segunda-feira, 21 de abril de 2008

Colocando a meia nos pés: parte II

Dando continuidade a série de treinos longos preparatórios para estreiar em 1/2 maratona, ontem, domingão, encarei 16km como planejado.

Escolhi um trecho misto, com asfalto, terra e calçadas. Os primeiros 10km tinham trechos em subida e peguei muito vento em todo trajeto. O vento contra é um excelente aliado para ganhar resistência.

Fiz num ritmo bem confortável, dessa vez levando água e gel para não vacilar como no último treino. Usei o gel Exceed, e achei-o bem menos ácido do que o que havia testado no treino do meio da semana (Carb up). Para o próximo treino longo, usarei o power gel.

Dessa vez treinei sozinho, o que me faz prestar mais atenção nas coisas ao redor. Tento descobrir detalhes do trecho que nunca havia percebido, como árvores, construções, natureza, etc.. e vou mapeando cada novidade encontrada. Sempre acho coisas novas. Coisa de maluco né?? Experimente e você irá se surpreender com quantos detalhes existem nos locais onde treinam e vocês nunca repararam aquilo. É um ótimo exercício de percepção.

Por volta do km 13 bateu um desânimo geral.. estava muito bem, não estava cansado, nada doendo, daí comecei o colóquio mental para vencer os 3k restantes. O pscicológico é tudo... essa batalha venci! Domei a mente preguiçosa com mestria. Usei a técnica conhecida no ramo da Informática: "dividir para conquistar". Quebrei os 3km em 3 trechos de 1k, e ia enganando.. vamos só falta 1k..e assim fui embora até completar o percurso.

Se alguém tiver casos onde tb conseguiu domar o corcel mental, será um prazer compartilhá-los aqui.

Boas corridas!!

9 comentários:

  1. Ricardo,
    Parabéns por mais este desafio superado, a distância que você percorreu é excelente, na minha modesta opinião.
    Por inúmeras provas e treinos pensei em "abandonar o barco", e em algumas consegui êxito e não desisti, em outras "capitulei"...
    Mas para não desistir pensava que estava (hipoteticamente) subindo a Brigadeiro e concluindo, em apoteose, a São Silvestre, o que para mim ainda é um "sonho de uma noite de verão" !!!! (risos!) (mas no mundo onírico, tudo é possível!)
    Obrigado !
    Congratulações por mais esta etapa percorrida e bons treinos e excelentes provas.
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir
  2. Guilherme, essas visualizações são muito importantes. Eu sempre as utilizo tb. Por esse trecho percorrido, eu já venci o equivalente a SS. Que venham os 18k da pampulha agora.. e assim vamos até chegar a meta. abraços

    ResponderExcluir
  3. Ricardo,
    parabéns pelo treino e por vencer a batalha mental.

    Já passei e passo por isto, inclusive vou começar a adotar esta sua técnica de ficar analisando o ambiente, assim como, de enganar km a km.

    Comecei a melhorar os meus treinos longos a partir do momento que arrumeir companhia no meu ritmo para ir comigo, mas falta vencer a fase do "sozinho" como você fez.

    E com relação aos meus casos de luta contra o "corcel mental", veja nos meus relatos de março estas batalhas: http://vouevoltocorrendo.blogspot.com/2008_03_01_archive.html

    Abração e parabéns

    ResponderExcluir
  4. Grande Wladimir, valeu a lembrança de reler aqueles seus relatos da preparação para a 1/2. Sensacional!
    Pratique as técnicas que elas funcionam mesmo :)

    ResponderExcluir
  5. Ricardo,
    Interessante esta estratégia de também pensar na Volta da Pampulha. Nunca tinha pensado nisso ! (risos!)
    Agradeço pela dica.
    Mas você vai realmente "encara-la"?
    Se você for, espero lhe encontrar lá, pois tenho o intento de ir,também.
    Obrigado,
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir
  6. Tem razão quando corremos sozinhos descobrimos muitas coisas em nosso redor, é só ir com atenção. Eu fiz esse exercício metal quando corri os 15kms do metro, até aos 10kms não pensei no percurso, mas a partir dos 11kms tive que fazer a ginástica metal, de que só faltavam 5kms, e assim sucessivamente, e só pensava se conseguiste até aqui o que falta também consegues, tas no fim, tá quase, é complicada esta mente, mas resulta. Beijinhos
    Bons treinos e melhores corridas

    ResponderExcluir
  7. Ricardo, eu adoro correr sozinho, porque vou conversando com o meu corpo e vendo o que ele me diz.

    Vou arrumando os pensamentos que sempre são positivos e limpos. Parece que ocorre uma limpeza mental.

    Com relação ao gel, eu uso o Exceed (banana com morango) e gosto muito.

    "Enganar" o cérebro é uma técnica que dá certo, e as visualizações e meditações deveriam estar presentes não só para as corridas, mas para todos os momentos importantes das nossas vidas.

    Abraço!

    Paulo.

    ResponderExcluir
  8. Você está no caminho certo, Ricardo. Usando táticas motivacionais que são importantes para todo corredor, como as que descreveu muito bem no texto. Também me impressiono ao ver como na verdade não conhecia lugares que eu conheço. Mais um benefício, entre os muitos que a corrida nos traz.

    Mesmo em se tratando da mesma marca, às vezes há diferença de acidez de acordo com o sabor do gel. O da marca Exceed que o Paulo citou (morango com banana) também é o meu favorito, pelo menos enquanto não lançam o de "salada de frutas", hehehe ...

    Obrigado por conferir o meu relato da Corrida do Mineiro e pelo recado no livro. Apareça para as corridas aqui do Vale sim, será um prazer recebê-lo. Vamos ter uma outra prova em Taubaté no dia 01/06. É uma corrida nova, que faz parte do Circuito Viva Bem de Corridas, portanto, não tenho como recomendar. Mas parece ser coisa boa.

    Um abraço, bons treinos, continue firme aí nessa preparação para a meia !

    Fábio

    ResponderExcluir
  9. Vamos as respostas...
    Guilherme, estou planejando encarar a prova sim. Gosto de aliar corridas com cidades que não conheço. BH é uma delas. Vamos amadurecer essa idéia.

    Fátima, vc tem razão, obrigado por seu relato. Eu só mudo o verbo.. ao invés de falar 'só falta x km', eu falo 'já percorri y km´ ... Penso que enganamos o cérebro mais facilmente dessa forma.

    Paulo, percebo em seus relatos forte influência do Nuno Cobra. Parabéns por aplicar os conceitos dele. Valeu a dica do gel!

    Fabio, realmente, não conhecemos onde corremos :) Valeu a dica do gel (qdo comprei nao tinha esse sabor, como agora são duas indicações de amigos para o mesmo sabor, irei procurá-lo). Ainda não será nessa de Taubaté...tem a EcoRun e a 1/2 nesse mes de junho aqui pelo RJ. Te aguardo por aqui na Maratona.

    Grande abraço a todos!

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar aqui seu comentário. Boas corridas!!