sábado, 4 de outubro de 2008

Quer correr mais rápido?

Você é daqueles que adora correr contra o relógio e fica tentando em toda corrida quebrar seu record pessoal??

E se por acaso não consegue o feito, fica chateado, emburrado o dia todo, se sente o pior dos seres e até pensa em desistir das corridas e da vida de atleta amador??

Seus problemas se acabaram... e olha que não é uma solução Tabajara.

A revista Contra-Relógio do mês de setembro trouxe uma reportagem que achei bacana, assinada por Marcelo Augusti e que traz a dica para correr mais rápido.

São duas sugestões: ou você aumenta a amplitude de sua passada (as famosas passadas largas da Mayumi), ou aumenta a frequência das mesmas. Parece óbvio né?? E ele comprova matematicamente as duas sugestões, o que para mim que sou engenheiro e apreciador da matemática achei bem bacana.

Supondo que o corredor percorre 10 km em 50 min, e fazendo os cálculos para as duas sugestões, chegou-se ao seguinte resultado.

1) Se o corredor aumenta a amplitude da passada em apenas 2%, ele conseguirá terminar os 10 km com o tempo de 49:10.

2) Se o corredor aumenta a frequência das passadas, ele termina os 10 km com 48:50.

Não quis publicar os cálculos aqui para poupar os que não têm intimidades com contas, e também para convidá-los a ler a revista, afinal, irão encontrar nela um depoimento muito bacana do nosso amigo Fabio Namiuti.

Aproveito esse post para homenagear nosso amigo Jorge Maratonista, cujo blog comemora o primeiro aniversário. Vida longa ao Jorge e ao JMARATONA. Detalhe, o cara voa baixo mesmo, e constatei na prática observando seu estilo de correr, que ele usa a segunda sugestão acima...passadas curtas, baixas e rápidas! Em alta frequência. Salve o Jorge!!

15 comentários:

  1. Meu amigo Ricardo, cara nem sei como te agradecer sobre essa homenagem que vc está fazendo a mim e ao meu blog, muito obrigado mesmo amigo é de coração tá, o pouco tempo que lhe conheço, já deu para perceber que vc é um ótimo camarada, que Deus lhe abençoe e ilumine vc e sua família. Olha se precisar de alguma coisa e se tiver ao meu alcance conte comigo. Eu não sabia que vc é engenheiro e gosta de estudar os nossos passos hein, legal saber desse detalhe e olha vc é a primeira pessoa que me diz o estilo de corrida que eu corro, valeu, bom meu amigo também faço votos que vc voe baixo também, aliás vc tá voando também, pelo que eu tenho lido no seu blog em determinadas corridas vc disse que tem passado alguns oponentes na corrida e tem deixado os corredores vendo poeira.
    E que venha Meia para nós corrermos,será uma festa, olha estou falando para os amigos chegarem cedo para fugir do congestionamento na largada. Também agradeço pela presteza de me atender quando eu lhe pedir o telefone do Paulo Massa, eu liguei e parabenizei-o, outra coisa falando em Paulo Massa ele me lembrou do nosso encontro para recepcionar os outros corredores e ele disse o mesmo que vc que será bom um almoço, se vingar me avise.
    Um ótimo final de semana camarada e não esqueça de votar consciente hein.
    Um abraço,
    JORGE CERQUEIRA

    ResponderExcluir
  2. Ahhh amigo, só um detalhe que esqueci de dizer e digo para todos os corredores que não consegue um resultado e tentam desistir, jamais desistam, como eu conseguir abaixar os tempos nas corridas digo também que vcs conseguirão. Pois quando eu iniciei nas corridas nas competições eu sempre fazia um tempo de 45 minutos nos 10KM e ficava aborrecido e tentava achar solução, foi aí que eu comecei a me enturmar e fazer novas amizades nas corridas e me lembro de um amigo corredor da elite que se chamava Sérgio e ele me disse simplesmente amigo nunca desista do seu ideal, não se apresse treine com dedicação e disciplina que vc conseguirá, quando vc começar a fazer tiros de velocidades tudo mudará e vc conseguirá abaixar os seus tempos e não é que ele e os outros amigos estavam certos então amigos digo para todos vcs não desistirem.
    Um abraço e fiquem com Deus.

    JORGE CERQUEIRA

    ResponderExcluir
  3. Esse é o nosso camarada. Valeu Jorge!! Queria colocar aquela foto tradicional que você tira quando o amigo virtual vira real, mas nós não tiramos essa foto cara!!!! Muito obrigado pelas palavras. Boas passadas.

    ResponderExcluir
  4. Oi Hoffmann,

    Eu corro com passadas curtas, poupando "energia", mas mesmo com muito exercício educativo, não acredito que a biomecanica de um estilo para outro possa mudar.

    Diria que voce corre de acordo com que sua genetica permite.

    Abração do pauliiista
    Harry

    ResponderExcluir
  5. Hum...
    Se eu fosse egocêntrico e presunçoso (coisa que não sou, risos !)entenderia que os primeiros paragráfos se referem a um cara que eu conheço ! :-)
    Desculpe a brincadeira, Ricardo.
    Parabéns pela abordagem.
    Mas tenho que reconhecer que o WebRun Man foi muito sensato e inteligente na acertada ponderação supracitada.
    Valeu !
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir
  6. Oi Ricardo

    Só avisar que ja estou no Rio..abraços

    ResponderExcluir
  7. Oi Ricardo,

    eu nao ia comprar a contra-relógio, mas agora me empolguei, já que tenho passadas curtas e lentas :-)

    Valeu pela dica.

    Bom domingo.

    ResponderExcluir
  8. Harry, concordo com você com o lance da genética. Já tentei usar passadas longas, mas o gasto de energia não compensa. Independente de tempo e tamanho de passadas, o que vale mesmo é o prazer de correr. A chegada te espera sempre, em que tempo for. Grande abraço.

    Guilherme, diria que você está parcialmente correto com relação aos primeiros parágrafos rsrs.

    Carlos, seja bem vindo ao RJ. Espero que curta muito tudo por aqui. Vamos tentar marcar um almoço no sábado, para reunir essa turma de corredores que está para chegar para meia. Nos vemos por ai. Me mande um email. abração.

    Olá Ms Harkins. Diria que vale a pena a edição da CR. Tem um especial das olimpíadas bem bacana. Com relação a velocidade, o Harry disse tudo ai em cima. Mas com treinos específicos é possível conseguir uns segundos sim rsrs. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  9. Verdade, Ricardo. Essa CR de setembro, apesar de uma certa falta de assunto ao "entrevistar" corredores que não correm, tem mesmo essa matéria bem interessante. Alargar o tamanho natural da passada é meio complicado, além de ser um convite para a contusão. Também acredito que aumentar a freqüência seja mesmo o caminho.

    Bela escolha para a homenagem, hein ? SALVE JORGE !!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Fala Fábio! Além dessas matérias citadas ai em cima, gostei muito da cobertura das olimpíadas. Tinha coisas ali que não sabia. Concordo tb com a segunda opção. Salve!

    ResponderExcluir
  11. Bem lembrado meu camarada... esta matéria tambem me chamou muito atenção.

    Boa dica !!
    Abc

    ResponderExcluir
  12. Hahaha. Ricardo, o treinador está tentando ampliar as minhas passadas, mas como o Harry disse, depende muito da genética! Por mais alongamento que eu faça, eu não cresço mais não! Rsrsrs. E como consta na CR, passadas mais largas demandam mais energia que passadas mais curtas, logo, vc se cansa mais rápido! Então, se vc dá passadas mais curtas e dá mais passos e mais rapidamente que quando vc dá passadas mais largas, acho que vc chega mais rápido ao destino! Porém, realmente, tudo depende de treino! Não adianta ficar só calculando! Rs. Se vc não treinar, vc não vai ter fôlego, nem para dar passadas mais largas e constantes, nem para dar passadas mais curtas e rápidas! Quanto aos meus tempos... estreei fazendo 10 km em 01:02:36, mas em dias muito quentes ou percursos muito difíceis, já cheguei a fazer 01:05! E o meu melhor resultado recentemente tem sido de 57:... e alguns segundos. Portanto, tento fazer passadas largas e rápidas, mas as duas coisas ao mesmo tempo é difícil! Vou até onde o fôlego permitir! Rs. O negpocio é esquecer um pouco o relógio e tentar progredir aos poucos, mas se sentindo bem... acho que não adianta forçar muito, não... Noooossa, como estou falando a sério hoje! Rsrs. Boas passadas!

    ResponderExcluir
  13. Amigo Roffman o nosso amigo Carlos Lopes já se encontra no RJ ontem no domingo fui ao encontro dele, veja no meu blog show amigo, no domingo estaremos juntos ele vai correr a meia do rio tambem.
    Valeu...
    Um abraço,

    JORGE

    ResponderExcluir
  14. Valeu Wlad! E como foi o último treino longo?? Espero que tenha sido maneiro. O meu foi show.

    Mayumi, falou pra caramba hein rsrs. Brincadeira, concordo com você, dá para copiar e colar e virar um post seu comentário.

    blz Jorge, deixei um recado em ambos os blogs. Você manda ver na social, parabéns.

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar aqui seu comentário. Boas corridas!!