sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Maratona de Búzios 2011

Foi um final de semana incrível, na companhia da minha família e dos amigos de Recife - Júlio, Chris, e profexôrrr (no autêntico sotaque carioca) Ésio. Miguel está correto em sua tese, 'o corredor que não conhece Júlio Cordeiro precisa rever seus conceitos'. Vou além, e digo ser imprescindível conhecer também a Chris, esse casal é FPC.

Dias antes da prova, havia postado no facebook que enquanto os amigos correm em NY (mesma data da prova de Búzios), os probes se contentam com Búzios. Teve gente (que eu nem conheço) que não entendeu o jogo das palavras e veio com tudo pra cima do pobre aqui. Não deve saber que para correr em NY precisa ser sorteado na loteria, ou gastar $$ com as agências oficiais, enquanto em Búzios não se precisa ganhar na loteria para correr...enfim, página virada, facebook agora é apenas para promoções e para os amigos verdadeiros.

Na véspera da prova, praia. A água estava agradável Júlio, você precisa conhecer quando ela está realmente gelada! Mas nada se compara à temperatura do mar do Nordeste. Enquanto o cabra se hidratava na areia, eu me divertia no mar com a filhota. Lampião se retorceu na tumba com um cabra de Tabira com medo de água fria.


Chegou o dia, e cedo já estávamos no local da largada. O começo na rua das pedras é perigoso, pelo desnível do calçamento.



Após a largada, chegamos na primeira praia do percurso em menos de 500m, e logo ali a estátua de Brigitte Bardot saudava os aventureiros.


No km 2, uma subida íngrime já fazia muita gente caminhar, não quis bancar o durão e queimar cartucho logo na saída, de modo que aderi à caminhada, lá em cima, o visual já era bacana.



Após tanto sobe e desce só em paralelepípedo, e vendo praias somente de longe, eis que chega a hora de um contato mais de perto, era a praia da ferradura.


Saindo da praia, o primeiro ponto de troca do revezamento, e uma boa subida e trechos  em trilha, e o visual de lascar.








Mais um trecho de praia, dessa vez pelas areias de Geribá. Ali seria meu fim de linha. Passei mal, estômago embrulhado, e muita dor de cabeça. Mas ainda não podia desistir, pois sabia que minha filha me esperava no final dessa praia. Fui lutando contra os pensamentos negativos, e consegui retomar o ritmo. O final da praia compensou.


Falei para ela que só iria um pouquinho mais a frente, o próximo ponto de troca do revezamento estava a 3km dali, e poderia ir estudando se valeria a pena continuar, ou fecharia nos 21kms. Parei no posto de hidratação, e no melhor estilo Paulo Picanha, tomei tudo que tinha direito.

Mais um trechinho chato de ruas e asfalto, até chegar na praia de Tucuns. No final dela, seria os 21kms. Praia praticamente deserta e selvagem, bonita demais, no final dela via a movimentação das trocas das equipes em revezamento, bem como a beleza da mata que iria adentrar, mas o corpo pedia socorro. Não conseguia um ritmo razoável, com dígito começando em 6, as dores voltaram.




Nesse cenário paradisíaco, lembrei-me do amigo Felipe de Souto. Vinha do mar um vento muito agradável, eram as virgens de afrodite bafejando ânimo para me levantar. Imaginei a chegada triunfal, num pórtico repleto de virgens tchecas, mas não foi suficiente. Hora de parar e voltar. Lembrei também do Namiuti, afinal, desistir no meio de uma maratona é de lascar.

Não valeria a pena, nas condições que eu estava, prosseguir e maltratar o corpo e concluir no sofrimento. Corridas tem todos finais de semana, mas o corpo e a saúde são uma só. E se não for para chegar inteiro, não vale o esforço. Nem todos pensam assim, preferem chegar nem que seja rastejando, mas eu fiquei feliz com a escolha.



A única certeza é que voltarei ano que vem para conhecer o restante do percurso, que segundo as informações que tive, são muito piores que a primeira perna. Torcendo para ocorrer uma invasão Baleias. Lula já está agregando ACORJA para vir, falta Miguel fazer sua parte.

Cabra, obrigado pela linda camisa e pelos doces que adoro do Recife. A blusa tem poderes premonitórios, e usarei após completar os 50km de Friburgo, em Maio.

Agradeço a todos que passaram por aqui, e lembraram de mim nesse fim de semana tão especial. Valeu!

19 comentários:

  1. Ricardo,
    Também quero! Que lugar lindo!
    Na companhia de Júlio e do Ésio a pré corrida deve ter sido divertidíssima.
    A filhota está toda charmosa esperando o papai.
    Agiu com sabedoria. Cabeça saudável agora e corpo inteiro para a Volta da Pampulha.
    Fale-me dessa corrida de 50km em Friburgo.
    Hoje, matei a saudade que eu estava do gordão. Usei meu telefone secreto TIM e colocamos o papo em dia.
    Abração!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  2. Ricardo, belíssimo lugar e decisão sábia, parar para poder prosseguir. Tinha me esquecido desses 50k de Friburgo, vou anotar, quando for montar meu calendário de 2012 vou considerar. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Lugar lindíssimo.
    Pena que você não pode correr a prova toda. Mas estou de acordo contigo: - Se não for pra chegar inteiro, não vale o esforço. E saúde só temos uma mesmo.
    De qualquer forma te dou os meus parabéns pela participação.

    Abraço e tudo de bom.


    tutta-BALEIAS/Pr
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Salve, salve Ricardinho!
    Decisão simples e certeira: cuide de você hoje porque em 2012 tem repeteco.
    Sincero abraço.
    Silvio

    ResponderExcluir
  5. que lugar lindo, Ricardo!
    pelas fotos, já deu pra perceber que a prova foi mesmo dura! cada subida!
    e esses trechos em trilha, lindos!!!

    enquanto lia seu relato e via as fotos, ficava dizendo: eu queria estar aí, eu queria estar aí! kkkkkkkkkkk
    caramba! agora tenho certeza de que eu preciso ir correr essa prova, viver essa aventura!

    parabéns pelos 21km!
    às vezes não dá mesmo pra ir além!
    e nem vale a pena o sofrimento!
    abandonar ou não uma prova é uma decisão muito pessoal... e difícil... a gente precisa sentir até que ponto vale a pena insistir... até que ponto vale a pena lutar pra seguir adiante...
    o importante é isso que você disse: "eu fiquei feliz com a escolha" ;)

    em 2012, eu estarei lá!

    mais uma vez: parabéns!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Hei Ricardo....

    Sábia sua decisão meu amigo.... Há momentos que completar 21 vale mais que qualquer 42. Agora descanso, hidração, alimentação e foco para pampulha. A festa será muito boa regada a vitamina C... e agua de coco....kkkkk
    Encerro minha participação nas corridas em Curitiba e Pampulha será somente festa. Se Deus permitir conte com a turma mineira para esses 42km em 2012...

    Bjks

    Meire/Baleias - BH/MG

    ResponderExcluir
  7. "Corridas tem todos finais de semana, mas o corpo e a saúde são uma só". Venho repetindo isso há tempos. Desistir em uma maratona é mesmo de lascar, mas ter essa consciência, não tem preço. Parabéns pelo bom senso da decisão. Em 2012 tem mais e, quem sabe, #TamoJunto nessa.

    Abraço e bom feriadão.

    ResponderExcluir
  8. Que pedreira !!!!
    Bela escolha.
    Vou lembrar sempre dessa.
    ABS !!!

    ResponderExcluir
  9. Amigo Hoffmann,
    Valeu por suas palavras amistosas lá no blog!
    Obrigado!
    Essa das virgens tchecas na chegada foi sensacional! Parabéns pela criatividade!
    Dias melhores virão, sabes disso melhor do que ninguém.
    Bom feriado.
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir
  10. Bora Xará, levanta a cabeça e bola pra frente. Ano que vem estarei presente e vou fazer os 42km. 50km Friburgo não é brincadeira, não é só treinar subidas tem que ter uma alimentação e o uso de suplementos pelo menos 3 meses antes nos treinos. Boa sorte e bons treinos.
    Xará

    ResponderExcluir
  11. e Ricardo, que visual bacana.
    Percurso difícil hen, tinha visto esta prova no calendário da WebRun no meio do ano e passei seriamente em participar. Agora com as suas fotos, tenho uma idéia melhor da encrenca... uma boa encrenca !
    Não tinha virgens, mas bem que (no meu caso) poderia ter uma cervejas thecas, então... rs

    Abrx, Michel - Vinac
    http://bmw-runner.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Serio mesmo que o povo perdeu tempo discutindo essa sua frase? Lamentavel!

    Meu padrinho Baleias, que visual e esse? Magnifico!!!

    Fez bem em voltar, deve ter sido dificil abandonar a prova, mas vez ou outra precisamos ser racionais, nao somos blindados.

    Parabens pela prova!

    ResponderExcluir
  13. Cabra,
    Valeu por tudo nesse fim de semana.
    Tô te esperando aqui em Recife
    Abraços Pernambucanos
    Júlio Maratonista Cordeiro

    ResponderExcluir
  14. Grande Ricardo!! Rapaz, a semana que passou ainda lembrei de você, curioso em saber por onde você andou que sumiu! Mas vejo que estava se divertindo! Belas fotos irmão, mandou bem na escolha de preservar o corpo, só os melhores atletas tomam essa sábia decisão! Agora cara, porra, nem as virgens tchecas deram ânimo, aí o negócio ta feio irmão!! Era para render uns 15 km no mínimo!!!! hehehe
    Cara, está nos meus planos correr RJ ano que vem. Sábado me convidaram, parece que uma corrida em agosto. É a prova do meu calendário além das fronteiras Catarinenses...Nos vemos em BH começo de dezembro!!
    Forte abraço, parabéns por mais essa empreitada!!

    Felipe de Souto

    ResponderExcluir
  15. Vc é um daqueles que lamento ainda não ter dado "aquele" abraço.

    Vc curtiu e foi sábio em não completar a prova. A festa foi completa e sua alegria também. É o que importa.

    Grande abraço e espero vê-lo logo.

    ResponderExcluir
  16. Ricardo, o pessoal que me antecedeu já disse o que tinha que ser dito... só reforço dizendo que só vc conhece suficientemente seu corpo para saber a hora de parar... Decisão difícil, mas muito sábia...

    Abs

    Fábio
    www.42afrente@blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Ricardo,
    pelas fotos dá para se ter uma idéia da pedreira.
    Decisão sensata em parar,mandou bem:"Corridas tem todos finais de semana, mas o corpo e a saúde são uma só" !!
    Abraço e bons treinos.
    Jorge

    ResponderExcluir
  18. Oi Ricardo, queridão!!!!

    Vai me dizer que vc não vem à Curitiba correr a maratona comigo, ou melhor, ganhar de mim?

    Pelos comentários entendi que vc não vem. Espero estar errada.

    Sábia a sua decisão apesar de que não usarei essa frase para completar a maratona de Curitiba. Vou até o final nem que seja rastejando....rs.

    Bjos,
    Dani
    correndoemagrecendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Dureza
    compensada pela beleza !!! Sensacional !!!

    Vale cada de suor.... Parabéns !!

    Abcs,
    Wlad
    http://www.triathlonsemgluten.com/

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar aqui seu comentário. Boas corridas!!