terça-feira, 2 de junho de 2009

XV Maratona de SP

No último dia do mês de maio, participei de uma prova de 25km inserida na Maratona de SP. Foi um fim de semana sensacional!!

Fiz um city tour no sábado conduzido pelo Guilherme por lugares ainda desconhecidos por mim na metrópole. Parque do Ibirapuera, Museu do Ipiranga, Museu do Futebol, terminando o dia com um encontro de blogueiros muito divertido e bem relatado pela Mayumi. Foi um prazer conhecer os amigos de Recife (Paulo Picanha, o Comrades man, e Ésio) e de BH (Miguel) e rever Leo, Hideaki, Mayumi e Júlio.

Agradeço ao Júlio pela camisa da ACORJA, que por uma letra não é ACORUJA. Agora mais do que nunca terei que ir fazer um treino na jaqueira para honrar o presente e apreciar umas iguarias de bode. Galera de Recife, me aguardem.

A prova foi divertida também. A largada na ponte estaiada, bonita porém tumultuada, gente querendo aparacer na Globo, enfim, quase uma caminhada. Foi bom para aquecer, pois o ritmo só encaixou a partir do km 2. No km 5 encontramos com o Namiuti, a quem havíamos combinado de escoltar pelos primeiros 25km da maratona. E os detalhes daí para frente deixo a cargo do relato dele. Ô cara detalhista!! Incrível a memória do homem! Ele era o guia do cego aqui. Eu não sabia nome de nada, nem onde estava. A única coisa que sabia era da posição dos postos de hidratação, pois havia montado a estratégia de tomar gel nos kms 7, 15 e 20,5. Nesse ponto a Yescom deu show. Excelente hidratação.

Achei o percurso dos 25k moderado e o da maratona desafiador! Com alguns sobe e desce que vão te minando ao poucos, como comer mingau pelas beiras. Quem disse que aquilo é plano faltou as aulas de topografia. E a ventania?? Xinguei Éolo algumas vezes, e senti saudades do caldeirão do RJ. Nesse dia especificamente, preferia o calor ao vento contra. Essa maratona entrou na minha lista To-Do desafios.

A partir do km 21, tudo era novidade para mim. O maior treino foi de 20km (aquele sem água), e a maior distância foi 21km das meias do RJ. Foram 4km na malandragem do carioca para chegar no 25k, usando várias vezes a recém aprendida técnica do "passo do urubu malandro" by Ivo Cantor. No final, as boas vibrações para o guerreiro Namiuti que iria encarar mais 17km, e um sprint final na companhia do Guilherme para abocanhar 4 posições.

Na chegada, tive o prazer de conhecer a galera do Vale, Fabio Matheus e Michel, que fizeram um excelente tempo. Agradeço aos amigos Guilherme e Namiuti pela condução nessa minha estréia nos 25k. Sozinho eu iria ralar muito mais do que as 2:35:20.

Guilherme, você é brother! Deve ter feito uns 30km nos rebocando. Está muito bem, e vai triunfar em setembro. Não tenho palavras para lhe agradecer a generosidade nessa estadia em SP, e confirmar pessoalmente que, nessa corrida, você seguiu as diretrizes Run for Free. Parabéns!

Na minha opinião, a Yescom falhou na largada (tanto no horário, por causa da Globo, quanto na disposição dos atletas - 42k 25k 10k). No mais, ela está aprendendo o dever de casa. Hidratação, isotônico, apoio no percurso, transporte grátis (Alô Rio, porque cobrar o transporte para a largada??)

A lição que fica é sobre a Amizade. Foram os amigos que me proporcionaram essa oportunidade de voltar a SP. Agradeço especialmente ao meu Pai, pela doação de milhas para viajar. Essa prova eu dedico a você pai.

Faltou um quarto elemento nessa escolta... seríamos uma adaptação do Saltimbanco (olha a inspiração para São Silvestre aí).

Nos vemos no RJ no final de Junho. Até lá e boas corridas!

23 comentários:

  1. É, meu amigo, faltou um pouquinho de massa nesse paredón, mas acho que ele acabou sendo bem-sucedido. Senti tanto a falta de vocês que rateei já 3 Km à frente. Duvido que isso teria acontecido se o bloco tivesse continuado. Pelo menos não tão cedo.

    Satisfação em te reencontrar, mais fino e correndo bem. Espero que a gente possa reunir a patota toda mais vezes, e em breve. Celebrando com pastel e caldo de cana, é claro ...

    Parabéns novamente pela sua estreia nos 25K e vai treinando o passo do urubu aí pros 17K restantes.

    Abração !

    Fábio

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela progressão, Ricardo! Do 25 km já dá para ver o portal de chegada da Maratona, risos.
    Saudações e boa sorte no alcance da próxima meta!

    ResponderExcluir
  3. Namiuti, obrigado pelas palavras. Senti falta do lanche da Janete na chegada rs!! E salve o mascote do Flamengo!! Valeu pelo apoio nessa empreitada! Que venha a quase pampulha que falta. Abração

    ResponderExcluir
  4. Márcio, foi um prazer conhecer o pessoal da sua terra. Dos 25 ao portal, tenho que mandar muita rapadura e buchada de bode pra dentro. abraços

    ResponderExcluir
  5. fala ricardo !!!! valeu a corrida. que corrida. é, eu tb tive q correr uma corrida maior que o meu longo, a mizuno 10 milhas. valeu !!!

    ResponderExcluir
  6. Amigo Ricardo,
    Ler o seu relato me fez um bem danado.
    Parabéns pelo texto e pelo ser humano especial que você é.
    O meu dia estava terrível, mas as coisas boas se sobrepõem as más.
    Agradeço pelas citações e lhe sou muito grato pela estima de sucesso em setembro.
    Peço desculpas, outra vez, pela simploriedade do meu "barraco", mas saiba que será eternamente bem vindo aqui em SP.
    Conte conosco sempre !
    Obrigado e parabéns pelos 25 km !
    Valeu !
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir
  7. Marildo Nascimento - www.4corredores.com.br2 de junho de 2009 às 16:53

    Cara ler o seu relato me fez pensar na vontade que tenho de correr novamente aí no Rio este ano somente para rever os grandes amigos!
    Belo relato e bela corrida amigo. Vc a cada dia esta melhor... desse jeito não vou conseguir nunca acompanhar essa rapaziada...nem treinando muito...
    Ricardo vc recebeu a camiseta?
    Esta tudo OK?
    Um grande abraço do amigo
    Marildo Nascimento

    ResponderExcluir
  8. Fala aí Ricardo, parabéns pela prova.

    Pena que não fiquei sabendo que estaria em SP para a prova, seria uma ótima oportunidade de nos conhecermos.

    Fica pra próxima. Me avise quando vier a Sampa novamente.

    Abraços,
    Leandro.
    http://corromesmo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Hoffmann amigo, perdi essa né!mas não faltarão oportunidades, nesse dia tinha aniversario de minha mãe, sabe né, almoço de família, mas mesmo assim dei uma escapada antes de ir e fiz 10km da prova do 15 ao 25, nos veremos em breve.abcs

    ResponderExcluir
  10. Caro Ricardo. A gente se encontra no dia 28 de junho na Maratona do Rio de Janeiro. Não demore a estrear na Maratona. O Esio Corsino da Acorja que estava diante de você no encontro em SP provou que não há necessidade de demora.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  11. Olá Ricardo,

    Parabéns pela sua conquista! É realmente desafiador passar aquele limite da Meia Maratona, mas a recompensa justifica o esforço.

    Espero que você continue participando das corridas aqui em São Paulo!

    Abraços!

    Claudio Rinaldo
    http://numerodepeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá Ricardo
    parabéns, os 25 km são eram (nunca corri a distância em prova), venha a maratona.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  13. Grande Hoffmann!!
    Valeu por sábado e parabéns por domingo, meu amigo!!
    Vamos nos falando...abração!!

    ResponderExcluir
  14. Parabéns Ricardo!

    Bela conquista, mais um pouco e estarás fazendo a maratona! Sucesso e muitos km pela frente.

    Abraço
    Adelaide

    ResponderExcluir
  15. Olá Ricardo,
    Ainda estou de molho, sem treinar. Não fiquei com dores como fiquei na de Porto Alegre mas foi mais dificil, mais cansativa. Quanto a Maratona só é uma questão de decidir e treinar para ela. Para começar tem os longões de 25 a 30 km semanais. Engraçado como escrevo, como se fosse um expert, mas é que a minha primeira prova já foi uma Maratona e para faze-la treinei 50 dias com muita determinação. Neste final de semana pretendo participar da minha primeira prova de 10 km, mas têm o longão de 30 km no sábado. Um Abraço e até a Maratona do Rio.

    ResponderExcluir
  16. Xampa, maravilha! Isso comprova que estamos evoluindo...vamos aumentando a carga.

    Guilherme, eu que agradeço pela hospitalidade. Só peço que nos dê a chance de retribuir tanta generosidade. Muito obrigado.

    Marildo, está esperando o quê para vir ao RJ então?? Recebi a camisa, tudo ok. Obrigado.

    Leandro, perdemos essa oportunidade, mas muitas outras virão. Sem planos para vir ao RJ?

    Regis, perdeu mesmo. Mas entendo perfeitamente. Eu também abro mão pela família, sempre. Até uma outra oportunidade.

    Miguel, foi um prazer conhecê-lo. A maratona está em meus planos com certeza. O Ésio é um super vencedor.

    Rinaldo, superar os limites, com responsabilidade, é sempre muito gratificante. Obrigado pelas palavras, e parabéns pela conquista!

    António, agora é que são elas...vamos a luta. Abraços.

    Leo, na sua companhia a diversão está garantida. Mesmo que não venha correr, apareça na meia do RJ. Abração

    Adelaide, obrigado pela mensagem de estímulo. Vejo que também estão progredindo aí pelo sul, parabéns!

    Ésio, você é um campeão. Não conheço história como a sua, do caminho inverso. Parabéns pela disciplina e pela força de vontade. Você é o autêntico garoto propaganda da Adidas, "Impossible is nothing". Parabéns! Satisfação em conhecê-lo e até o RJ.

    ResponderExcluir
  17. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    -o--oO--(_)--Ooo-
    Ihhh meu amigo esqueci de vir aqui, meus parabéns atrasado por ter completado os 25k, legal que vc encontrou os amigos blogueiros em Sampa.

    Um abraço,

    JORGE

    ResponderExcluir
  18. Valeu Jorge, precisamos marcar um almoço para re-encontrar essa galera na maratona.

    ResponderExcluir
  19. Olá, Hoffmann:
    Desculpe-me a demora em vir aqui! Na verdaade, eu tinha lido, ams muito por cima, a sua postagem! Hoje, li com mais calama e agora, estou postando! Quer dizer que vcs acompanharam o Fabio Namiuti? Olha, não é fácil correr esta maratona, não, né? Preincipalmente poruqe, vc e o Guilherme deixaram o fabio correndo depois dos 25 km! Rsrs. Mas, vai comendo alho, que dá bastante gás! Kkk. Bons treinos e obrigada pela companhia no sábado!

    ResponderExcluir
  20. Pois é Mayumi, difícil foi acompanhar o Fábio! O cara está muito bem. O alho....ah o alho, sai gás por todo lado. Por cima, por baixo...coitado de quem estiver atrás!

    ResponderExcluir
  21. I don't even know how I ended up here, but I thought this post was good. I do not know who you are but certainly you're going to
    a famous blogger if you are not already ;) Cheers!



    Here is my site: reputation management for doctors

    ResponderExcluir
  22. I ρay a vіѕit eνery day some
    sites anԁ websitеѕ to reаd postѕ, except this
    webѕitе оffers featurе bаsеԁ writing.



    Also visіt my blog: Lloyd Irvin

    ResponderExcluir
  23. Amazing! Its reаllу remarκablе pаragraph,
    I havе got much clеaг idea regaгding from this article.


    Also visit my hοmepаge - online reputation managment

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar aqui seu comentário. Boas corridas!!