quarta-feira, 18 de março de 2009

Novamente Bolhas

Volta e meia os mesmos assuntos aparecem em vários blogs, cada qual trazendo seus 10 cents para contribuição geral. O tema da vez são as bolhas. Engraçado que eu estava planejando postar sobre elas na semana passada, quando tive o desprazer de ter a companhia desse ser após o caloroso 10k, mas por falta de tempo não foi possível postar. Ainda bem que a Ana e o Lucena o fizeram com muita propriedade.

No meu caso, a bolha apareceu por puro descuido. Esqueci as meias e peguei uma emprestada com meu pai. Como a mesma não estava completamente firme no meu pé, o atrito do pé deslizando dentro da meia foi inevitável para o aparecimento da bolha.

Não gosto de furar com agulha esterelizada para acelerar o processo de regeneração. Quando a bolha aparece, é hora de descansar...em partes, óbvio. Nessa semana, as corridas foram substituídas por spinning. Digo que estou penando, é punk. É um excelente treino intervalado.

Usar vaselina ou hidratante pode funcionar para algumas pessoas. Existem produtos 'especializados' para isso que nunca usei, mas quem usa diz que gosta. Com essa moda running, o apelo marketeiro é intenso. Prefiro continuar usando as meias justas no pé, sem passar nenhum produto.

Lembre-se que meia também tem vida útil! A minha de estimação está nos últimos dias, infelizmente. Então segue um histórico das causas que já me trouxeram bolhas nos pés:

- Tênis folgado;
- Famosa meia 'boca sino' (pai, compre meias novas!);
- Tênis/meia molhado;

Para o último caso, o Jorge deu a dica de mestre. Manja aquele calor infernal e você ao passar no posto de hidratação joga um copo de água na cabeça e se molha todo, indo toda aquela água parar dentro do tênis? A dica do mestre é inclinar o corpo para frente, pois assim a água cai no chão ao invés de cair no seu pé. Depois dessa dica, nunca mais tive problema de bolha por pé encharcado. Como diria Benjor, Salve Jorge!

Vivendo e aprendendo.

19 comentários:

  1. Ricardo,
    Além do que você descreveu sobre as bolhas, o "interessante" é que (até) os tênis "top de linha" ficam simplesmente imprestáveis ao menos contato com a água.
    Correr os 18 k de Paraty com cada Kayano pesando 35 toneladas foi um martírio.
    Com tanta tecnologia (e com os preços nada camaradas), poderiam utilizar o material das novas bolas de futebol impermeáveis, também, nos calçados esportivos.
    Valeu !
    Ass.: Guilherme

    ResponderExcluir
  2. Guilherme, você é um cara de visão. Registre sua idéia, mande um mail de sugestão para a Asics, e torne-se um milionário!! Deve ter que se fazer uma ligeira modificação no projeto, para ser impermeável apenas no sentido fora-dentro. O pé precisa de um respiro. Vamos ser sócios?? Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Ricardo,
    Mas é só colocar uns furinhos (sobre o tecido impermeável)! (risos !)
    O pé "respiraria", quase que, normalmente.
    Mas a sugestão do Jorge (a de inclinar o corpo no momento do "banho") é o mais sensato a se fazer.
    Procurarei seguir o sábio conselho do J.Maratonista.
    Valeu !
    Ass.: Guilherme

    ResponderExcluir
  4. Guilherme, a dica do Jorge funciona muito bem!! Só não recomendo para pessoas cabeçudas, pois com a inclinação, vai haver um desnível drástico no centro de gravidade, e a pessoa vai a nocaute kkkkk.

    ResponderExcluir
  5. Interessante, meu amigo. Mesmo sendo o primeiro colocado da categoria encharcados em praticamente todas as corridas, muito raramente tenho problema com bolhas. E o pior é que nem sei dizer nem qual é a minha receita pra isso. Deve ser pezão cascudo mesmo.

    Em compensação, as unhas, ah, as unhas ... Tô com uma aqui que tá parecendo mostruário da Colorama. Cor meio antiga: Roxo Collor de Melo. E olha que eu calço 41 e costumo correr de 43, não dá pra entender o motivo.

    Abraço !

    Fábio
    http://fabionamiuti.hd1.com.br

    ResponderExcluir
  6. Essa dica do JORGE eu ainda não sabia,jogo água na cabeça e o tênis fica daquele jeito,acho que descobri o motivo das minha bolhas =D

    Bons Kms.

    ResponderExcluir
  7. Ricardo, aí vão meus 10 cents: meu problema com bolhas (tenho duas de estimação) eu atenuei bastante correndo com dois pares de meia: uma social (!?) de material sintético, e outra de algodão por cima. Em terreno plano, resolve absolutamente, mesmo com o tênis encharcado. Nas subidas/descidas, o problema não é resolvido 100%, mas quase. Dá uma checada no link: http://tocorrendo.blogspot.com/2008/10/bolhas.html. Lá tem um pouco mais de 10 cents,...

    ResponderExcluir
  8. Ricardo,

    Apesar de você ter dito não gostar, estes cremes hidratantes fizeram toda a diferença no meu caso. Eu também não curto estas coisas, mas quando penso no benefício de correr sem as bolhas, até que não me importo.

    É só criar a disciplina de passar todas as noites com os pés secos antes de dormir.

    Bons treinos (e menos bolhas)!

    Claudio Rinaldo
    http://numerodepeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Fábio, você tem o pé do jeca tatú. Se passar uma lima no solado, vc deve diminuir sua altura uns 3cm! Já com unhas, ainda não tive problemas...tira uma foto e manda para colorama essa nova matiz.

    Fabiana, seus problemas se acabaram-se! Tabajara Solutions!

    Márcio, na verdade foram 20 cents. A dica da meia social (pensei que só o mané corria com elas!) e o ótimo post. Valeu!!

    Rinaldo, valeu pela sugestão. E obrigado pela visita e pela mensagem. abraço.

    ResponderExcluir
  10. Eu só tenho bolhas quando uso sandálias de salto alto e tiras em dias muito quentes e ando bastante! Rsrs. Acho que não é o seu caso, né? Kkk. Bons treinos!

    ResponderExcluir
  11. Fala sério né Mayumi! E aquele creme anti-bolhas que vc usa!!

    ResponderExcluir
  12. Ora bolhas! O gel anti-bolhas é ótimo, mas não dá para usar com sandálias, pois escorrega! Só dá para usar quando se usa meias! É ótima! Rs. Boas braçadas!

    ResponderExcluir
  13. Ricardo,
    Também vou pra meia da Corpore.
    Agita com Nayumi um encontro de blogueiros.Tô na espera!!!
    Abraços Pernambucanos,
    júlio cordeiro

    ResponderExcluir
  14. Grande Júlio! Me manda um mail para fecharmos um almoço! Tô no aguardo.

    ResponderExcluir
  15. Ricardo,

    tenho minha bolha de estimação, que surgiu com o Brooks, mas que com o Asics nem deu as caras. Meias: uso thorlos para corrida ou qualquer uma curta que encontre na gaveta. Gel e afins: tentei vaselina e a emenda foi pior que o soneto. Se a bolha aparece eu deixo ela morrer sozinha.

    Abraço

    ResponderExcluir
  16. Ricardo,
    Além de correr a meia,tenho alguns compromissos em Sampa.Para mim seria melhor um jantar.Chegarei dia 03 e ficarei até o dia 07/abril.O único dia ruim para mim será no sábado.
    Abraços Pernambucanos,
    Júlio

    ResponderExcluir
  17. Júlio, eu chego no sábado e volto no domingo. Jantar de massas no sábado?

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar aqui seu comentário. Boas corridas!!