terça-feira, 15 de abril de 2008

Free as a bird

Dias chuvosos, impossível sair para treinar, resolvi dar uma acertada no meu log book que não está sendo atualizado.

A idéia do livro de log dos treinos e corridas, adquiri com um amigo mergulhador, que registra todos os mergulhos que faz, bem como todas informações pertinentes a cada ponto que visita.

Buscando na Internet, verifiquei que existem vários sites que oferecem o serviço de log dos treinos e corridas, muito deles gratuitos. Mas nossas informações ficam refém de servidores alheios :), não sabemos a politica de backup e segurança desses serviços, por isso é preciso ter essas informações em nossos poder. Daí comecei a buscar soluçoes de log book, e achei algumas interessantes. Obviamente, por ser adepto do Linux, busquei soluções open source para testar.

De primeira, achei o interessante SportTool. Loga vários esportes (legal para triathlon), gera relatórios, etc. Dificilmente encontraremos um programa que atenda todas as nossas necessidades, mas com o código fonte nas mãos, podemos moldar o programa de acordo com o que queremos (GNU rocks).

Achei também duas soluções Web-based, que dependem de Mysql e PHP, que parecem muito legais: Run e PHP Running Management. Como estou de férias e distante do meu PC, irei testá-las quando retornar das férias. Se aprovar alguma e valer o relato, posto aqui no futuro.

Atualmente, meu log book é feito em planilha.. até que está bem organizada, mas queria algo mais interessante para registrar esses dados...

Achei também um template de uma planilha muito legal disponível gratuitamente para download chamado Running Log. Tem o template para Excel e para Non Windows Users.

Gostaria de saber o que os amigos usam, se é que usam, para registrar os logs de seus treinos e suas corridas. Os que possuem GPS e frequencímetros com logs transferíveis para o PC, devem usar os respectivos programas que acompanham essas belezuras. Postem aí nos comments.

Abraços e boas corridas!!

7 comentários:

  1. Ricardo, eu guardo os resultados em banco de dados MYSQL que uso no blog. Assim posso automatizar estatísticas, etc, que estou montando.

    Há pouco tempo comprei um relógio Garmin Forerunner 50, sensacional, ele passa para o computador os dados de tempo, distância, batimentos, velocidade, etc, mas é um software limitado. Uso para montar os gráficos.

    Tem um amigo que usa o sistema 3pontas (www.3pontas.com.br) e acha muito bom.

    Abraço!

    Paulo Massa
    http://www.e-corredor.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Paulo,
    Os gráficos do seu brinquedinho ficam bem legal! Como vc tem experiência com mysql, poderia checar essas 2 soluções que cito no post e usam banco tb. Quem sabe vc não consegue um log bacana com eles? Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Ricardo,

    valeu pelas dicas...

    Eu comecei usando o programinha "Run Notes" é bem legalzinho... você colocar as infos do treino e ainda pode controlar o uso do tenis... ah e ainda exporta para excel, tem uns gráficos (meia boca)...

    http://pessoal.portoweb.com.br/runnotes/

    Abcs

    ResponderExcluir
  4. ricardo,

    inicialmente agradeço sua manifestação.

    são acontecimentos como esse que me incentivam ainda mais a melhorar essa humilde página.

    forte abraço.

    valeu!

    nadais

    ResponderExcluir
  5. Wladimir, valeu pela dica! Irei testar e depois te digo como foi a experiencia com o SW.

    Nadais, obrigado pela visita, e parabéns por seu blog. Muita informação lá!

    ResponderExcluir
  6. Ola Ricardo

    Obg pela visita, e parabens pelo Blog.
    abraços e bons treinos

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar aqui seu comentário. Boas corridas!!