terça-feira, 30 de março de 2010

Corrida Ecológica de Nova Friburgo

Participei no último domingo (28) da prova "Corrida Ecológica de Nova Friburgo", organizada pela Prodesporte, na cidade de Nova Friburgo, considerada a Suíça Brasileira. Chegamos de véspera, e agradecemos as dicas de hotel e restaurante fornecidas pelo Maratonista Camarada, Ésio Cursino. Excelentes!

A prova era nas modalidades de 10km ou 30km, dependendo do apetite do freguês. Era a abertura de temporada das corridas de 2010 para mim. Optei esse ano novamente por correr somente provas longas, e começar fazendo 30km foi uma boa escolha para a maratona que está por vir. Iria analisar como chegaria  ao muro.

Na verdade, a prova foi encarada como um treino de luxo, com direito a medalha, além de marcar minha estréia pela equipe Baleias, cada vez mais internacional. O visual da prova é admirável. Mas colocar a largada para 9hs deve ser revista.

Nessa empreitada, tive a companhia do grande amigo e xará Ricardo. A largada, além de ser tarde, ainda atrasou uns 15 minutos. Os primeiros 5km foram a maioria em paralelepípedo, e de boas subidas. A partir dali, quem corresse 10km voltaria, perdendo o melhor do percurso...estrada de chão e natureza.

Os Ricardos

Dos 5 aos 10km, foi de caça a coelhos, alguns muito mal escolhidos, diga-se de passagem, e que não renderam grandes ultrapassagens. Nesse contexto, a rápida troca do alvo se fazia necessária. No km 11, o xará pára para o number one, e depois da retirada dessa água, não peguei mais o cara. Um senhor na retaguarda, ao avistar o manto coral dos Baleias, disse que se mudaria para BH, uma vez que os Baleias estão agora todos finos (interpretei como elogio ao shape). E as subidas pareciam intermináveis.

Cheguei ao 15km e era hora de voltar. Agora eram descidas. O sol resolve dar as caras e ai azedou o pé do frango, como diria o Cap. Zebra. A sorte era que em alguns pontos, brotava água de nascentes em pedras na beira da estrada, ai aproveitava para molhar o boné e resfriar o radiador. A volta foi grande parte solitária. Avistava alvos a serem perseguidos, mas não poderia queimar cartucho correndo o risco de quebrar para acompanhá-los.

Dizem que para descer o santo ajuda. Só que ele esqueceu de mim nos primeiros 7k da volta. No km 22, o xará reduziu e me esperou, dali até o final seguimos juntos. Faltando 6km o motor ferve, mas graças a generosidade do xará, que comprou uma garrafa de água na birosca da esquina, deu para chegar ao 25k correndo e reabastecer o tanque. Dali em diante era terreno desconhecido, pois o máximo que havia rodado até então eram 25km.

Deu uma vontade de caminhar em alguns trechos, mas como era descida, fomos levando na maciota, para fechar a prova em 3h18m.

Prova artesanal, que apesar de pequenas falhas na organização, vale muito a pena conhecer. Parabenizo o Augusto, organizador da prova, que com pouco apoio e grana conseguiu realizar um evento descente. Nós que estamos acostumados a meter pau, e com fundamentos,  nas grandes organizadoras, temos que tirar o chapéu para pessoas que, com poucos recursos, realizam proezas. Imagino o que esses caras fariam com os recursos das grandes. No balanço geral, foi um ótimo fim de semana de turismo em Friburgo.

Pretendo voltar nesses 30km, e agora vejo que a maratona é viável. 2/3 dela já foram. Na medida que novas fotos aparecerem, vou adicionando por aqui.

21 comentários:

  1. Sensacional, meu amigo! Durante meu treino de domingo, torci muito para que você estivesse fazendo, ao mesmo tempo, uma bela prova, dentro dos seus objetivos. E que te permitisse justamente isso: ganhar confiança e motivação adicionais para daqui a exatos 54 dias, encarar o desafio maior a que se propôs.

    Parabéns pelos 30 Km, muito bem corridos e que são uma espécie de divisor de águas. Siga firme, mantendo os treinos e o entusiasmo. Estaremos juntos lá nos pampas, como diz o hino do tricolor de lá, para o que der e vier.

    Abraço!

    Fábio

    ResponderExcluir
  2. Valeu Namiuti! Obrigado pela torcida e pela força! Até a pé nos iremos. Abração

    ResponderExcluir
  3. Grande Ricardo! Um orgulho e honra muito grandes para nós todos da Equipe Baleias ver você consumindo kms com tanta facilidade. A cidade de Nova Friburgo, palco importante para os corredores de rua, agora já foi visitada pela Equipe e com ilustre representação. Porto Alegre será um passeio. Grande abraço dos amigos e amigas Baleias. Miguel Delgado.

    ResponderExcluir
  4. Valeu meu amigo Miguel, o manto caiu muito bem! Prepara a invasão Baleias em Friburgo para 2012, edição agora bi-anual dos 50km. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, Ricardo !
    À você e ao excepcional cara que é o Antônio !
    Mataram a pau!
    Congratulações.
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir
  6. Valeu Guilherme!
    O xará estará ai nos 42k de SP, como treino para os 50k de Friburgo. O cara está podendo.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Ricardo.

    Estamos dando uma passadinha em seu blog para dizer que está tudo pronto para receber os atletas que participarão de mais uma edição do MOUNTAIN DO Costão do Santinho em Florianópolis, nos próximos dias 2, 3 e 4 de abril. Neste ano tivemos recorde de inscrições, com 133 equipes num total de 1012 corredores.
    Queremos agradecer o carinho de todos os participantes e também convidar os leitores do blog para participarem de nossos próximos eventos. Fiquem ligados!

    Gerson dos Santos
    Depto Marketing MOUNTAIN DO
    www.mountaindo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Mas que silhueta de sílfide, rapaz! Está faltando pão-de-queijo aí, rapaz!

    ResponderExcluir
  9. Ricardo,
    Pode se considerar maratonista.Falta muito pouco.
    Boa páscoa!!!
    Abraços Pernambucanos
    Júlio Cordeiro

    ResponderExcluir
  10. Ivo, preciso visitar sua casa!

    Valeu pela força Júlio! Grande abraço a você e sua família.

    ResponderExcluir
  11. PARABÉNS pela prova Ricardo!!! Com certeza vc vai ter sucesso na maratona. Torcida não irá faltar pode ter certeza.
    Bjos e bom feriado pra vc e sua família,
    Dani

    ResponderExcluir
  12. Oi Dani, obrigado pela torcida!!!! Bom feriado para vocês tb.

    ResponderExcluir
  13. Fala Xará, fomos enganados que o percurso era plano por um amigo corredor, rss. Fomos valente e terminamos na maior alegria, foi um super treino. Maratona vc completa facil.

    ResponderExcluir
  14. Xará, sem comentários sobre o amigo corredor. Realmente, um belo treino. Aguardo sua presença para um revival em minhas colinas Riobonitenses.

    ResponderExcluir
  15. Fala Hoffman...Espero que vc teve uma boa páscoa...Muito legal este 30K de Friburgo me lembro muito bem desta 1ª edição que deu somente 60 corredores...E aí este ano deu quantos corredores? Parabéns por mais uma corrida longa no currículo, bom já que correu 30, vc não precisa esperar ano que vem para repetir a dose amigão, pois mês que vem tem os 50K de Friburgo, é apenas mais 20K só...E aí vamos encarar o seu xará vai correr ela.

    Desejo uma boa semana e bons treinos.

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  16. Apenas 20K a mais, disse Jorge. Ah, bom...

    ResponderExcluir
  17. Ricardo e Hoffman eu de maneira alguma enganei vcs quanto ao percurso dos 30K de Friburgo, pois quando eu fiz a alguns anos atrás o percurso não tinha subidas fortes, lembro-vos que o percurso pode ter mudado, ahhh e outra coisa, tá reclamando de umas ladeirinhas, quem corre longas distâncias é assim mesmmo...rsss...Vcs tem que correr é os 50K de Friburgo, aí vcs vão ver que percurso monstro com várias subidas ingremes...rsss...E aí vai encarar?

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  18. Fala, Hoffmann! Bela prova de 30 km! Acho que e uma das maiores quilometragens que fazemos em um treino para maratona! Parabéns! Espero que atinja os seus objetivos na maratona! Até mais!

    ResponderExcluir
  19. Cara que beleza... 30 Km na boa! A Maratona será feita com tranquilidade escreve aí... Parabéns!
    Ricardo continue treinando com vontade que vc com certeza conseguirá superar todos os obstáculos que vierem... estou torcendo muito por vc.
    Anota aí se eu não for a Grécia estarei por aí na Meia... de 22 de agosto.
    Abração
    Marildo Nascimento
    www.4corredores.com.br

    ResponderExcluir
  20. Jorge, agradeço pela informação sobre a prova dos 30k. Deu um número razoável de concluintes (125). Agora dizer que são só mais 20k para os 50k hahaha, ai é com você cara!! Pra mim, essa é 2012, já que agora ela passou a ser bi-anual...já está no calendário.

    Namiuti, para o Jorge a frase vale, apenas 20k a mais... Não se aplica a nós mortais.

    Mayumi, tentarei chegar nos 32k para a maratona. O Objetivo é chegar inteiro nos 42k, sem preocupação com tempo de conclusão.

    Marildo, suas palavras de otimismo são muito importantes, valeu mesmo! Te aguardo aqui, indo ou não à Grécia. Apareça para irmos as forras dessa prova que nos maltrata a cada ano. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  21. Grande Hoffmann .
    Desculpe-me pelo desleixo. Só agora vejo que vc venceu batalha tão importante na preparação pra maratona. Mais uma etapa vencida, espero que a preparação continue de vento em popa.

    Confesso que nunca passei dos 22km. Mas existe grande possibilidade de que essa história mude. Falta amadurecer a ideia.

    No mais, parabéns pela estreia com o manto coral. A matriz em BH deve ter ficado esfuziante! rs

    Abs e bons treinos!

    Shigueo

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar aqui seu comentário. Boas corridas!!