sexta-feira, 16 de setembro de 2011

LCD é um baita catalisador

Esse post apresenta cenas fortes, implícitas e explícitas de bullying. Melhor não continuar a leitura se possuir um coração sensível.

No encontro Baleias pós-prova em Londrina, nossa Miss Baleias Meire e a nossa Sereia-Baleia Marinês me indagaram como eu conheci Miguel Delgado e entrei para a equipe coral. Foi o único momento da tarde em que consegui ter a licença de Miguel para usar a palavra, por breves instantes.

Aquilo me remeteu a 2009, em São Paulo. Num jantar organizado pela Mayumi na véspera da maratona. Foi ali que conheci o nosso CEO e começou uma grande amizade.

Eu, Mayumi e Guilherme estávamos na sala de espera do restaurante, aguardando a chegada dos amigos, quando entra no restaurante um gordo barbudo, com uma camisa coral chamando a atenção com o desenho de uma baleia, perguntando se ali seria o jantar de Júlio Cordeiro. Ninguém entendeu nada...ficamos esperando. Simpatizei a primeira vista com aquele ser agitado, espalhafatoso e emotivo.

Mais tarde, chega Júlio Cordeiro, na companhia de outro gordo com camisa coral, que se arrastava cheio de dores e com dificuldades para caminhar. Era Paulo Picanha, e tinha acabado de correr a Comrades, e correria a maratona de SP naquelas condições em que se encontrava.

Na sala de espera, quando vejo aqueles dois gordos corais reunidos, pensei: estão de sacanagem comigo? Esses caras não podem correr maratonas! E eu aqui para correr 'apenas' 25km! Fiquei com vergonha de mim mesmo. Sentamos à mesa e o papo fluiu.


Estava distante dos gordos, quase não sai na foto, mas me divertia com as bobagens que o Júlio e eles falavam.

Manju é melhor que bode viu?
Nessa noite, ganhei do Júlio uma camisa da sua equipe, ACORJA, a qual guardo com carinho até hoje, e uso em treinos mais radicais. Portanto, antes de Baleias, fui ACORJA. Nesse tempo, conheci muitos amigos dessa equipe, mas ainda falta conhecer Lula, a Lenda!

A minha frente, sentou Ésio Cursino, também de Recife. A história dele com a maratona me impressionou. Nunca havia corrido antes, e a primeira prova que fez foi a maratona de PoA, na semana anterior. E estava ali em SP para fazer sua segunda maratona! Pouco mais de dois anos se passaram desse encontro e ele já concluiu mais de 40 maratonas. Nunca vi nada parecido nesse meio.

No post que relatei a corrida de 25km, eles deixaram comentários...

Miguel disse:
Caro Ricardo. A gente se encontra no dia 28 de junho na Maratona do Rio de Janeiro. Não demore a estrear na Maratona. O Esio Cursino da Acorja que estava diante de você no encontro em SP provou que não há necessidade de demora. Um grande abraço.

E Ésio:
Olá Ricardo,
Ainda estou de molho, sem treinar. Não fiquei com dores como fiquei na de Porto Alegre mas foi mais dificil, mais cansativa. Quanto a Maratona só é uma questão de decidir e treinar para ela. Para começar tem os longões de 25 a 30 km semanais. Engraçado como escrevo, como se fosse um expert, mas é que a minha primeira prova já foi uma Maratona e para faze-la treinei 50 dias com muita determinação. Neste final de semana pretendo participar da minha primeira prova de 10 km, mas têm o longão de 30 km no sábado. Um Abraço e até a Maratona do Rio.

E assim surgiu uma grande amizade com o gordo das Gerais, e o convite para ingressar em sua simpática equipe veio logo em seguida.

Paulo Picanha esteve presente nas minhas primeiras maratonas, e a disputa com ele é sempre muito boa. Gosto de carne de primeira. Não vejo a hora disso voltar. Enquanto isso não acontece, eu corro atrás dele no ranking do Júlio Cordeiro.

Acompanho com muita euforia Ésio Cursino na busca do seu sub-5 na maratona. Deixo aqui registrado que ele nunca me venceu. Quando isso acontecer eu pago o rodízio e o chopp ao Doutor. E ele está muito perto de ganhar de Miguel Delgado, o qual tem meu, total e irrestrito, apoio e torcida.

Paulo Ricardo Lins (Picanha) , Ésio Cursino, e Miguel Delgado foram meus catalisadores para enfrentar a maratona. Esse trio LCD é FPC. Se eles conseguiram correr uma maratona, eu tinha que conseguir.

E assim como nós conseguimos, você é capaz. Venha para a bela distância e sua vida nunca mais será a mesma.

PS: fotos gentilmente roubadas do blog da Mayumi

16 comentários:

  1. Muito legal.
    Agora o Wlad entendeu porque não foi convidado, risos ....

    ResponderExcluir
  2. Salve, salve Ricardinho!
    você foi feliz em relembrar esses fatos. Os caraas aí de cima deixam-nos felizes por serem nossos amigos.
    Valeu mesmo.
    silvio

    ResponderExcluir
  3. Ai Jisuis ... quando mais eu rezo mais posts insanos aparecem na minha tela :D
    Janeiro está chegando, ainda dá tempo ... rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Cabra,
    Fiquei emocionado.
    Eu tava novinho, sem cabelo branco, mas o copo de chopp estava na minha frente.
    Agora tô grisalho, gordo e mudei pra água de côco.
    Mas bati meu recorde. Vai entender...
    Vida longa as corridas de longas distâncias e as grande amizades
    Abraços Pernambucanos
    Júlio Maratonista Cordeiro

    ResponderExcluir
  5. Antes de ser maratonista virei Baleias e agora sigo firme e forte atrás da bela distância.

    Baleia que é Baleia tem que correr a bela distância.

    Bjos,
    Dani
    correndoemagrecendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. "E assim como nós conseguimos, você é capaz. Venha para a bela distância e sua vida nunca mais será a mesma".

    Facim, facim. Parece até o Jorjão convidando a gente pra fazer ultras.

    Abraço e bom fds!

    ResponderExcluir
  7. Ricardo querido,

    Saudadesssss...É exatamente assim... basta querer... Aliás querer é poder sempre. E digo mais, dos 42km para os 50km e para os 75km Bertioga/Maresias minha estréia dia 22/10 é apenas um pulo...digo.... kms...kkkk

    Bjks

    Miss Baleias Meire - BH/MG

    ResponderExcluir
  8. Daqui a pouco quem vai sofrer de bullying por não ter decidido pela bela distância sou eu =( #good
    Parabéns para a Equipe e gostei de saber como você virou um

    Fabi =)

    ResponderExcluir
  9. Aaaai que saudades desta turma toda junta reunida! Não sabia que o jantar tinha sido "organizado" por mim! Aliás, o pessoal diz que eu organizo almoços e jantares antes das maratonas e corridas, mas eu nunca fiz nada! Só telefono pros restaurantes e digo que vai um montão de gente! Daí, o dono fica contente! Kkkkkk.
    E vamukivamu! Eu só bagunço o coreto! O resto, é com os Baleias! Eu sou mera simpatizante! Rsrsrs.
    E a cara do Julio na foto, parece o rapaz que pegou umeboshi para comer no treino! Kkkkk. Vai lá conferir no meu blog e não se esqueça de colocar o som bem alto para ouvir os links. Tá demais! Kkkk. Obrigada por roubar as fotos! Rsrs.

    ResponderExcluir
  10. oi, ricardo!

    que história boa de ler!
    deu vontade até de ir buscar um cafezinho pra acompanhar a leitura;)

    a maratona é um desafio muito especial... mas eu sou tão gulosa, que antes de desejar correr uma maratona, já sonhava com a comrades e o desafrio urubici rsssss
    o importante mesmo é a gente sonhar sem limites, e literalmente correr atrás de nossos desafios;)

    parabéns pela crônica;)
    acho que dava um bom livro se cada um de nós contasse como conheceu o sábio guru mestre filósofo maratonista miguel delgado;)

    bjs
    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Correr uma maratona é sofrida, mas a gratificação de se cruzar uma linha de chegada, não tem sofrimento que resista.
    Um forte abraço e bons treinos.


    tutta/BALEIAS/Pr
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Ricardo,
    O LCD é de fato um trio muito influente. Entretanto, depois de experimentar os 42 km a autonomia vem junto e dá vontade de correr sem parar.
    Você estava inspirado quando escreveu esse texto, heim?!
    Adorei a foto na porteira. Isso dá título para o seu segundo livro. "Xerpa cruzando porteiras".
    Graaande abraço!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  13. Olhe, amei este post. E senti um comichãozinho aqui do lado esquerdo da pança Baleias igualzinho a do ano passado, que me fez treinar seriamente.

    Obrigado meu ainda não abraçado amigo.

    ResponderExcluir
  14. Ricardo depois de ler esse texto fiquei meio que insano e a minha Maratona tá por vir...a loucura tem sido o meu forte nesses anos mas é que meu joelho esquerdo ainda não me deixou totalmente fora de mim...ele sempre me lembra da realidade.
    Entretanto, isso deve durar pouco tempo! Pois se ficar constatado mesmo o seu fim então que tudo vá para o saco e a Maratona surgirá num ato de desespero final...risos
    Tipo fechamento de cortinas...
    Aguarde minha companhia numa próxima!
    Por enquanto vamos de 10Km e Meia quando dá!
    Abraços
    Marildo Nascimento
    www.4corredores.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi, Ricardo!
    Sabe que quando leio algum post da turma de BALEIAS faço um preparo psicológico antes.
    Paro, respiro, e prometo a mim mesmo que não vou me deixar influenciar pela insanidade desses meus amigos, porque sem você perceber, a vontade que dá é de se inscrever em todas as ultras distâncias existentes... é realmente uma delícia pertencer a esse grupo, e o melhor ainda é quando você tem a sensação que sempre fez parte.
    Cara, você tá muito magro, viu!
    Abraços!
    Joel Leitão

    ResponderExcluir
  16. Meu caro amigo Ricardo Hoffman. Primeiro quero dizer que te amo, o que não é novidade para ninguém que realmente acompanha o mundo que corre e coloca isso na Rede. Segundo que ganhei de Ésio e Paulo Picanha, porque fui o primeiro entre os três LCD a escrever aqui. Não fui eu quem começou essa coisa de disputar até quem escreve primeiro nos blogs. Terceiro quero dizer que gordo se emociona muito quando alguém diz que ele fez alguma coisa que causou alguma coisa e agradeço profundamente por isso. Por fim quero dizer que, dizendo também como você sobre o início de cada um, que conhecer Stepanhie Perrone (RS) e Júlio Cordeiro (PE)na maratona de Porto Alegre 2009 mudou minha vida nas corridas. Júlio não sabe, porque sou comedido, mas o amo. E o Mundo Baleias também é muito grato a ele porque se ficamos conhecidos a mão de Júlio tá nisso.
    Em minha história pessoal demorei muito a encarar a maratona, mas de fato, como Esio mostrou, não há necessidade de tanto cuidado, a bela distância é mais prazeirosa e gostosa do que temível. É como o bom amor, desafiante, surpreendente, instigante e FPC. Não há limite para a emoção e felicidade Baleias. Miguel Delgado, recuperado da depressão pós-farra!

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar aqui seu comentário. Boas corridas!!