quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Choose Life

Definitivamente comprovado, eu tenho TOC. Transtorno obsessivo por corridas.

Como havia relatado aqui tempos atrás sobre a mudança de horários de treinos que iria fazer parte de minha rotina, finalmente ontem consegui colocar em prática a mudança.

Acordei às 5:30, e antes das 6h já estava na rua trotando. A cidade ainda dormia, estava escuro. Corri por lugares que jamais imaginaria passar correndo, devido ao grande movimento de carros durante o dia. Atravesso o campo de São Bento, e que bela imagem daquele lugar. Deu vontade de ficar correndo somente por ali, em círculos...mas eu ficaria tonto. Chego a orla de Icaraí e a mesma quase vazia. Apenas alguns guerreiros caminhando e poucos correndo. Ali vejo uma senhora com uma camisa que dizia "Choose Life".

Saudei-a e mandei um "vive la vie". Ela sorriu.

Fizemos escolhas certas, a vida e a saúde.

Gostei dessa mudança. Como os amigos que madrugam já haviam me dito, ficamos com uma disposição incrível no decorrer do dia. Amanhã repito a dose, pois o calendário de novembro está lotado de provas.

Minha esposa me diz que sou doido, acordo cedo para correr, mas não acordo cedo para tomar café antes de ir para o trabalho. Digo-lhe que tenho TOC, ela ainda sonolenta, não deve ter entendido.

Boas corridas!

23 comentários:

  1. Gosto do jeito que vc escreve parabéns e acho que estou com esse tal TOC também...que bom né!
    Como vc já sabe, não irei mais ao rio este ano buáaaaaaaaa...mas vamos nós ver na SS hein!? Tô empolgada.
    Boa prova pra vc domingo.

    Bons Kms

    ResponderExcluir
  2. Valeu Fabiana! Nos vemos na SS então, até lá!

    ResponderExcluir
  3. O que vai aparecer de corredor aqui reconhecendo os sintomas não vai ser brincadeira ... Sair pra treinar cedo demais (ou tarde demais), na chuva, na fazenda ou numa casinha de sapê. Ser chamado de doido pela (o) esposa(o), ter coragem para as maiores façanhas para ir correr (e de quase nenhuma por outros motivos), ih, tudo isso faz parte. TOC é epidemia. Muita gente tem, uns têm e acham que não têm. E 0,00000001% realmente não têm. Parabéns pelo texto, pelo treino e pelo diagnóstico, meu camarada !!!

    ResponderExcluir
  4. Confesso: eu também tenho TOC.
    Só quem ama corrida entende o prazer de acordar as cinco da madruga prá correr.
    Sempre cheguei na Pampulha com a lua e sai com o sol.
    O prazer de correr tão cedo não tem comparação.
    Além do silêncio, do sossego, da ausência de carros, da brisa da manhã, ganhar vários "bom dia" faz o dia realmente ficar muito melhor.
    Não perca seu tempo tentando explicar aos SEM TOC nossa doença, pois eles jamais entenderão. A não ser que se torne um de nós.
    Abraço. Lana Gomes.

    ResponderExcluir
  5. Eu até tenho esse toc, mas só depois das 7:30, antes nem pensar, mas admiro quem acorda muito cedo para correr

    ResponderExcluir
  6. Meu amigo Namiuti, ainda bem que para esse transtorno ainda não tem CID; Valeu pela visita e pelo excelente comentário.

    Lana, plenamente de acordo com tudo que você disse! Imagino esse amanhecer na Pampulha, que beleza não deve ser.

    X, tava sumido hein! Queria eu ter sua variação de toc, pós 7:30 rsrsrs.

    ResponderExcluir
  7. Eu não tenho [:(]
    Eu teria se tivesse uma vida normal, e um transtorno por corrida.

    Mas na verdade eu tenho uma vida de corrida, e um transtorno em viver.
    [=P]

    Grande abraço Ricardo!!

    ResponderExcluir
  8. Hoffmann;

    E pela literatura e especialistas, dizem que NÃO tem cura !!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Ricardo,
    Bom texto.
    Parabéns por sua disposição, coisa que eu não conseguiria (treinar corrida tão cedo).
    Bons treinos, para você.
    Grato,
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir
  10. Ricardo,
    após ler o seu post, resolvi dar uma conferida nas minhas anotações de corridas.
    Acabo de voltar de férias, fiquei 10 dias fora. Dos 10 dias de férias, vi que corri 7 dias, sendo que um deles foi uma competição! :-)
    Será que eu tenho TOC?
    Abs,
    Marco

    ResponderExcluir
  11. (vou falar de mim, rs) Acho que finalmente me curei "desse" TOC. Tinha uma época que claramente prejudicava o "resto" da minha vida. Afinal, esporte é saúde, o excesso, não necessariamente (e nem estou me referindo ao Marathon Maniacs como excesso pra mim).

    Ultimamente, penso de uma forma em transformar a corrida numa coisa "natural" na vida, tão natural como comer ou respirar, só diferenciando por não ser algo que mata, se não efetuado. Minha quantidade de treino cotidiana é MUITO baixa, mas procuro ir correndo pro serviço, num ritmo que nem suo, e ninguém desconfia que estava correndo cinco minutos atrás.

    Tem funcionado bem como uma alternativa (e depois descobri que é algo bem comum em Tóquio, rs).

    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. É Maurão... mas tem muita gente pesquisando a cura.. Valeu!

    Guilherme, a preguiça me venceu durante 2 meses. Como vi que não haveria alternativa, resolvi encarar a madruga, e está valendo a pena. O difícil vai ser no inverno kkkk.

    Campêlo, TOC que nada rsrs, você teve uma ótima férias, isso sim!

    Hideaki, interessante essa maneira natural como você enxerga as corridas. Essa técnica da ida ao trabalho é curiosa hein...correr sem suar?? Abraço.

    ResponderExcluir
  13. Ih, seja bem vindo a madruga.
    Antes, eu acordava às 6hrs para correr, mudei de emprego e agora acordo às 5hrs.
    E é engraçado cruzar pelas pessoas correndo e ouvir um bom dia.
    Abs.

    ResponderExcluir
  14. Legal. Também estou me descobrindo portador de TOc por corrida rs. Abraços !!!

    ResponderExcluir
  15. Caro amigo ... acho que isso deve ser alguma epidemia .... rsrs ... Pois tb tenho esse tipo de sintoma ... Otimo Post !!!

    Parabéns e Sucesso !!!

    ResponderExcluir
  16. Xampa, só mesmo o esporte e a saúde para nos fazer praticar essas "doideiras"...Há menos de um ano, eu jamais faria isso. Apareça mais por aqui, e quando for correr pelo RJ passe na tenda ACORUJA para nos conhecermos. Gde abraço.

    Pangaré, aqui você está em casa. Existe a Irmandade dos pangarés, cujo presidente é o MOR Barichello, e nós somos seus súditos. Apareça na tenda ACORUJA quando for correr pelo RJ. t+

    Eduardo, nesses dias da epidemia branca do Saramago, o TOC tem feito suas vítimas tb. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  17. Ricardo adorei essa estória do Barrichelo ser o nosso mentor...é a mais pura verdade. Viu como ele passeou no Grande Premio do Brasil... parecia eu na Meia Maratona do RJ.... rsrsrsrs só no passeio...muitos risos
    Olha com relação a esse transtorno sinto te dizer que vc não esta sozinho, pois eu também sinto muita vontade de fazer exercício pela manhã e não veja nada errado nisso... o problema é que eu acordo todo mundo em casa para fazer isso...rsrsrs e isso irrita a moçada...muitos risos
    Valeu Ricardo continue firme quero ver vc junto com a gente em 2009 em diversas provas.
    Um grande abraço desse seu amigo.

    ResponderExcluir
  18. Grande Marildo, o nosso pangaré MOR é O cara. Literalmente ele passeia, assim como nós. Com certeza correremos muito em 2009, salve os pangarés!

    ResponderExcluir
  19. Bom meu amigo eu também tenho esse toc me levanto as 5 e 30 horas da manha para me preparar para correr e começo as 6 da manhã, mais só faço isso nos dias que não tem educação fisica no quartel...
    Um abraço
    JORGE

    ResponderExcluir
  20. Grande Jorge! Você tem essa "vantagem" por ser militar rsrs. Abração

    ResponderExcluir
  21. Oi Ricardo

    Cheguei ao seu blog através do Bruno. Olha, por aqui (USA)chamamos de "Running Bug" que na verdade, e a mesma coisa to TOC e é uma mal (rssss) que nos atinge a todos. Ontem mesmo estava falando sobre isto com meu companheiro de corridas pois recem terminamos de correr 2 full marathons em menos de 1 mes e ja estamos de volta.

    Quanto ao acordar bem cedo, esta tem sido a minha rotina a varios anos. Como entro na empresa as 7 da manhã e nao tenho hora para sair então corro as 5 da matina 4 vezes nas semana e a 6 da manha nos Sábados. Você falou que não sabe como fazer quando chegar o inverno. Meu amigo, voces ai no Brsil não sabe o que é inverno (rssssssss); inverno é o meu aqui. Quando corro maratonas em Abril tenho que treinar as 5 da matina debaixo de neve e as vezes com temperaturas de até - 2 graus (Fahrenheit).

    Os amigos que não são corredores me chamam de louca pois dizem que nunca se atrveriam sair de suas casas a estas horas da manhã, nestas temperaturas para correr... imaginem!!!!!

    Pois é, sofro deste mal de TOC. Acho que nao tenho cura....

    Um abraço,
    Sandra Partridge
    USA

    www.partridgeusa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Sandra, eu pensava que tinha TOC. Perto de você sou fichinha rsrsrs. Parabéns!! Vc é marathon maniac?? Se não for, já tem criteria.

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar aqui seu comentário. Boas corridas!!