricardo!
    Ritmo de cruzeiro? Vc será o meu coelho na meia! hehehe
    Se tudo ocorrer como o planejado, estaremos juntos lá!
    Enquanto isso, força e determinação nos treinos.

    Abraço e boas corridas!

    Paulo Massa
    http://www.e-corredor.com.br

    ResponderExcluir
  14. Jacke, valeu a dica! Espero começar a usá-lo no próximo longão.

    Guilherme, pedir pra sair? "Nunca, Jamais!" O bordão na língua de Shakespeare tb pegou: "ask to quit".

    Wlad, a dica da frequência foi boa. meu frequencímetro estava louco, marcando frequência muito baixa. Troquei a bateria da cinta, e acho que voltou ao normal. Valeu as dicas do Gel e sobre o uso do mesmo.

    Mayumi, seu humor é genial! Valeu a visita!

    Paulo, estamos aí nesse desafio, mantenhamos contato.

    Abraços a todos

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar aqui seu comentário. Boas corridas!!