terça-feira, 1 de julho de 2008

1/2 é puro êxtase

Como diria Roberto Carlos: "São muitas emoções". Impossível expressar num post tudo que aconteceu nessa prova mágica...uma estréia que jamais esquecerei!

De início, vi toda preparação de 3 meses ir por água abaixo...nas vésperas da prova arrumo uma infecção intestinal que me deixa fora de combate. Pensei, vou de qualquer maneira! Os amigos vibrando a favor, chá de broto de goiaba, muita água para hidratar e não é que melhorei! Na sexta encarei 6 crepes do Thiagão, e aí constatei que seria possível. No sábado, nada de trono!

Acordei às 5h no domingo, desjejum light e segui para a rua esperando o Alcimar com a carona. Antes porém deixei um bilhete na geladeira para meus familiares...


Somente a solidariedade da corrida para fazer que estranhos parem seus carros na rua e te ofereçam carona às 5:30 da manhã, e olha que foi mais de um...agradeci e falei que estava esperando meu camarada. Britanicamente às 5:40 entro no carro. Contratempos, falta de comunicação, teimosia (tinha gente querendo largar de S. Conrado e não do Pepê!), mas no fim tudo certo! Chegamos na barra, e onde os banheiros químicos??? Tivemos que usar o banheiro natural mesmo, a praia. Mandei o primeiro gel, encontrei o Wlad, e alinhamos para a largada.

Soou a corneta (não rolou música da Tina Turner!!) eu estava tão vidrado, que nem me dei conta da multidão que estava ali... comentei com Wlad, pouca gente né?? Ele falou, pô, já passaram 4 min e ainda estamos cá atras. Dei falta do tapete do chip que estava bem a frente do pórtico.

Subida do elevado, primeiro túnel, muita vibração e passa o primeiro quilômetro. Confiro o relógio e havia passado 7 minutos. Era para ter ficado com torcicolo, afinal só olhava para direita, curtindo aquela vista maravilhosa. Ai entrei em alfa...que visual...qdo acordei, já havia subido a Niemeyer e nem senti, fruto da preparação em cachoeira dos bagres.

Passou o km 9 e eu não vi! Perguntei uma corredora qual era a placa que passou, ela disse 9, ai lembrei do Régis, hora de tomar o gel. Brindei a você meu camarada! Passou o km 10, estava com 1:02 e ai não vi mais relógio...estava no Leblon, as tendas com DJs dando maior fôlego, e cheguei na metade da prova muito bem, dava para soltar as pernas e fazer o split negativo, mas preferi curtir a paisagem e não correr contra o relógio...passa ipanema, arpoador, copacabana, e a vibração da galera contagia...volto do êxtase, km 15, novo gel, e salve Régis! Não demora e estou dobrando a princesa Isabel rumo a Botafogo...passa o túnel, RioSul, outro túnel, e chego no conhecido aterro...o Cristo de braços abertos na esquerda, olho pra ele e mando minha prece de agradecimento por estar inteiraço.

Último ponto de hidratação, uma banda mandando um Hendrix na paulada, dou um grito, soco no ar, e sigo para os últimos 2 kms. Na direita o pão de açúcar, contemplo aquela vista, aperto o paço, última curva, já vejo as barracas, a galera vibrando, o pórtico de chegada...

Duzentos metros para a meta, olho para direita e vejo minha família ali vibrando por mim! Meus pais, minha esposa e minha filha! Pego a Júlia no colo e parto com ela para a chegada...ela chora, tiro o boné, ela me reconhece e diz Babai, babai, e começa a bater palmas... A galera em volta grita, aplaude e eu choro de emoção...chego inteiraço com 2:11. Muito abaixo do que planejava, e o melhor, como é estréia, isso é record pessoal!!!

Tenho mais para falar, e muito a agradecer e o farei em breve.

Não existe prova igual a essa! Obrigado família!!


20 comentários:

  1. Belo texto, bela medalha, bela conquista...que venham mais!!

    Pra mim, a melhor parte foi vc ter cruzado com a tua filha!!!

    Parabéns!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  2. Ricardo,
    Elogios sinceros a sua estréia nas Meias!
    Felicitações !
    O seu bonito gesto de cruzar a linha com a sua filha, me lembrou o do Fábio Namiuti que levou o filho dele pela mão lá na General Salgado (Taubaté-SP), algo que deve ser uma sensação indiscritível tanto para pais como filhos !
    CongratulaçÕes !
    Você tem todos os motivos para ficar orgulhoso de si mesmo e de sua família !
    Obrigado,
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir
  3. Leo, você foi guerreiro, um samurai! Cara, pena não poder ter ficado até o final para estar com vocês. Outras virão! Que venham os novos desafios. Estaremos aí. Com certeza, a chegada foi triunfal! Tomara os paparazzi tenham pegado a chegada!

    Guilherme, obrigado pela msg! Vc tem toda razão com relação a minha família, não há palavras, é indescritível. Gde abraço

    ResponderExcluir
  4. Ricardo,

    Parabéns, cara ! Que bela estréia, e que relato sensacional ! É uma verdadeira lição de como se deve encarar uma prova, curtindo, aproveitando cada momento. E mesmo assim fazendo também um ótimo tempo para uma estréia, um resultado ainda melhor que o esperado. Merecidíssimo, porque você se preparou para ele.

    Obrigado por conferir o relato da minha primeira maratona também, procurei fazer o meu melhor e fui apanhado meio de surpresa pelo Imponderável da Silva Niemeyer no final da subida. Fazer o quê ? Ainda assim, a sensação de chegar ao final dos 42 Km foi fantástica, e o nosso amigo Wlad é testemunha ocular disso.

    Como no dia da prova quase sempre é mesmo complicado encontrar os amigos, faltou você lá no Leme no sábado. Você fez muito bem em "se poupar", tá mais que justificada a ausência. Mas, na(s) próxima(s), vá, nem que seja com peniquinho, beleza ???

    Grande abraço, meu amigo ! Descanse, curta a vitória. E vá se preparando para os próximos desafios.

    Valeu !

    Fábio

    ResponderExcluir
  5. Ricardo, o seu relato foi emocionante principalmente na parte do seu recado para a família e na chegada triunfante com sua filha.

    Parabéns pela conquista e realmente foi uma prova histórica, inesquecível e que pra mim marcou, além da beleza, pela estréia e superação de vários amigos corredores nas diversas modalidades, desde o Family Run até a temida Maratona, esta especialmente com o tempo e a colocação do Jorge, a determinação do Fábio e a épica chegada do Léo.

    Tive por sorte a mesma tranquilidade que você durante toda a corrida, e os géis(!) fizeram TODA a diferença para mim também.

    Grande abraço e nos vemos por aí!

    Paulo Massa
    http://www.e-corredor.com.br

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Ricardo...

    Belo relato...bela estreia!!!

    Eu disse que a partir de agora a tua vida de atleta ia mudar...a emoção aumenta à medida que aumentamos a distância!

    Tenho a certeza que daqui por uns tempos, quando o meu amigo tiver mais meias maratonas nas pernas, vai-se aventurar na maratona completa!

    Eu sei do que estou a falar...rsrsrsrs

    Abraço

    José Capela

    ResponderExcluir
  7. Que aventura, Ricardo! Deu pra perceber exatamente a sua emoção estreiando em corridas só de ler o teu post. Aliás, excelente saber que compartilhou esse momento com a sua família, a tua filha deve ter adorado cruzar a linha. Parabéns!

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Ricardo, que relato show !!!

    Me senti novamente fazendo a prova...

    Muito... mas muito legal este bilhete para sua família... sensacional você cruzar com a sua filha... deve ter sido uma emoção impar.

    E falar em família, mande um grande abraço a todos e parabéns pela linda princesa.

    Olha vcs aqui : http://picasaweb.google.com/wladimirazevedo/MeiaMaratonaRioDeJaneiro29Jun2008/photo#5217443847308710882

    Um grande abraço e parabéns por esta ótima estréia .

    Wlad

    ResponderExcluir
  9. eu ja sabia!...não tinha duvidas que vc se sairia mto bem..parabéns...Regis

    ResponderExcluir
  10. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    -o--oO--(_)--Ooo-
    Parabéns meu amigo Ricardo pelo sonho realizado, eu fui uns que acompanhei por aqui no seu blog o dia dia que vc treinou para essa meia, vc merece, o relato da corrida ficou show. Legal que sua familia foi apoiar na corrida, como eu já disse para todos o apoio da família nessas horas é fundamental para o atleta. Bom já que completou a meia, agora fica aqui registrado o convite para vc correr a MARATONA no ano que vem e nem adianta dar desculpas hein pq vc terá um ano para treinar, para fazer mais meias e outras corridas mais.
    SE VC QUER TER UMA EXPERIÊNCIA DE VIDA, CORRA UMA MARATONA!!!
    Só foi uma pena que quando eu completei a Maratona te procurei lá e não te achei, mais fica para a próxima.
    Desejo a vc uma ótima recuperação e continuação de boas passadas.
    Um abraço
    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Meus amigos, vocês são 10! Fico fora um dia e volto cheio de mensagens bacanas.

    Fabio, curti muito seu relato. Aquela técnica de ser acompanhado em cada km por um amigo imaginário foi ótima! Irei usá-la nas próximas. Volta em outubro para a 1/2 internacional?

    Paulo, infelizmente não nos encontramos nessa, gostaria de parabenizá-lo pessoalmente pela vitória. Nos vemos por ai.

    Capela, você é o cara nessa distância! Obrigado pelas dicas aqui deixadas. Essa é realmente a melhor distância de se correr! E qto a maratona, vc tem razão. Irei usar 2009 para solidificar a 1/2 e em 2010 aventuro na estreia em maratona. Abraços.

    Ian, obrigado pela visita e pela msg. Passe mais por aqui. Com certeza, minha filha adorou!

    Wlad, valeu!! Foi muito bom correr os primeiros kms a seu lado. Obrigado pelas fotos, irei roubá-las novamente. Parabéns pelo excelente tempo!

    Régis, suas dicas foram valiosas..muito obrigado mesmo! Espero ter o prazer de correr a seu lado algum dia, e poder absorver um pouco de tanta experiência que você tem nesses pés.

    Jorge, muito obrigado cara! Você é um exemplo para nós. Continue assim cara! A Maratona está em meus planos para 2010, até lá correrei algumas meias (que adorei!). O encontro histórico ainda não foi dessa vez infelizmente, mas vai sair muito em breve. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  12. Olha, Ricardo, vontade não me falta. Por mim eu voltava não só pra meia em outubro, mas pra fazer várias outras provas por aí. Como eu disse pro Paulo, nos sentimos em casa aí no Rio, eu e a Janete, entre tantos amigos e sendo tão bem tratados.

    Mas não vai ser muito fácil, né ? Afinal, tem muitas outras provas que eu quero conhecer, entre elas as 10 Milhas Garoto no ES, que o Guilherme me convidou pra fazer parte da caravana de vocês também; e a Meia de Salvador, por exemplo.

    Por mim, cara, eu ia pra todas, mas, sabe como é, a Casa da Moeda daqui tá com a produção fraquinha que dá dó ...

    Mas que eu volto, eu volto, meu amigo !!! Vocês não vão se livrar de mim fácil assim também não ...

    Um grande abraço e parabéns de novo pela sua estréia de gala (demais a idéia do bilhetinho, vou copiar na cara dura quando sair pra uma prova sem o meu staff pessoal).

    Fábio

    ResponderExcluir
  13. Sério Fábio! Vai na Garoto com a gente?!?! Maneiro!!

    ResponderExcluir
  14. Ricardo parabéns pela conquista e que venham mais ! Onde fica a Cachoeira dos Bagres ? Meus filhos não foram, pré vestibular um, e sono o outro.

    ResponderExcluir
  15. Valeu X, a cachoeira fica em Rio Bonito, 70km do RJ. t+

    ResponderExcluir
  16. Largada em São Conrado ????? quem será !!!!!!!!!

    Foi um prazer participar dessa prova com voce e com o Alcimar !!

    O percurso foi show e passou muito rapido..

    Vamos pra proxima, nos encontramos na Adidas..

    ResponderExcluir
  17. Valeu Renatão! Vestiu a carapuça rsrsrs. Passou rápido mesmo. Adidas está muito longe...tem coisas boas em julho, como corpore, fila night e petros.

    ResponderExcluir
  18. Os meus parabéns por ter completado a sua 1ª meia-maratona, continuação dessa determinação.

    ResponderExcluir
  19. Ricardo:
    Meus parabéns (super-atrasado) por mais esta conquista! Parabéns pelo recorde! Ainda teve pique para carregar a sua filhota no colo nos últimos 200 metros finais? Isto é que é preparação, hein? E vamos para a próxima! Parabéns pela linda família torcedora!

    ResponderExcluir
  20. Antonio, obrigado pela visita, e parabéns por seu blog. Está entre os favoritos.

    Mayumi, ela já está pesadinha, mas eu consegui sim, afinal foram só 200m rsrs. Você vem para a 1/2 internacional em outubro??

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar aqui seu comentário. Boas corridas!!