quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Circuito ACORUJA - 3a etapa

No último domingo (28/09) participei da terceira etapa do Circuito ACORUJA, equipe de corrida que faço parte, realizada na lagoa Rodrigo de Freitas, com opções de percurso de 1 volta na lagoa (7,5 km) ou duas voltas (15km).

Foi minha primeira participação no circuito ACORUJA bem como a primeira vez que corri na Lagoa. Optei por fazer 2 voltas como mais um treino de luxo para a meia do RJ.

Pelo menos quatro avisos me foram dados para desistir dessa prova:

- Deixei para retirar o kit na última hora, e com o dilúvio que caiu no sábado, não teria como me deslocar a tempo até o rio Sul para retirada do mesmo. Aviso 1: fique de fora dessa.

- Estava sentindo um desconforto na panturrilha, semelhante ao que senti quando lesionei ao iniciar nas corridas. Aviso 2: a meia maratona está aí, não vá quebrar agora.

- O Wlad me liga dizendo que tinha extraído dois dentes e que iria se poupar, desistindo da prova. Como a me mandar uma subliminar...aviso 3: se poupe também.

- A mística da Lagoa, onde pelo menos quatro amigos corredores relatam ter quebrado naquele local. Aviso 4: você será a próxima vítima.

Com tantos avisos, já tinha desistido de correr a etapa, mas então me liga o Paulo Massa, por volta das 16hs, perguntando se eu já tinha retirado o kit, dizendo que já estava no Rio Sul e que poderia retirar o meu. Enfim, era o aviso do bem... resolvi encarar mais esse desafio.

Cheguei cedo na lagoa, a largada estava prevista para 7:30h, o tempo estava agradável para correr e eu precisava fazer um bom alongamento e aquecimento, curtindo aquele visual bacana. Encontro com o Paulo, filo um gel dele pois havia esquecido o meu em casa, pego o kit, e vamos para a largada que foi pontual.

A primeira volta foi de conhecimento do território, tudo muito novo pra mim. Fui na companhia do Paulo quase a volta toda, mantendo um ritmo constante de 6min/km e bem preocupado com a panturrilha. O Lugar é muito agradável para correr e comecei a curtir a paisagem e esquecer da batata. Despeço-me do Paulo e abro a segunda volta. Logo no início a dormência na sola do pé, sentida na prova da Mizuno se manifesta, e vou correndo com ela grande parte dessa segunda volta. Tenho quase certeza que é devido a meia que usei, a mesma da Mizuno. Vou tirar a prova disso no fim de semana, onde correrei com outra meia. Aumento um pouco o ritmo e bate o desespero, pois estava com sede, e não lembrava onde era o posto de hidratação. Até cheguei a achar que o staf havia saído fora, pois tinha absoluta certeza que o ponto já tinha passado. Tomei o gel no seco e continuei na luta. Alguns metros a frente, eis que surge o posto de hidratação. Vi que muito a minha frente tinham dois corredores, e resolvi tentar ultrapassá-los. Perseguição bonita, emparelhei e poeira neles. Estava crente que estava abafando, quando vejo o resultado final no site da equipe... se não tivesse ultrapassado esses dois, chegaria em penúltimo. O nível da galera da ACORUJA é pauleira, não dá brincar com os caras.


Fiquei em 32 de 35, e fechei com o tempo cravado de 1:27:00. Não senti a panturrilha e fiquei até o final, na esperança de ser contemplado com algum brinde no sorteio, afinal eram muitos...mas novamente água!! Como sou azarado em sorteios...Paulo ganhou, Jorge, Peter, todos ganharam brindes, menos eu.

Agradeço e parabenizo a diretoria da equipe ACORUJA pela excelente prova. Agora nos encontramos na meia maratona do RJ, 12 de outubro. Até lá e boas corridas!!

20 comentários:

  1. Fala gde. hofmann, vc ganhou sim, ganho a certeza de que a batata não vai de encher na meia e ganhou tb correr num belo local, eu assim assim como vc qdo tem sorteios se so tem meu nome dentro do chapéu, sai a etiqueta do chapéu e meu nome fica lá é mole!nos vemos num desses km ai pela frente.Regis

    ResponderExcluir
  2. Ricardo,
    Parabéns por mais uma etapa vencida.
    Legal o seu relato, congratulações !
    Até a Meia do RJ.
    Obrigado,
    Guilherme.

    ResponderExcluir
  3. Régis. Essa da etiqueta do chapéu foi campeã! você vem correr a 1/2 do RJ?

    Valeu Guilherme, até lá!!

    ResponderExcluir
  4. Caramba, meu camarada Ricardo !!! Quando comecei a ler esse seu relato cheio de premonições, fiquei pensando que talvez você tivesse quebrado nessa prova. Que bom que não ...

    Às vezes, um placar de 4 x 1 pode ser revertido, tá vendo ? Valeu ter ouvido o aviso do bem, ter feito mais uma bela prova e conseguido mais um bom resultado. A lógica é essa: quanto menos participantes, maior o índice ofídico. Mas você fez bonito no meio das cobras todas, parabéns !

    Abraço !

    Fábio

    ResponderExcluir
  5. Valeu Fábio. Realmente virar um placar reverso de 4x1 é somente para o Flamengo. E a galera da ACO RUJA tem que ficar esperta, senão o butantã recolhe todos. Só dá cobra mesmo. Abraço;

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Ricardo, pela sua colocação final na corrida pode até parecer que não foi bem, mas o importante é que o tempo foi bom e que você conseguiu chegar inteiro, apesar dos supostos avisos (confesso que iniciei a leitura do blog bem aflito que tivesse acontecido alguma coisa).

    Parabéns pelo post e pelo pequeno suspense, que torna a leitura agradável e atraente.

    Obrigado também pela visita ao meu blog.

    Abraços,
    Leandro.
    http://corromesmo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Boa Hoffmann,

    cara, até eu fiquei apreensivo no início da leitura. Será que algo deu errado e não vi?.. :))))

    A Lagoa tem muitos pequenos desníveis, não é totalmente plana, o que dificulta um pouco. Mas o visual é bacana apesar de pouco espaço para dividir na ciclovia, durante a maior parte do percurso.

    Gostei muito da corrida, apesar de ter chegado lá atrás também. Só tem cobra na ACORUJA mesmo. Bom é que vou me preparando para as últimas colocações no Bar do Mané. Da próxima vez pode deixar que vou acionar butantã hehehe.

    Que bom que tudo deu certo. Você sobrou tanto que disparou já no final da 1a. volta, ultrapassando aqueles 2 que não consegui pegar.

    Abraço e até a meia!

    Paulo Massa
    http://www.e-corredor.com.br

    ResponderExcluir
  9. Valeu Leandro!! Você tem razão, o tempo não foi dos piores, mas a turma lá é fera mesmo. Apareça mais por aqui, será sempre um prazer.

    Beleza Paulo!! Então estamos juntos nas últimas posições do Mané rsrs. Não temos como disputar com os caras de SP. Rapaz, estou ficando fera nessa técnica de ultrapassar coelhos rsrs. Até a 1/2.

    ResponderExcluir
  10. Cara que SUSTO... tive a mesma impressão do Paulo e do Fábio... >-(

    Enfim, parabéns pelo belo treino com ótimo tempo... pelo jeito esta tudo pronto para Meia do Rio...

    Vamos fazer o ultimo longo antes da meia na Lagoa ??? Já falei com o Massa, ele esta dentro... vamos, vamos ?!?!?!

    Abc
    Wlad

    ResponderExcluir
  11. Oi, Ricardo:
    Tudo bem? Parabéns pela prova e por ter chegado inteiro sem sentir a panturrilha! 15 km é uma SS! Vc vem? Rs. 01:27 para 15 km é muito bom! Aqui na SS, a gente vai brincando o percurso todo e esquece do tempo! Se vc terminar com este tempo, é muito bom! Bons treinos!

    ResponderExcluir
  12. Valeu Wlad, cara pior que não tive intenção de criar esse clima de suspense...nossa língua portuguesa é realmente fantástica. Pô, infelizmente estarei fora do RJ nesse fim de semana...farei o treino nas cachoeiras...tá afim?

    Tudo blz Mayumi! Estarei ai sim na SS, curtindo estreiar correr em SP e sem preocupação nenhuma com relógio. Nos vemos lá!

    ResponderExcluir
  13. Amigo Rofman, primeiro parabéns por mais um desafio completado e realmente foi um belo desafio com um belo visual, ainda bem que não fez sol né...senão o bicho ia pegar...Bom amiga também lhe parabenizo pela sua insistência, quando tudo tava para dar errado e vc se superou, graças a Deus o Paulo estava no lugar certo quanto te ligou e vc não precisou ficar fora de forma, tudo se conspirou para dar errado mais a conspiração se deu mal e vc conseguiu correr...
    Cara vc está se especializando em dar poeira nos corredores, opa tenho que cuidar disso senão vc me passa...rsss...to brincando amigo, isso é bom acontecer né...Quando a ganhar brindes amigos eu também naõ tenho sorte quanto a isso e nesse dia Deus queria que eu ganhasse a esposa adorou...rsss...
    Bom mais uma vez obrigado pelas suas palavras, no meu blog, mas o sucesso nas corridas e do meu blog eu devo a vcs amigo(a)s que acessam lá e deixam suas palavras de forças e incentivos e eu também aprendi muito com vcs, muito obrigado.
    Que Deus te abençoe e boas passadas.
    Um abraço amigão e ve se na meia tente chegar cedo para ser uns dos primeiros a largarem, vamos fugir do tumulto.
    JORGE

    ResponderExcluir
  14. Ahhhh também fiquei contente que a sua panturrilha não doeu e vc pode correr tranquilamente.
    Um abraço,
    JORGE

    ResponderExcluir
  15. Outro detalhe lendo a msg que a Mayumi te mandou ela só esqueceu de lhe dizer o seguinte ou talvez ela não sabe correr os 15 da lagoa é muito fácil pq é tudo plano, mais correr os 15km da S.Silvestre é pauleira pq vc da todo gás durante o percurso e quando precisa nos ultimos kms que é a subida da Brigadeiro o gás acabou, não estou querendo lhe assustar, mais se for fazer a São Silvestre algum dia é bom que vc se prepare a corrida começa no plano e depois começa a descer vem uns zigue zague nas corridas, ai vem a primeira subida fácil e mais zigue zague nos percursos sobe mais alguns viadutos e por ultimo vem o desafio que lhe falei, acho que a Yescom devia fazer que nem a Maratona de Comrades na África do Sul, acho que um ano deveria ser o percurso e noutro o mesmo percurso porém ao contrário.
    Um abraço camarada.

    JORGE

    ResponderExcluir
  16. Meu amigo Jorge, obrigado pela atenção que você dedica aos amigos e aos corredores amadores. Essa sua dica da SS foi muito boa pra mim, irei encará-la nesse ano. Quanto a 1/2, pra mim ela é festa, quero mais é largar na muvuca, e ir passando aquele montão de gente...se eu sair na frente como você, serei atropelado. Parabéns mais uma vez ao blog JMARATONA pelo primeiro ano. Abração.

    ResponderExcluir
  17. Cara vc esta mandando bem pra caramba. Olha não esquenta com esse negócio de chegar com tempo alto afinal chegar é que é importante e vitorioso...Estou indo para o RJ dia 11 e vou estar com vc na certeza de que ainda falaremos muito sobre corrida.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  18. Grande Marildo, cara nesse quesito você é meu guru. Foi um post sensacional seu sobre essa cobrança nossa de performance, nós que somos amadores, que me fez mudar o olhar sobre a corrida. Não ligo pra tempo, tampouco um tempo alto vai tirar minha alegria ao chegar na meta, inteiro. Estamos aqui no aguardo de sua chegada.

    ResponderExcluir
  19. Hehehehe... cheio das premonições erradas hein?? Isso é para você aprender a não confiar tanto na sua intuição hehehe

    Cara, muito legal seu blog também! Já to adicionando lá no meu também!

    Grande abraço e continue correndo!!!

    Bruno Thomaz

    ResponderExcluir
  20. Valeu Bruno! Apareça mais que a casa é sua. t+

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar aqui seu comentário. Boas corridas!!